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King Camp Gillette
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King Camp Gillette nasceu em 5 de maio de 1855. Seu pai era titular de mais de 20 patentes, entre elas de um isqueiro de gás. Um dos irmãos possuía a patente de um tinteiro que não virava e nem vazava. King Camp Gillette  tinha um sonho que era uma casa de apartamentos onde poderiam viver 300 famílias, mas ninguém queria perder o tempo nem sequer analisando tal projeto.
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Aos 36 anos de idade,
William Painter, seu empregador lhe deu um conselho de ouro... Que desenvolve-se um produto barato e que fosse consumido em grandes quantidades. Alguma coisa que todos utilizassem e fosse descartável, o que produziria a chance de voltar a ser comprado. Esse era segundo William Painte, a chance dele produzir uma mina de ouro que lhe permitiria além de rico, ficar famoso.
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Algo barato e descartável. Enquanto continuava a viajar vendendo rolhas de garrafas para a Indústria cervejeira,  observava tudo, pesquisava os costumes dos povos que visitava em seu trabalho de "Vendedor viajante", se informava de hábitos alimentares, das vestimentas, passatempos. Procurava por alguma carência que lhe desse a idéia para desenvolver um produto "Descartável, barato e utilizado por todos". 
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No ano de 1.895, no dia de seu aniversário de 40 anos, enquanto afiava sua navalha para se barbear, que despertou a idéia... Estava aí um problema para todos os homens da terra que devia ser solucionado.  Parar de afiar a navalha, sentar o fio, mudar o conceito de manter a estética pessoal por alguma situação mais simples e fácil e sem tantas tralhas e prática. Esse era um mercado imenso e mais que necessário.
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Junto a
Wimas Nickerson, um professor do Instituto Tecnológico Iliamco de Massachusetts - USA, inventor da bomba Pneumática, um gênio da mecânica. Nickerson desenhou as maquinarias necessárias para fabricar as navalhas descartáveis, enquanto King Camp contratava com as indústrias de aço a compra da matéria prima em lâminas de espessura e propriedades de resistência adequada, e mantinha os contatos junto aos banqueiros para o financiamento do empreendimento. 

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O novo sistema de barbear foi patenteado em 1901, originando, no mesmo ano, a empresa American Safety Razor, presidida por King Gillette, que mais tarde deu origem à atual Gillette. O nome da primeira máquina de afeitar, ganhou o nome de: - ''Safety Razor''.
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Os primeiros cinco mil dólares gastaram-se rapidamente.
Em 1903, já sob o controle de John Joyce, foram lançados os primeiros produtos, com um preço de 5 dólares por suporte e 1 dólar por cada pacote de 20 lâminas. "A American Safety Razor vendeu 51 unidades do primeiro e 168 pacotes de lâminas".
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A empresa expandiu rapidamente a sua atividade para o estrangeiro e apostou numa forte promoção da marca em todos os mercados, com campanhas de publicidade muito apelativas. Estava lançado o produto descartável, podendo ser utilizado por todos, simples e barato. 

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Estudando o individualismo do consumidor, apostaram em designers específicos para cada camada de consumidores e deram destaque para o desenvolvimento personalizado, chegando até os mais pudentes, tendo lançado máquinas maciças em: - "Ouro, prata e outros materiais personalizados". O rosto perfeitamente barbeado de King Camp Gillette foi destaque nas propagandas e serviram de apoio as campanhas a nível mundial, estampado em milhões de pacotes de lâminas e caixas de máquinas. King Camp Gillette faleceu em 10 de julho de 1.932.

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A maior demonstração de flexibilidade e força competitiva da Gillette deu-se nos anos 60, quando a rival: - Wilkinson Sword, fundada em 1772 por Henry Nock lançou as primeiras lâminas de aço inoxidável, mais resistentes e duráveis. 

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No entanto, a Gillette prosseguiu a sua estratégia de desenvolvimento de novos produtos, mantendo a liderança com a Gillette Sensor e a Gillette Sensor Excel e apostando nas mulheres peludas, com a Gillette Satin Care for Women.

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Quando a Gillette introduziu o primeiro isqueiro descartável, no início dos anos 70, a Bic desafiou-a com a memorável campanha "Flick my Bic". No final da década, a Gillette acenou a bandeira branca da rendição e retirou o Cricket do mercado.
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Na guerra das máquinas de barbear descartáveis, as armas eram a: - "Gillette Good News e a Bic Shavers". Depois de milhões de dólares gastos em publicidade, cada uma das empresas controlava cerca de metade do mercado. Em 1992, a Bic adquiriu a "Wite-Out Products" para competir com a Liquid Paper, da Gillette.

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