Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

MODELO DE AVIÃO IMPULSIONADO POR LASER:

.

Até hoje, todos os aviões deviam levar a bordo seu próprio combustível ou modo de obtenção de energia, já foram baterias, querosene, células solares ou inclusive o esforço físico de pessoas. Do contrário, não podiam permanecer no ar. Uma equipe de pesquisadores está tratando de mudar esta situação.
.
Sua proposta é surpreendente, e também uma premissa. A equipe, formada por cientistas e engenheiros do Marshall Space Flight Center, do Dryden Flight Research Center e da University of Alabama, tem desenvolvido um pequeno avião a escala que pode voar graças a energia de propulsão proporcionada por um laser invisível instalado em terra.

.

O laser faz um seguimento constante do veículo, e dirige o seu raio de energia para umas células fotovoltaicas desenhadas especialmente, instaladas a bordo, as quais propiciam o movimento de uma pequena hélice.

..
Enquanto a fonte de energia, neste caso o laser, siga ativada, o avião continuará voando, explica Robert Burdine, responsável pelos testes realizados, que confirma que é a primeira vez que um aeroplano tem sido alimentado com a energia da luz de um laser.
.
O avião é muito rápido e mede apenas um metro e meio de envergadura. É controlado via rádio por um operador em terra. Desenhado em Dryden, seu maior avanço tecnológico reside nas células fotovoltaicas que utiliza, selecionadas e provadas na University of Alabama. Tem sido concebidas para converter de forma eficiente a energia do laser em eletricidade, que utilizará o motor elétrico que move a hélice.
.
Para evitar que o vento afetasse o seu comportamento o avião foi testado dentro de um hangar, nas instalações de Marshall. Uma vez liberado da plataforma de lançamento, um raio laser foi focado para seus painéis, fazendo com que sua hélice girasse e levasse o veículo para dar voltas no perímetro marcado pelas paredes do edifício. Quando se apagou o laser, o avião planeou até aterrizar.
.
Existem algumas propostas para a instalação de aviões sobre as cidades, equipados com equipes de comunicações, meteorológicos, cientistas, etc. Sua presença seria muito mas barata que lançar um satélite. Mas o problema até agora, era conseguir que os ditos veículos permaneceriam indefinidamente no ar. governados por controle remoto. Com a técnica do laser seria possível consegui-lo, já que evitaria o uso de baterias, normalmente volumosas e pesadas. Informação adicional em:

.

http://www.amazings.com/ciencia/noticias/101003a.html

.

.

.

Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

Como página inicial  Adicionar a Favoritos

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002, SDR