1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

bushido:  o código dos samurais

.

sala dos artigos de liderança  -  sala dos artigos de estratégias

.

Os samurais e seu modo de vida foram oficialmente abolidos nos primeiros anos de 1870. Não havia necessidade para os homens lutadores, para os guerreiros, para os samurais. Bushido, literalmente traduzido como: "O Caminho do Guerreiro", se desenvolveu no Japão entre as eras Heian e Tokugawa (S.IX-XII).

.

Era um modo de vida e um código para o samurai, uma classe de guerreiros similar aos cavalheiros medievais da Europa. Estava influenciado pelo Zen e o Confucionismo, das diferentes escolas de pensamento destes períodos. O código "Bushido" põe ênfase em:

Lealdade, auto sacrifício, justiça, sentido de  vingança, modos refinados, pureza, modéstia, frugalidade, espírito marcial, honra e afeto.

o Código de Bushido: estes são os sete princípios que regem o código de Bushido, o guia moral da maioria dos samurais de Rokugan, sed fiéis a ele e vossa honra crescerá. Rompe-o, e vosso nome será insultado pelas gerações futuras:

GI: Honra  e Justiça

Honra teus tratos com todo o mundo.

Acredita na justiça, mas não a que emana dos demais  e sim na tua própria.

Para um autentico samurai não existem as tonalidades cinzas no que se refere a honra e justiça. Só existe o certo e o errado.

YU: Valor Heróico

Eleva-te sobre as pessoas que temem agir. Ocultar-se como uma tartaruga em sua carapuça não é viver.

Um samurai deve ter valor heróico. é absolutamente arriscado. é perigoso. é viver a vida de forma  plena, completa, maravilhosa. a coragem heróica não é cega. é inteligente e forte.

Substitua o medo pelo respeito e a precaução.

JIN: Compaixão

Mediante o treinamento intenso o samurai se converte em rápido e forte. Não é como o resto dos homens. Desenvolve um poder que deve ser usado para o bem de todos.

Tenha compaixão. ajude os seus companheiros em qualquer oportunidade. Se a oportunidade não surge, saia do seu caminho para  encontrá-la.

REI: Cortesia

Os samurais não tem motivos para serem cruéis. Não necessitam demonstrar sua força. Um samurai é cortês inclusive com seus inimigos. Sem esta mostra direta de respeito não somos melhores que os animais.

Um samurai é respeitado não somente por sua força na batalha, senão também por sua maneira  de tratar aos outros. a autêntica força interior do samurai se torna evidente em tempos de apuros.

MEYO: Honra

O autêntico samurai só tem um juiz de sua própria honra, e é ele mesmo. as decisões que toma e como as realiza são um reflexo do que é na realidade.

Não pode ocultar-se de si mesmo.

MAKOTO: Sinceridade Absoluta

Quando um samurai diz que fará algo, é como se já o tivesse feito. Nada nesta terra o deterá na realização do que disse que fará.

Não há de "dar a palavra." Não há de "prometer." o simples fato de falar coloca em movimento o ato de fazer.

falar e fazer são a mesma ação.

CHUGO: Dever e Lealdade

Para o samurai, haver feito ou dito "algo", significa que esse "algo" lhe pertence. É responsável por isso e por todas as conseqüências que se seguem.

Um samurai é intensamente leal àqueles que estão sob o seu cuidado. Por aqueles que é responsável permanece fiel.

As palavras de um homem são como suas impressões; pode segui-las onde quer que ele vá.

Cuidado com o caminho que segues.

Alguns comentários de Mirumoto Jinto, Rikugunshokan do Clã do Dragão, sobre o código de Bushido:

Sobre o valor: o caminho do valente não segue os passos da estupidez.
.
Sobre a lealdade: um cachorro sem dono vagabundeia livremente. O falcão de um Daimyo (senhor feudal) voa mais alto. Só há uma lealdade superior a de um samurai para  seu Daimyo: a de Daimyo para seus súditos.

.
Sobre o Respeito: uma alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova.

.
Sobre a Excelência: a perfeição é uma montanha impossível de escalar que deve ser escalada um pouco a cada dia.

.
Sobre a Vingança: a ofensa é como um bom haiku (poéma de 3 versos japonês): pode ignorar-se, desconhecer-se, perdoar-se ou apagar, mas nunca pode ser esquecida.
.
Sobre a Espada: minha folha é minha alma. Minha alma pertence a meu Daimyo. Ultrajar minha folha é afrontar a meu Daimyo.
.
Sobre a Honra: a morte não é eterna; a desonra sim.

.
Sobre a Morte: o samurai nasce para morrer. A morte, não é uma maldição a evitar, senão o fim natural de toda vida.

O Credo do Samurai:

Não tenho parentes, eu faço que a Terra e o Céu o sejam.

Não tenho casa, eu faço que o Tan T'ien a seja.

Não tenho poder divino, eu faço da honestidade meu poder divino.

Não tenho meios, eu faço meus OS da docilidade.

Não tenho poder mágico, eu faço da minha personalidade meu poder mágico.

Não tenho corpo, eu faço da doutrina meu corpo.

Não tenho olhos, eu faço do relâmpago meus olhos.

Não tenho ouvidos, eu faço de minha sensibilidade meus ouvidos.

Não tenho extremidades, eu faço da rapidez minhas extremidades.

Não tenho leis, eu faço de minha auto-defesa minhas leis.

Não tenho estratégia, eu faço do certo para matar e do certo para restituir a vida, minha estratégia.

Não tenho idéias, eu tomo a oportunidade de antemão as minhas idéias.

Não tenho milagres, eu faço das leis certas meus milagres.

Não tenho princípios, eu faço da adaptabilidade todas as circunstâncias dos meus princípios.

Não tenho táticas, eu faço do vazio e a plenitude minhas tácticas.

Não tenho talento, eu faço com que minha astúcia seja meu talento.

Não tenho amigos, eu faço da minha mente minha amiga.

Não tenho inimigos, eu faço do descuido meu inimigo.

Não tenho armadura, eu faço da benevolência minha armadura.

Não tenho castelo, eu faço de minha mente inflexível meu castelo.

Não tenho espada, eu faço da minha mente minha espada.

Origem e influências: o Bushido procede do Budismo, Zen, Confucionismo, e Xintoísmo. A combinação destas 3 escolas de pensamento e religiões tem formado o código dos guerreiros conhecido como Bushido. Do Budismo o Bushido toma a relação com o perigo e a morte.

.

O samurai não teme a morte, já que acreditam, tal como ensinam o Budismo, que depois da morte se reencarnarão e voltarão a viver outra vida na terra. Os samurais são guerreiros desde o instante em que se transformam em samurais até o momento de sua morte, eles não tem medo do perigo.

A través de Zen, uma escola do budismo, pode-se alcançar o definitivo "absoluto".

A meditação Zen ensina como concentrar-se e alcançar um nível de pensamento que não pode ser explicado com palavras. O Zen ensina como "conhecer-se a si mesmo" em não limitar-se. O samurai utiliza isto como uma ferramenta para desembaraçar-se do medo, a insegurança e finalmente os erros. Estas coisas poderiam matar-lhe.
.
O "Xintoísmo", outra doutrina japonesa, da ao Bushido sua lealdade e patriotismo. O Xintoísmo inclui a veneração aos ancestrais, o qual faz da Família imperial a fonte da nação. Isto dá ao Imperador uma reverência quase divina. É a representação do Céu na Terra. Com semelhante lealdade, o samurai se compromete com o Imperador e ao seu Daimyo, o senhor feudal, samurai hierárquico. O Xintoísmo também proporciona a coluna vertebral do patriotismo para o seu país, Japão. Eles acreditam que a terra não satisfaz as suas necessidades, "
é a  residência sagrada dos deuses, os espíritos de seus ancestrais..."

A Terra é cuidada, protegida e alimentada por um intenso patriotismo.

O Confucionismo proporciona suas crenças nas relações com o mundo humano, seu entorno e sua família. O Confucionismo da importância as 5 relações morais entre:

Mestre e Servo,

Pai e Filho,

Marido e Esposa,

Irmãos Maiores e Menores,

Amigo e Amigo.

Isto é o que segue o Samurai. No entanto o Samurai não está de acordo com muitos dos escritos de Confúcio. Eles acreditam que o homem não deve sentar-se e passar todo o dia lendo livros, nem deveria estar escrevendo poesias o dia todo, um intelectual especialista era considerado como uma máquina. Em vez disso o Bushido acredita que o homem e o universo foram feitos  para ser semelhantes tanto em espírito como ética.

.

Juntamente com estas virtudes, o Bushido também segue com sumo respeito a Justiça, Benevolência, Amor, Sinceridade, Honestidade, e auto-controle. A Justiça é um dos principais fatores no código do Samurai. Caminhos tortos e ações injustas são consideradas atitudes denigrantes e inumanas. Amor e Benevolência eram virtudes supremas e atos dignos de um príncipe. Os Samurais seguiam um cerimonial especifico cada dia de sua vida, assim como na guerra.

Sinceridade e Honestidade eram tão valorizadas como suas vidas. Bushi no ichi-gon ou "A palavra de um samurai" transcende um pacto de confiança e completa fé. Com ditos pactos não havia necessidade de escreve-lo.

O Samurai também necessitava um completo auto-controle e doutrina para ser totalmente honroso. Não mostrava sinais de dor ou alegria. Suporta todo interiormente, nada de gemidos e choros. Sempre mostrava um comportamento calmo e uma compostura mental que faziam que paixão de nenhum tipo deveria interpor-se. Ele era um verdadeiro e completo guerreiro.

Os fatores que fizeram o Bushido são poucos e simples. Além de simples, o Bushido criou um modo de vida para manter a uma nação através de seus tempos mais problemáticos, através de guerras civis, desespero e incertezas.

O Samurai e seu uso do Bushido: no Japão a classe guerreira era conhecida como Samurais, também chamada Bushi. Formaram uma classe durante os séculos IX e XII. Emergiram das províncias de Japão para transformar-se na classe governante, até seu declive e total abolição em 1876, durante a era Meiji. Os samurais eram lutadores, expertos nas artes marciais. Tinham notável habilidade com o arco e espada. Também eram grandes ginetes. Eram homens que viviam seguindo o Bushido; era seu modo de vida. A lealdade total do samurai era para seu Imperador e para seu Daimyo. Eram honestos e de total confiança.

Viviam vidas frugais, sem interesses na riqueza e coisas materiais, mas com grande interesse no orgulho e honra. Eram homens de valor verdadeiro. Os Samurais não temiam a morte. Entalariam batalha sem importar quais fossem as dificuldades. Morrer na guerra reportaria honra a sua família e seu senhor.

Os samurais preferiam lutar sós, um contra outro. Em batalha um Samurai "invocaria" o nome de sua família, hierarquia e façanhas. Então buscaria um oponente de similar hierarquia e lutariam. Quando o Samurai acaba com seu oponente o decapita, para assim depois da batalha retornar com as cabeças dos oponentes vencidos que creditam assim sua vitória.

.

As cabeças dos generais e aqueles com alto grau hierárquico eram transportadas de volta a capital e mostradas nas celebrações e similares. A única saída para um Samurai derrotado era a morte ou o suicídio ritual: seppuku. Seppuku, desentranhamento também conhecido como Hara-Kiri, é quando um Samurai literalmente tira as entranhas. Depois deste ato, outro samurai, usualmente um amigo ou parente, lhe corta a cabeça. Um Samurai preferiria matar-se a si mesmo antes que atrair desonra e desgraça ao nome de sua família e a seu Senhor. Isto era considerado um ato de verdadeira honra.

Os samurais foram a classe dominante durante 1400 e 1500. Em 1600 era o tempo da unificação, as lutas no Japão haviam cessado. Então, avançado o final da era Tokugawa, nos últimos 1700, Japão começou a mover-se para uma vida mais modernizada, mais "Ocidental". Os samurais e seu modo de vida foram oficialmente abolidos nos primeiros anos de 1870. Não havia necessidade para os homens lutadores, para os guerreiros, para os samurais.

.

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR de liderança e estratégia:

Sun Bin, o Mutilado

Atila, Rei dos Hunos

O ESTRATEGISTA Genghis Khan

Os sete princípios - Sun Tzu

As 12 lições do general Sun Tzu

BUSHIDO - O CÓDIGO DOS SAMURAIS

ao ritmo do Inferno - as 48 LEIS DO PODER

É melhor ser amado ou temido? Nicolau Maquiavel

Conselhos de Maquiavel no livro: A Arte da Contenda

Como chegar ao cume da corporação (e manter-se aí)

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR