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Negociadores profissionais não perdoam!

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sala dos artigos de negociação

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Final de uma campanha presidencial muito disputada, estava programado o último giro eleitoral. Em cada destino de seu trajeto, o candidato a presidência Theodore Roosevelt e sua equipe planejavam captar os votos da multidão mediante a distribuição de um excelente folheto com um sério e ótimo retrato do candidato presidencial na capa e um comovente discurso no interior: "confissão de fé" (ARTIGO: NEGOCIAÇÃO COMERCIAL: UM PASSO ALÉM DA VENDA).
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Haviam impresso por volta de 3 milhões de cópias, quando um colaborador da campanha notou, debaixo da foto de cada folheto, uma pequena inscrição que dizia: "Estúdios Moffett - Chicago (EUA)". Como Moffet tinha os direitos de cópia, o uso não autorizado da foto poderia custar a campanha um dólar por cada reprodução indevida, e não havia tempo para re-imprimir o folheto
(ARTIGO: O JOGO DA NEGOCIAÇÃO).

Que fazer a essa altura era a pergunta de todos?: se os impressos não fossem usados, podiam perder as perspectivas de que o candidato fosse eleito. Mas se seguissem em frente, podiam detonar um escândalo muito perto demais ao momento das eleições e o comitê da campanha podia ser obrigada a pagar uma soma em dinheiro impossível de conseguir por utilizar uma foto sem autorização, além de o candidato ter a reputação aranhada.

Os colaboradores da campanha se deram conta rapidamente que teriam que negociar com Moffett. Mas uma investigação realizada por seus agentes em Chicago revelou péssimas noticias. Ainda que no começo de sua carreira como fotógrafo, a Moffett lhe atraíam as potencialidades desse novo meio artístico, havia conseguido muito pouco reconhecimento. Agora, Moffett passava por momentos econômicos difíceis e se aproximava o momento de retirar-se com uma única coisa em mente: dinheiro! (artigo: O tempo ajuda mais o compradores).

Desanimados, os colaboradores recorreram ao gerente da campanha, George Perkins, um ex sócio do banco: J. P. Morgan. Perkins não perdeu tempo. Chamou o seu taquígrafo e fez enviar o seguinte texto ao estúdio de Moffett: "estamos pensando em distribuir milhões de folhetos com a foto de Theodore Roosevelt na capa". Seria uma grande publicidade para o estúdio cuja fotografia seja utilizada. Quanto você nos pagaria para usar a sua...? Responda imediatamente (artigo:
Como re-negociar um pedido ou um contrato).

Moffett respondeu em seguida: nunca fizemos isto antes mas, mas tendo em conta as circunstâncias, estaríamos dispostos a oferecer-lhe 250 dólares em efetivo. Segundo se conta, George Perkins gerente da campanha presidencial, aceitou sem regatear. Em 1912 Theodore Roosevelt foi eleito presidente dos EUA...

Prof. James Sebenius
utiliza este famoso caso em seu livro: Six Habits of Merely Effective Negotiators.

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Em negociação, o mais importante, as vezes não se vê...

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