Você
tem um grito de guerra?
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Na batalha pelo mercado as
empresas ganhadoras têm um grito de guerra: "o slogan". Geralmente se
trata de uma frase curta que resume a quinta essência da mensagem
publicitária
(Artigo:
A definição de um slogan matador).
O slogan tem sua
origem na Escócia do século XIV. Quando cada clã começou a ter seu
próprio grito que o identificava no meio da batalha.
Assim, qualquer um de seus
membros podia solicitar ajuda ou dar indicações a seus colegas em pleno
fragor do combate. Por isso, esse grito tinha que reunir algumas
condições
(Artigo:
Como testar a sua
Estratégia de Marketing?).
•
Simples: para que
fosse fácil de entender, inclusive em plena batalha.
•
Original: porque
resultaria muito pouco prático ter o mesmo grito de auxílio que teu
inimigo.
•
Fácil de lembrar:
porque quando estão a ponto de matar-te, é melhor que recordes
facilmente o grito que pode salvar-te.
•
Curto: se era longo
podia acontecer que quem solicitava ajuda no meio do ataque inimigo,
nunca chegasse a completá-lo.
Estas regras, que faz
séculos deviam cumprir os slogans, são igualmente válidas na atualidade.
O slogan deve ser o grito de guerra de sua empresa ou produto, sem
importar o tamanho. Faça o teste, tente recordar as mensagens
publicitárias que recebeu hoje desde primeira hora da manhã. No Jornal,
na TV, no Radio, em out doors ao longo do caminho, nos ônibus, furgões e
caminhões, em lojas, etc. e assim ao longo do dia
(Artigo:
A sua Propaganda
representa a sua Empresa?).
De quais você lembra?
Seguramente entre esses eleitos se encontram os que têm bons
slogans, que cumprem com as mesmas condições que aqueles gritos de
guerra do século XIV: "curtos, simples, fáceis de recordar e
originais".
Por isso, também precisa
ter seu grito de guerra. Porque é fundamental em suas campanhas
publicitárias, mas também em toda a comunicação empresarial. Por isso,
lembre de incorporar o slogan em seus cartões de visita e no resto da
papelaria, na rotulação dos locais e veículos e no web site. Servirá
para dar a conhecer novas empresas, organizações, produtos ou serviços;
para reforçar as marcas já existentes e para dar um novo impulso a sua
empresa ou organização, seja uma multinacional ou uma pequena empresa
(Artigo:
VALE A PENA DISTRIBUIR
PANFLETOS NA RUA?).
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prof. Churba Portillo
Comunicação e Publicidade
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