Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

Estudo: chá pode ser o novo inimigo dos germes
.

Uma simples xícara de chá pode ser uma poderosa arma contra infecções, segundo um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Os pesquisadores dizem que encontraram no chá um produto químico que aumenta cinco vezes as defesas do corpo contra doenças.

De acordo com os cientistas, "o produto químico estimula as células do sistema imunológico a atacar bactérias, vírus e fungos, podendo ser transformado em um remédio para combater doenças no futuro".

O dr. Jack F. Bukowski, do hospital para mulheres Brigham, em Boston, e da Escola de Medicina de Harvard, disse que sua equipe isolou o produto químico em laboratório e, então, comprovou seus efeitos com um grupo de voluntários.

Trabalhamos fora dos aspectos moleculares desse componente do chá no tubo ensaio e o testamos em um número pequeno de pessoas para ver se funcionava realmente em seres humanos", disse Bukowski. Os resultados comprovaram que cinco xícaras de chá por dia estimulam as defesas do corpo contra doenças.

A nutricionista Penny Kris-Etherton, da Pennsylvania State University, comentou que o estudo de Bukowski acrescenta uma boa evidência de que o chá seja eficaz no combate a doenças. "É uma descoberta potencialmente significativa", declarou Kris-Etherton. "Estamos vendo os múltiplos benefícios do chá". 

Mas, a nutricionista disse que o trabalho precisa ser confirmado em um estudo muito maior, envolvendo mais pessoas. Proteção - No estudo, Bukowski e sua equipe isolaram do chá preto comum uma substância chamada L-theanine. Segundo os pesquisadores, "essa substância também é encontrada no chá verde e no chá de oolong, que também são processados com folhas de árvores tradicionais de chá".

Bukowski explicou que a L-theanine é processada no fígado pela ethylamine, uma molécula que provoca reação em uma célula imunológica sangüínea chamada célula gama-delta T. "Sabemos, graças a outros estudos, que essas células gama-delta T no sangue são a primeira linha de defesa contra muitos tipos de infecções, sejam causadas por bactérias, vírus, fungos ou parasitas", disse o pesquisador. "Têm, até mesmo, alguma atividade contra tumores". 
.
As células T alertam a secreção da proteína interferon, uma parte fundamental na defesa química do corpo contra infecções, segundo Bukowski. "Através dos estudos com ratos, sabemos que se você estimula essa parte do sistema imunológico, pode proteger contra infecções", disse o pesquisador.

Cinco vezes: - Para testar a teoria, os cientistas estudaram 11 voluntários, que tomaram cinco xícaras de chá por dia, e outros 10 que beberam café. Antes do início dos testes, amostras de sangue foram extraídas de todos os 21 participantes. Após quatro semanas, mais sangue foi retirado dos que beberam chá e o sangue foi exposto à bactéria E-coli.

Bukowski disse que as células imunológicas nas amostras retiradas depois das quatro semanas produziram cinco vezes mais interferon que as células sangüíneas das mesmas pessoas antes do período em que beberam chá. Já os testes com as amostras de sangue dos que tomaram café não apresentaram diferenças no nível de interferon, segundo o estudo. 
.
Bukowski disse que pode ser possível isolar e refinar a L-theanine do chá e usá-la como remédio para estimular as defesas do corpo contra bactérias. Os efeitos saudáveis do chá foram pesquisados extensivamente e já se mostrou que reduz doenças cardíacas e o risco de câncer através da ação dos flavonóides, um tipo de antioxidante. Outros estudos ligaram o chá ao combate à osteoporose e ao alívio de alguns sintomas alérgicos.

.

.

Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

Como página inicial  Adicionar a Favoritos

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002, SDR