Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

Estudo calcula volume de dados existente no mundo

.

As pessoas de todo o mundo criaram novas informações em volume suficiente para encher 500 mil bibliotecas como a do Congresso norte-americano, de acordo com um estudo realizado por professores e alunos da Universidade da Califórnia. Os cinco bilhões de gigabytes de novos dados equivalem a cerca de 800 megabytes por pessoa o equivalente a uma pilha de livros de nove metros de altura conclui o estudo da universidade. Isso representa um ganho de 30% no volume de informação armazenada no mundo em relação a 1999, a última vez que um estudo de alcance global foi realizado. 
.
A área de informação com o maior aumento percentual em volume de dados armazenados foi a de discos rígidos de computador, o que não surpreende. O estudo concluiu que o volume de informação armazenado nesse tipo de arquivo aumentou em 114% ante o estudo anterior.

O estudo, financiado pela Intel, Microsoft, Hewlett-Packard e EMC, empresas de tecnologia cujos negócios giram em torno da administração de informações, também pôs fim a qualquer resquício do mito do escritório sem papel. O volume de informação armazenado em papel, incluindo livros, publicações técnicas e documentos de escritório, aumentou em até 43% em 2002, ante os números de 1999. "Em nosso estudo anterior, acreditávamos que o filme e o papel (assumiriam) o formato (de arquivos) digitais", disse Peter Lyman, professor da Universidade da Califórnia.

Com o papel, não foi isso que aconteceu, já que as pessoas mantêm documentos arquivados em seus computadores, mas os imprimem mesmo assim, disse o professor. Os arquivos fotográficos estão, por assim dizer, se comportando de acordo com as expectativas. "Os fotógrafos estão realmente aderindo com rapidez às câmeras digitais e a celulares que geram imagens", disse Lyman. Isso contribuiu para um declínio de até nove por cento na realização de fotografia com filmes em 2002, o que alimentou o crescimento da armazenagem de fotos por meio magnético. Além de estudar os dados armazenados, a universidade mediu o fluxo eletrônico de informações novas, estimando-o em 18 bilhões de gigabytes em 2002, dos quais 17,3 bilhões de gigabytes transmitidos pelo telefone. Mas é difícil saber se essa informação tem algum valor. "Não consigo encontrar forma simples de compreender a qualidade, porque muito disso depende do observador", disse Lyman. Determinar como, ou se, toda essa informação acaba sendo útil de alguma forma será o assunto de seu próximo estudo, acrescentou Lyman.

.

.

.

Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

Como página inicial  Adicionar a Favoritos

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002, SDR