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Você tem um grito de guerra?

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Na batalha pelo mercado as empresas ganhadoras têm um grito de guerra: "o slogan". Geralmente se trata de uma frase curta que resume a quinta essência da mensagem publicitária (Artigo: A definição de um slogan matador).

O slogan tem sua origem na Escócia do século XIV. Quando cada clã começou a ter seu próprio grito que o identificava no meio da batalha.

Assim, qualquer um de seus membros podia solicitar ajuda ou dar indicações a seus colegas em pleno fragor do combate. Por isso, esse grito tinha que reunir algumas condições (Artigo: Como testar a sua Estratégia de Marketing?).

Simples: para que fosse fácil de entender, inclusive em plena batalha.

Original: porque resultaria muito pouco prático ter o mesmo grito de auxílio que teu inimigo.
Fácil de lembrar: porque quando estão a ponto de matar-te, é melhor que recordes facilmente o grito que pode salvar-te.

Curto: se era longo podia acontecer que quem solicitava ajuda no meio do ataque inimigo, nunca chegasse a completá-lo.

Estas regras, que faz séculos deviam cumprir os slogans, são igualmente válidas na atualidade. O slogan deve ser o grito de guerra de sua empresa ou produto, sem importar o tamanho. Faça o teste, tente recordar as mensagens publicitárias que recebeu hoje desde primeira hora da manhã. No Jornal, na TV, no Radio, em out doors ao longo do caminho, nos ônibus, furgões e caminhões, em lojas, etc. e assim ao longo do dia (Artigo: A sua Propaganda representa a sua Empresa?).

De quais você lembra? Seguramente entre esses eleitos se encontram os que têm bons slogans, que cumprem com as mesmas condições que aqueles gritos de guerra do século XIV: "curtos, simples, fáceis de recordar e originais".

Por isso, também precisa ter seu grito de guerra. Porque é fundamental em suas campanhas publicitárias, mas também em toda a comunicação empresarial. Por isso, lembre de incorporar o slogan em seus cartões de visita e no resto da papelaria, na rotulação dos locais e veículos e no web site. Servirá para dar a conhecer novas empresas, organizações, produtos ou serviços; para reforçar as marcas já existentes e para dar um novo impulso a sua empresa ou organização, seja uma multinacional ou uma pequena empresa (Artigo: VALE A PENA DISTRIBUIR PANFLETOS NA RUA?).

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prof. Churba Portillo
Comunicação e Publicidade

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