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Não é trabalho do cliente lhe retornar a ligação

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Ninguém retorna as minhas ligações, diz um vendedor: "eu fico o dia inteiro pendurado no telefone, deixando mensagens para os outros, mas ninguém retorna as minhas ligações, o que eu estou fazendo de errado?, completa o inconformado vendedor. Você tem ou conhece alguém que tem esse mesmo problema? Responda para mim as seguintes perguntas:

Você acredita que retornar as ligações é um trabalho do cliente?

Você acredita que encontrar um cliente e dar a ele uma boa razão para fazer negócios com você é um trabalho seu?

Se você respondeu que você acredita que é trabalho do cliente retornar as ligações, está na hora de você voltar para a escola. Em algum momento no passado, aquele que acredita que o cliente deve retornar as ligações, trocou as bolas do que é certo ou errado. Por todos os lados, eu ainda encontro gente que pensa que deixar centenas de mensagens e enviar centenas de e-mails, é estar vendendo. Não é?

Em primeiro lugar, quando você for contatar um cliente, você precisa ter uma ótima razão porque o cliente deve fazer negócios com você. Tenha sempre uma breve descrição do que você faz e de quem você é. Essa descrição deve ser curta e concisa. Menos de 10 segundos. Ter uma ótima razão para o cliente fazer negócios com você é super importante porque encoraja a conversa e mantêm o cliente afastado da tradicional resposta: "muito obrigado, mas nós não estamos precisando de nada nesse momento" (Artigo: Me ligue na semana que vem...).
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Em segundo lugar, conseguir falar com o cliente e se vender para ele, é trabalho seu e não do cliente: quantas ligações você recebe por dia de alguém tentando vender alguma coisa a você? Quantas dessas ligações você já retornou? E mesmo que você não tenha retornado uma ligação, quais são as chances desse vendedor encontrar você realmente disponível? (Artigo: Qual é a melhor hora e dia para fazer prospecção telefônica?).

Portanto, ao invés de ficar ligando, ligando, ligando para clientes, e ficar enviando, enviando e enviando mensagens para clientes que você nunca falou, tente conversar com eles, em horários diferentes, de maneiras diferentes, dentro de um certo número de tentativas. Cinco, Seis, Sete, Quinze... Você define o limite. Se ao atingir esse limite, após tentativas em horários diferentes e com discursos diferentes, e mesmo assim você ainda não conseguiu falar com o cliente, abandone esse cliente e procure por um novo. É muito fácil se prender a tentar fazer negócios com os mesmos clientes e não fazer negócio algum (Artigo: QUAL O PERCENTUAL DE LIGAÇÕES QUE SÃO VENDAS).

Procure contatar pessoas que você nunca conversou antes. Saia da sua zona de conforto! O simples fato de você experimentar falar com novas pessoas todos os dias, faz você se desenvolver como pessoa. Experimente.

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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