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Toshiba lança uma célula de combustível para portáteis

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A bateria em si pesa 900 gramas. O combustível é metanol enriquecido. Com uma carga de 100 cms c³ é capaz de manter funcionando o portátil durante dez horas. Quando acaba, se troca-se a carga e tudo volta a funcionar.

A tecnologia é conhecida por "direct methanol fuel cell (DMFC)" e está sendo apresentada nestes dias em CeBit de Hannover.

Há vários truques. Para obter um ótimo rendimento, o metanol nas baterias de combustível deve ser misturado com água.

A concentração de metanol deve estar entre 3 e 6%. Água pode-se obter de todos os lugares; mas encher até que a bateria aumente o seu peso. Um dos truques da Toshiba é que se leva o metanol em uma alta concentração, com o qual ocupa muito pouco.

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A água que necessita é o produto da própria obtenção de energia: o hidrogênio do metanol se combina com oxigênio e da água. Essa água se utiliza para diluir o metanol. Desse modo um cartucho de combustível de 100 cm3, é suficiente para 10 horas.

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