Toshiba lança uma célula de combustível para portáteis
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A
bateria em si pesa 900 gramas. O combustível é metanol
enriquecido. Com uma carga de 100 cms c³ é capaz de manter
funcionando o portátil durante dez horas. Quando acaba, se troca-se
a carga e tudo volta a funcionar.
A
tecnologia é conhecida por "direct
methanol fuel cell (DMFC)" e está sendo apresentada
nestes dias em CeBit de Hannover.
Há
vários truques. Para obter um ótimo rendimento, o metanol nas
baterias de combustível deve ser misturado com água.
A
concentração de metanol deve estar entre 3 e 6%. Água pode-se
obter de todos os lugares; mas encher até que a bateria aumente o
seu peso. Um dos truques da Toshiba é que se leva o metanol em
uma alta concentração, com o qual ocupa muito pouco.
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A
água que necessita é o produto da própria obtenção de
energia: o hidrogênio do metanol se combina com oxigênio e da água.
Essa água se utiliza para diluir o metanol. Desse modo um
cartucho de combustível de 100 cm3, é suficiente para 10 horas.