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Enric Bernat, um vendedor de gouloseimas
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ENRIC BERNAT, pertencia a 3ª geração de fabricantes de guloseimas, se encarregou do negócio há meio século, e depois de eliminar mais de 200 produtos que vendia, concentrou-se em criar somente uma linha de pirulitos de qualidade. A inspiração veio de dois fatores: o maior consumidor de balas é o público infantil e este tem por costume tirar o doce da boca com as mãos. Nascido e criado entre doces, seu avó, Josep Bernat, se convertia em meados do século XIX no primeiro confeiteiro que fabricava balas na Espanha. Por sua parte, seu pai, Romá Bernat, constituiu na pós guerra a empresa de doces La Gloria, onde teve um dos primeiros trabalhos como vendedor. Finalizado o serviço militar, em 1950 inaugurou sua primeira empresa confeiteira, Productos Bernat. 
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ALGUNS FLAGRANTES DE FAMOSOS EM PLENA AÇÃO

robert altman dennis hopper madona giorgio armani james brown

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ENRIC BERNAT nasceu em Barcelona em 20 de outubro de 1923, começou por baixo, aproveitou as oportunidades, inovou, triunfou e até cometeu alguns erros que superou a tempo. E sempre com o princípio de fazer crescer as suas empresas sem recorrer a dívida e de acumular patrimônio empresarial. Se tivesse nascido nos Estados Unidos, seria certo que Enric Bernat teria sido um dos personagens da Forbes, a revista norte-americana que se especializou em retratar os empresários capazes de fazer coisas novas. 

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Para assegurar a rentabilidade do produto em 1959 adquiriu todas as patentes que pudessem competir com seu invento. Logo tomou provisões da madeira necessária para a elaboração do pirulito e a contratar a maquinaria adequada. Por último estabeleceu um novo sistema de auto distribuição, com a criação da Companhia Comercial e Industrial de Zaragoza, que financiava uns Seat 600 decorados com o desenho do Chupa Chups. Seis anos mais tarde a empresa mudou seu nome para Chupa Chups e estabeleceu uma frota de distribuição que chegava a mais de 300.000 pontos de venda.
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Curiosamente fixou um preço sensivelmente alto para aquela época, afim de associar o novo produto com a imagem de qualidade que ele desejava. Em 1961, o nome da guloseima ficou definitivamente concretizado em Chupa Chups. Bernat remeteu o anuncio com que se apresentava ao público: "É redondo e dura muito, Chupa Chups". Três anos mais tarde converteria Granja Astúrias em Chupa Chups SA, cujos sócios eram, a parte dele, seu pai e sua mulher. Iniciava-se assim o  caminho desta empresa estritamente familiar. Ante o êxito da idéia, em 1967 constrói uma nova fábrica em Sant Esteve de Sesrovires (Barcelona), cuja produção, unida a planta asturiana, colocam a companhia em disposição para exportar.
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De olho no mercado externo, o produto precisava de um novo logotipo e nada melhor que para cumprir essa tarefa, que um bom artista. Tudo isso foi realizado, graças a que Bernard freqüentava o mesmo restaurante "
Via Veneto", que seu amigo Salvador Dali, freguês e grande amigo também do dono da casa, Don Monje. - Discreto, de aparência sempre frágil e pouco conhecido para o grande público, não era raro vê-lo contando histórias, as vezes sua própria, no restaurante Via Veneto, em Barcelona, sua cidade. Desfrutava explicando seu começo na pastelaria de seus pais e como, quase com calças curtas, começou a vender guloseimas pelas lojas de Barcelona. Há alguns anos havia se afastado da primeira linha de diretores da empresa em favor de seus filhos, sendo que a direção agora está em mãos de diretores fora da linha familiar.

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Assim o restaurante "VIA VENETO" foi o cenário das geniais anedotas originadas em torno do universal pintor Salvador Dali. Este sempre ocupava a mesma mesa no restaurante e ali realizou "performances" tão surrealistas como pedir lingüiças brancas e cruas ao proprietário "Don Monje" para poder coloca-las, como um colar de pérolas, a suas acompanhantes femininas. Uma anedota muito marketeira do popular chupa chups, que se consagrou como o primeiro "lollipop" (bala com palito) consumido no espaço. Foi no ano de 1995, na nave MIR. 
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Nesse momento, também o palito de madeira é substituído por um de plástico, mais higiênico e seguro. O sonho de Bernat ultrapassava as fronteiras espanholas e, no mesmo ano em que nasce a fábrica catalã, funda a SociZte Bernat et Cie. em Bayona, França. Em meados dos anos sessenta, inaugura uma filial comercial em Nova York para a distribuição nos Estados Unidos e, em finais da década, inicia a aventura japonesa, que se concreta com um grandioso lançamento em 1977. Nos dias de hoje, Chupa Chups está presente em 149 países dos cinco continentes.
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MAIS ALGUNS PIRULITEIROS

SHERYL CROW RONALDINHO LIAN NEESSON JON SECADA GUGA

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A década dos setenta supõe uma reestruturação na companhia. Em 1974 expira a licença de patente industrial e, nesse mesmo ano, aparecem numerosos fabricantes de pirulitos, aos que se dá genericamente o nome de Chupa Chups a um preço mais baixo. Além disso se produz um padrão interior nas vendas, que coincide com uma espetacular ascensão nas exportações. Para recuperar o mercado interno, em 1981 nasce Chupa Chups Diversificação e uns anos mais tarde,em 1986, Comercial Regalín, dedicada a produção de balas, drágeas, alcaçuz e outros produtos de confeitaria.
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Os anos oitenta iniciam-se a com a reconversão dos escritórios comerciais em distribuidoras próprias. Nos Estados Unidos é criada a Uniconfis Corporation; na Alemanha, Uniconfis GmbH passa a chamar-se Chupa Chups GmbH; e no Reino Unido, Chupa Chups UK. Em 1988, a empresa alcança a mítica cifra de 20 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. No ano seguinte, Bernat afronta a aventura soviética a partir da sociedade mista Neva Chupa Chups Limited. Em 1995, a filial russa situada em São Petersburgo fatura quase 3 milhões de pesetas. Em 1994, depois de alcançar os 30 milhões de unidades vendidas e depois de vários anos de negociações, Bernat consegue entrar no mercado chinês através da Shangai Chupa Chups GS e Food Corporation Limited. Suas metas seguintes são a Índia e o mercado latino-americano.
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Hoje, Chupa Chups lidera a classificação das multinacionais catalãs, emprega umas 1.900 pessoas, tem presença comercial em 150 países e 90% do volume de vendas é produzido fora da Espanha. Dispõe de três fábricas na Espanha -Zaragoza, Villamayor (Astúrias) e Sant Esteve Sesrovires (Barcelona)-, duas na Rússia, uma na França, outra na China e uma no México. O grupo Chupa Chups, propriedade da família Bernat, obteve vendas no valor de 501 milhões de euros em 2002.
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O fundador da multinacional catalã Chupa Chups, Enric Bernat Fontlladosa, morreu com a idade de 80 anos depois de sofrer uma grave enfermidade durante os últimos dois anos em que havia se afastado dos seus negócios.

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