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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Em que se parece o futebol às vendas?

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sala dos artigos em vendas

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Todos os dias recebemos informação a respeito de desportistas de diferentes categorias que atingem o sucesso, superam metas que pareciam impossíveis, batem recordes inimagináveis ou, cumprem sonhos desejados por longo, longo tempo, mas... Por que não levar isto ao mundo das vendas?, Por que não converter a cada Vendedor num excelente profissional de alto rendimento?, Por que não transformar a cada Vendedor num verdadeiro jogador de sucesso? (Artigo: quando os VENDEDORES se convertem em assessores).

A seguir apresentamos alguns resultados do "estudo latino americano de Vendas" no qual mostramos alguns resultados destes "Vendedores de sucesso".

ESAMA Consulting analisou mediante a técnica de mystery shopper (cliente incógnito) a 460 Vendedores médios selecionados a esmo e a 40 Vendedores profissionais (aqueles que sempre superam as metas de venda), todos "jogadores" do mercado varejista. Isto é parte do que vimos comparando ambas equipes, se observamos como se comportam os vendedores durante as boas vindas, vemos que:

36% dos vendedores profissionais apresenta-se dando seu nome
27% dos vendedores Médios o faz.
42% dos Vendedores médios mostra predisposição realizando-lhe uma pergunta de abertura adequada quando um cliente entra em contato criando um marco de recebimento conforme, (exemplo: Em que posso ajudá-lo?)
O contrário sucede com os vendedores profissionais onde a grande maioria (71%) demonstra interesse ao cliente ao recebê-lo, gerando um marco mais adequado para o atendimento.

Alguns aspectos que ficaram a luz do estudo: pelo geral se reconhece ao vendedor médio porque começa a falar a respeito de seu produto conhecendo muito pouco do cliente. Isto responde a uma evidente falta de perícia para indagar ou desconhecimento do crucial que resulta ter ou não informação sobre o cliente ao momento de vender. O vendedor que não é Profissional sente que molesta se pergunta muito e tem medo de parecer impertinente ante o cliente, por isso timidamente realiza umas poucas perguntas, que pelo geral são fechadas (só obtêm um sim ou um não) conseguindo com isto muito pouca informação (Artigo: Há algo na proposta que nos impediria seguir avançando?).
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É muito atraente a falta de consideração que tem hoje em dia a Indagação entre a grande maioria dos vendedores, muito poucos têm claro o vital de contar com informação do cliente ou sabem como fazê-lo, aproveitando a oportunidade para aumentar o vínculo com o cliente e gerar uma relação de longo prazo. Os Vendedores profissionais duplicam em efetividade aos médios (23% x 47%). Cerca da metade dos vendedores Médios não apresentam ao cliente benefícios ou vantagens sobre o produto que estão oferecendo, sua explicação se baseia em algumas poucas características. Onde encontramos maior diferença de performance ente ambos grupos é na "tentativa de fechamento"
(Artigo: A síndrome de Estocolmo em vendas...).

46% dos melhores vendedores procuram pró-ativamente concluir a operação nesse mesmo momento.
Ao contrário a grande maioria dos vendedores da média (uns 63%) não faz nenhuma tentativa por conseguir que o cliente fique com o produto nesse momento.
Ao dar a saudação final uns 84% dos melhores vendedores o realiza corretamente.
Enquanto tão só uns 66% dos vendedores da média se despede ficando a disposição do potencial comprador.

PROF. Andrés Frydman

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Andrés Frydman é presidente de ESAMA Consulting, empresa especializada em consultoria para forças externas de venda, com clientes como burguer king,
bank of boston, merck, pfizer, ypf, mastercard, novartis, carrefour entre outros.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR do Prof. Andrés Frydman:

Em que se parece o futebol às vendas?

A vingança do Cliente é silenciosa e eficaz

Por que os vendedores vendem cada vez menos

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