Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

a tosse poderia ajudar a salvar a vida de vítimas de ataques cardíacos

.
Tossir vigorosamente até que chegue uma ambulância poderia salvar a vida de pessoas que sofrem um ataque do coração causado por arritmia cardíaca, assegurou terça-feira um médico Polaco.

O doutor Tadeusz Petelenz, da Fundação Cardiológica de Katowice,disse que a técnica, denominada Tosse para a Ressurreição Cardio-pulmonar, impulsiona sangue ao cérebro em momentos em que o coração começa a falhar, e permite ao paciente manter-se consciente o tempo necessário para pedir ajuda.

Também poderia ajudar a retificar o ritmo cardíaco, disse Petelenz em uma reunião da Sociedade Européia de Cardiologia.

Cada ano, no mundo industrializado, uma de cada 1.000 pessoas morre devido a súbitos ataques ao coração. Na maioria dos casos, o causador é uma alteração do ritmo cardíaco, conhecida como fibrilação ventricular. 
.

A circulação do sangue se detém, a vítima desmaia, e em poucos minutos se registra um derrame cerebral. A morte pode ocorrer em quinze minutos.

.

Em 75% dos casos o ataque acontece em casa. O único tratamento real é fazer uma massagem no coração com eletricidade, o que se conhece como desfibrilação.

.

A ressuscitação cardiopulmonar pode manter o cérebro e o coração ativos durante uns dez minutos, tempo suficiente para que uma ambulância traga um desfibrilador.

Nestes casos, a tosse rítmica realizada adequadamente poderia permitir ao paciente permanecer consciente e inclusive recuperar uma batida cardíaca efetiva, disse Petelenz na reunião.

Na atualidade, só uma de cada dez vítimas de parada cardíaca sobrevive sem dano cerebral grave. No entanto, os pacientes de alto risco deve-se ensinar a tossir de maneira efetiva, começando só com uma tossida a cada uma dois segundos em acessos de cinco tossidas, comentou Petelenz.

Petelenz apresentou os resultados de um estudo realizado em 115 pacientes em Katowice que haviam sofrido previamente desmaios ou estiveram a ponto de perder os sentidos devido a problemas cardíacos. Ensinou a estes voluntários a reconhecer os sintomas e a tossir de forma apropriada.

Os pacientes usaram a tosse em 292 casos e só foi requerida atendimento médico em 73 dos casos. Em hospitais com pessoas acometidas de afecções cardíacas são submetidas a angiogramas para analisar o estado de suas artérias, os médicos pedem em certas ocasiões que os pacientes tussam de maneira rítmica e com força afim de manter estável a circulação.

O doutor Leo Bossaert, diretor do erc - conselho Europeu de Ressuscitação, disse que possivelmente tossir não cause dano, mas é demasiado cedo para recomendar às pessoas que o tentam em suas casas. Os sintomas que precedem a um ataque podem ser muito sutis e difíceis de reconhecer nos 30 segundos prévios a perda da consciência, disse.
..

.

.

Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

Como página inicial  Adicionar a Favoritos

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002, SDR