MBA
- MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
.
Em 1914, movido pela idéia de treinar os engenheiros da
GM (HISTÓRIA
DA MARCA) na arte e ciência da administração de uma empresa e suas pessoas,
ALFRED SLOAN fundou a primeira Escola de Administração de Negócios e logo em seguida o primeiro curso de MBA
(Master Business Administration ou Mestre em Administração de Empresas) da história.
Desde então o capitalismo explodiu e a necessidade de aprender a gerenciar uma empresa cresceu ano após ano. Desde seu formato atual em 1925!!! 1925??? É isso aí!
.
Há quase 100 anos, Marketing, Produção, Finanças, Recursos Humanos, Economia etc. já faziam parte do currículo do atualíssimo e badalado
MBA.
Para além do papel importante que desempenhou na General Motors, Alfred Sloan foi um dos primeiros gestores a escrever um livro teórico, Eu e a General Motors (1963), que comprovou a sua contribuição para teoria e para a prática da gestão.
.
Anos antes da expressão remuneração variável entrar no vocabulário empresarial, Sloan resumia a necessidade dessa política como uma resposta à preocupação com o bem-estar dos acionistas da General Motors tanto quanto dos seus executivos.
Um está intimamente relacionado ao outro. Ou seja, sem o envolvimento dos funcionários, os resultados da companhia estariam comprometidos.
Já naquela época, Sloan investia contra um vírus que contamina as empresas até hoje, a dificuldade de se adaptar às mudanças.
Quando descrevi a organização da GM espero não ter deixado a impressão de que acredito que é um produto acabado. Nenhuma empresa deixa de mudar. Virão mudanças para melhor ou para pior.
Um dos méritos do livro é que Sloan não se limita a amarrar uma sucessão de fatos. Ele mescla eventos de sua trajetória com a história da própria companhia. Daí, extrai conceitos e teorias, expostos de forma simples e direta e que perduram até hoje. É isso que faz o livro permanecer tão atual.
ALFRED SLOAN
1875-1966