bushido:
o código dos samurais
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estratégias
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Os samurais e seu modo de
vida foram oficialmente abolidos nos primeiros anos de 1870. Não havia
necessidade para os homens lutadores, para os guerreiros, para os
samurais. Bushido, literalmente traduzido como: "O Caminho do
Guerreiro", se desenvolveu no Japão entre as eras Heian e Tokugawa
(S.IX-XII).
.
Era um modo de vida e um
código para o samurai, uma classe de guerreiros similar aos cavalheiros
medievais da Europa. Estava influenciado pelo Zen e o Confucionismo, das
diferentes escolas de pensamento destes períodos. O código "Bushido" põe
ênfase em:
Lealdade, auto sacrifício,
justiça, sentido de vingança, modos refinados, pureza, modéstia,
frugalidade, espírito marcial, honra e afeto.
•
o Código de Bushido:
estes são os sete
princípios que regem o código de Bushido, o guia moral da maioria dos
samurais de Rokugan, sed fiéis a ele e vossa honra crescerá. Rompe-o, e
vosso nome será insultado pelas gerações futuras:
•
GI: Honra e Justiça
•
Honra teus tratos com todo o mundo.
•
Acredita
na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua
própria.
•
Para
um autentico samurai não existem as tonalidades cinzas no que se
refere a honra e justiça. Só existe o certo e o errado.
•
YU: Valor Heróico
•
Eleva-te sobre as pessoas que temem agir. Ocultar-se como uma
tartaruga em sua carapuça não é viver.
•
Um
samurai deve ter valor heróico. é absolutamente arriscado. é
perigoso. é viver a vida de forma plena, completa, maravilhosa.
a coragem heróica não é cega. é inteligente e forte.
•
Substitua o medo pelo respeito e a precaução.
•
JIN: Compaixão
•
Mediante o treinamento intenso o samurai se converte em rápido e
forte. Não é como o resto dos homens. Desenvolve um poder que
deve ser usado para o bem de todos.
•
Tenha compaixão. ajude os seus companheiros em qualquer
oportunidade. Se a oportunidade não surge, saia do seu caminho
para encontrá-la.
•
REI: Cortesia
•
Os
samurais não tem motivos para serem cruéis. Não necessitam
demonstrar sua força. Um samurai é cortês inclusive com seus
inimigos. Sem esta mostra direta de respeito não somos melhores
que os animais.
•
Um
samurai é respeitado não somente por sua força na batalha, senão
também por sua maneira de tratar aos outros. a autêntica força
interior do samurai se torna evidente em tempos de apuros.
•
MEYO: Honra
•
O
autêntico samurai só tem um juiz de sua própria honra, e é ele
mesmo. as decisões que toma e como as realiza são um reflexo do
que é na realidade.
•
Não
pode ocultar-se de si mesmo.
•
MAKOTO: Sinceridade Absoluta
•
Quando um samurai diz que fará algo, é como se já o tivesse
feito. Nada nesta terra o deterá na realização do que disse que
fará.
•
Não
há de "dar a palavra." Não há de "prometer." o simples fato de
falar coloca em movimento o ato de fazer.
•
falar e fazer são a mesma ação.
•
CHUGO: Dever e
Lealdade
•
Para
o samurai, haver feito ou dito "algo", significa que esse "algo"
lhe pertence. É responsável por isso e por todas as
conseqüências que se seguem.
•
Um
samurai é intensamente leal àqueles que estão sob o seu cuidado.
Por aqueles que é responsável permanece fiel.
•
As
palavras de um homem são como suas impressões; pode segui-las
onde quer que ele vá.
•
Cuidado com o caminho que segues.
Alguns comentários de
Mirumoto Jinto, Rikugunshokan do Clã do Dragão, sobre o código de
Bushido:
•
Sobre o valor:
o caminho do
valente não segue os passos da estupidez.
.
•
Sobre a lealdade:
um cachorro sem
dono vagabundeia livremente. O falcão de um Daimyo (senhor feudal)
voa mais alto. Só há uma lealdade superior a de um samurai para seu Daimyo: a de Daimyo para seus súditos.
.
•
Sobre o Respeito: uma
alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para
construir uma nova.
.
•
Sobre a Excelência:
a perfeição é
uma montanha impossível de escalar que deve ser escalada um pouco a
cada dia.
.
•
Sobre a Vingança:
a ofensa é como
um bom haiku
(poéma de 3 versos
japonês):
pode ignorar-se,
desconhecer-se, perdoar-se ou apagar, mas nunca pode ser esquecida.
.
•
Sobre a Espada:
minha folha é
minha alma. Minha alma pertence a meu Daimyo. Ultrajar minha folha é
afrontar a meu Daimyo.
.
•
Sobre a Honra:
a morte não é
eterna; a desonra sim.
.
•
Sobre a Morte:
o samurai nasce
para morrer. A morte, não é uma maldição a evitar, senão o fim
natural de toda vida.
O Credo do
Samurai:
•
Não tenho parentes, eu faço que
a Terra e o Céu o sejam.
•
Não tenho casa, eu faço que o
Tan T'ien a seja.
•
Não tenho poder divino, eu faço
da honestidade meu poder divino.
•
Não tenho meios, eu faço meus
OS da docilidade.
•
Não tenho poder mágico, eu faço
da minha personalidade meu poder mágico.
•
Não tenho corpo, eu faço da
doutrina meu corpo.
•
Não tenho olhos, eu faço do
relâmpago meus olhos.
•
Não tenho ouvidos, eu faço de
minha sensibilidade meus ouvidos.
•
Não tenho extremidades, eu faço
da rapidez minhas extremidades.
•
Não tenho leis, eu faço de
minha auto-defesa minhas leis.
•
Não tenho estratégia, eu faço
do certo para matar e do certo para restituir a vida, minha
estratégia.
•
Não tenho idéias, eu tomo a
oportunidade de antemão as minhas idéias.
•
Não tenho milagres, eu faço das
leis certas meus milagres.
•
Não tenho princípios, eu faço
da adaptabilidade todas as circunstâncias dos meus
princípios.
•
Não tenho táticas, eu faço do
vazio e a plenitude minhas tácticas.
•
Não tenho talento, eu faço com
que minha astúcia seja meu talento.
•
Não tenho amigos, eu faço da
minha mente minha amiga.
•
Não tenho inimigos, eu faço do
descuido meu inimigo.
•
Não tenho armadura, eu faço da
benevolência minha armadura.
•
Não tenho castelo, eu faço de
minha mente inflexível meu castelo.
•
Não tenho espada, eu faço da
minha mente minha espada.
•
Origem
e influências:
o Bushido procede do
Budismo, Zen, Confucionismo, e Xintoísmo. A combinação destas 3 escolas
de pensamento e religiões tem formado o código dos guerreiros conhecido
como Bushido. Do Budismo o Bushido toma a relação com o perigo e a
morte.
.
O samurai não teme a
morte, já que acreditam, tal como ensinam o Budismo, que depois da morte
se reencarnarão e voltarão a viver outra vida na terra. Os samurais são
guerreiros desde o instante em que se transformam em samurais até o
momento de sua morte, eles não tem medo do perigo.
A través de Zen, uma
escola do budismo, pode-se alcançar o definitivo "absoluto".
A meditação
Zen
ensina como concentrar-se e alcançar um nível de pensamento que não pode
ser explicado com palavras. O Zen ensina como "conhecer-se
a si mesmo"
em não limitar-se. O samurai utiliza isto como uma ferramenta para
desembaraçar-se do medo, a insegurança e finalmente os erros. Estas
coisas poderiam matar-lhe.
.
O "Xintoísmo",
outra doutrina japonesa, da ao Bushido sua lealdade e patriotismo. O
Xintoísmo inclui a veneração aos ancestrais, o qual faz da Família
imperial a fonte da nação. Isto dá ao Imperador uma reverência quase
divina. É a representação do Céu na Terra. Com semelhante lealdade, o
samurai se compromete com o Imperador e ao seu Daimyo, o senhor feudal,
samurai hierárquico. O Xintoísmo também proporciona a coluna vertebral
do patriotismo para o seu país, Japão. Eles acreditam que a terra não
satisfaz as suas necessidades, "é
a residência sagrada dos deuses, os espíritos de seus ancestrais..."
A Terra é cuidada, protegida
e alimentada por um intenso patriotismo.
O
Confucionismo
proporciona suas crenças nas relações com o mundo humano, seu entorno e
sua família. O Confucionismo da importância as 5 relações morais entre:
•
Mestre e Servo,
•
Pai e Filho,
•
Marido e Esposa,
•
Irmãos Maiores e
Menores,
•
Amigo e Amigo.
Isto é o que segue o
Samurai. No entanto o Samurai não está de acordo com muitos dos escritos
de Confúcio. Eles acreditam que o homem não deve sentar-se e passar todo
o dia lendo livros, nem deveria estar escrevendo poesias o dia todo, um
intelectual especialista era considerado como uma máquina. Em vez disso o Bushido
acredita que o homem e o universo foram feitos para ser semelhantes
tanto em espírito como ética.
.
Juntamente com estas virtudes, o Bushido também segue com sumo respeito
a Justiça, Benevolência, Amor, Sinceridade, Honestidade, e
auto-controle.
A Justiça é um dos
principais fatores no código do Samurai. Caminhos tortos e ações
injustas são consideradas atitudes denigrantes e inumanas. Amor e
Benevolência eram virtudes supremas e atos dignos de um príncipe. Os
Samurais seguiam um cerimonial especifico cada dia de sua vida,
assim como na guerra.
Sinceridade e Honestidade eram tão valorizadas como suas vidas.
Bushi no ichi-gon ou
"A palavra de um samurai"
transcende um pacto de confiança e completa fé. Com ditos pactos não
havia necessidade de escreve-lo.
O Samurai também
necessitava um completo auto-controle e doutrina para ser totalmente
honroso. Não mostrava sinais de dor ou alegria. Suporta todo
interiormente, nada de gemidos e choros. Sempre mostrava um
comportamento calmo e uma compostura mental que faziam que paixão de
nenhum tipo deveria interpor-se. Ele era um verdadeiro e completo
guerreiro.
Os fatores que fizeram o
Bushido são poucos e simples. Além de simples, o Bushido criou um
modo de vida para manter a uma nação através de seus tempos mais
problemáticos, através de guerras civis, desespero e incertezas.
O Samurai e seu uso do
Bushido: no
Japão a classe guerreira era conhecida como Samurais, também chamada Bushi. Formaram uma classe durante os séculos IX e XII. Emergiram das
províncias de Japão para transformar-se na classe governante, até seu
declive e total abolição em 1876, durante a era Meiji.
Os samurais eram lutadores,
expertos nas artes marciais. Tinham notável habilidade com o arco e
espada. Também eram grandes ginetes. Eram homens que viviam seguindo
o Bushido; era seu modo de vida. A lealdade total do samurai era
para seu Imperador e para seu Daimyo. Eram honestos e de total
confiança.
Viviam vidas frugais, sem
interesses na riqueza e coisas materiais, mas com grande interesse
no orgulho e honra. Eram homens de valor verdadeiro. Os Samurais não
temiam a morte. Entalariam batalha sem importar quais fossem as
dificuldades. Morrer na guerra reportaria honra a sua família e seu
senhor.
Os samurais preferiam
lutar sós, um contra outro. Em batalha um Samurai "invocaria" o
nome de sua família, hierarquia e façanhas. Então buscaria um oponente
de similar hierarquia e lutariam. Quando o Samurai acaba com seu
oponente o decapita, para assim depois da batalha retornar com as
cabeças dos oponentes vencidos que creditam assim sua vitória.
.
As cabeças dos generais e
aqueles com alto grau hierárquico eram transportadas de volta a capital
e mostradas nas celebrações e similares. A única saída para um
Samurai derrotado era a morte ou o suicídio ritual: seppuku. Seppuku, desentranhamento
também conhecido como Hara-Kiri, é quando um Samurai literalmente tira
as entranhas. Depois deste ato, outro samurai, usualmente um amigo ou
parente, lhe corta a cabeça.
Um Samurai preferiria
matar-se a si mesmo antes que atrair desonra e desgraça ao nome de
sua família e a seu Senhor. Isto era considerado um ato de
verdadeira honra.
Os samurais foram a classe
dominante durante 1400 e 1500. Em 1600 era o tempo da unificação, as
lutas no Japão haviam cessado. Então, avançado o final da era Tokugawa,
nos últimos 1700, Japão começou a mover-se para uma vida mais
modernizada, mais "Ocidental".
Os samurais e seu modo de vida foram oficialmente abolidos nos primeiros
anos de 1870. Não havia necessidade para os homens lutadores, para os
guerreiros, para os samurais.
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estratégia:
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O CÓDIGO DOS SAMURAIS
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