.

Cyber sapiens 
.

Alguns futuristas acreditam que um novo Homem já está a caminho. Segundo eles, o uso exaustivo da Internet pelo ser humano acabará por distanciá-lo mais ainda da sua fase de simples Homo Sapiens. Esta transformação se operará sob a lógica da assimilação da mudança que, segundo os estudiosos, é a seguinte:

O cérebro opera como se existissem pequeno arquivos se reorganizando continuamente. Quando uma mensagem é repetida com freqüência, os neurônios que permitem o seu acesso se fortalecem, enquanto os menos utilizados se enfraquecem – através deste processo a organização cerebral se altera e permite o aprendizado. 

 

Quando aprendemos, abrimos novos canais de comunicação em nosso cérebro que facilitam a entrada de mensagens semelhantes num processo que se reforça continuamente. Baseado neste mecanismo imagina-se que uma interação freqüente e permanente com a Internet acabará por alterar a estrutura cerebral das pessoas e, com o tempo, de toda a sociedade. 

 

As crianças, cujos cérebros são mais facilmente reorganizados, são os primeiros a demonstrar a teoria. Preparem-se, pois a geração Cyber Sapiens vem por aí.

Um depoimento de Thomas Frey, durante a última conferência da World Future Society, parece comprovar este fato. A cada novo software a ser assimilado, enquanto ele ainda se esforçava a estudar seus manuais, seu filho e sócio em sua empresa de alta tecnologia já os utilizava em produtos e serviços plenamente comercializáveis, numa assimilação de conceitos que Frey descrevia como inacreditavelmente intuitiva. E olha que Frey trabalhou por vários anos na IBM americana em altos postos tecnológicos.

 

Sérgio Duarte Velasco 
Vice-Presidente do Instituto MVC.

 

.