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Como fugir da guerra de preços

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A guerra de preços é um dos fenômenos mais destrutivos que um mercado pode sofrer. Quando ocorrem, as margens de todas as empresas que intervêm, viram vinagre. O estudo da Colúmbia Business School ensina algumas táticas para iludir o desastre. Vejamos esta história... Numa tarde ensolarada, um ambicioso empreendedor olha para a rua de sua janela. Centenas de pedestres vão e vêm. Muitos se sentam para tomar algo na cafeteria da esquina (ARTIGO: Uma guerra de preços termina com muitas cruzes!).

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Todas as mesas estão cheias. Nem lerdo nem preguiçoso, o empresário se diz: neste mercado há lugar para mais um. Um mês mais tarde, abre sua própria cafeteria. O competidor estabelecido se sente ameaçado e baixa seus preços. O novo ingressante o imita. O resultado: guerra de preços. Todos perdem (menos os consumidores). Isto assim não vai dar mais, diz-se nosso sagaz empresário (ARTIGO: Sistemas de alerta preventiva).

Como posso capturar uma porção do mercado sem causar uma guerra de preços?: a resposta se encontra no artigo: "When does competition lead to higher prices", da Colúmbia Business School. Através de um modelo baseado na teoria dos jogos, o professor Michael H. Riordan, Phd em economia, estuda as reações das empresas estabelecidas ante o rendimento de um novo competidor. Num mercado onde os clientes têm preferências relativamente homogêneas, o resultado quase inevitável de um aumento da oferta de produtos indiferenciados é a temida guerra de preços. No entanto, o estudo de Colúmbia mostra que, existe uma solução. Voltemos ao caso das cafeterias. Nosso empresário aprendeu a lição. Agora, decide uma mudança de estratégia e transforma sua cafeteria num casa de chá (ARTIGO: A diferenciação é a chave para evitar a guerra de preços).

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Que acontece?: os amantes do café vão na cafeteria defronte. Mas aqueles que preferem o chá elegem seu local. Desta forma, reduz-se a intensidade competitiva e ambos negócios podem subir seus preços. O mercado se segmentou. Assim, adverte o estudo de Colúmbia, a entrada exitosa num mercado se resume na capacidade de criar produtos diferenciados. Portanto, antes de decidir o rendimento, é importante averiguar se existem clientes dispostos a pagar um plus por um produto diferenciado, neste caso, por uma variedade de chá premium (ARTIGO: A estratégia de preços do Ipad).

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esse é seu mercado?: se existem estes clientes, ali há uma oportunidade para aproveitar através da segmentação. No entanto, a história não termina ali. Se a estratégia resulta exitosa, pode sobrevir uma nova guerra de preços. Imaginemos que a maioria dos consumidores elege o chá premium. Como reage o dono da cafeteria? Possivelmente, decida transformar seu negócio numa casa de chá. E se volta ao ponto inicial, onde novamente sobrevoa o fantasma da guerra de preços (ARTIGO: Como influi a percepção de preços nos clientes?).

Em definitivo, adverte o estudo de Colúmbia, a única forma de manter-se a salvo de uma fatídica guerra é através de uma inovação constante, que situe à empresa sempre um passo adiante da concorrência.

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Prof. Michael Riordan

CBS - Colúmbia Business School

Biblioteca exclusiva da CBS - Colúmbia Business School

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A Columbia Business School (CBS) é a escola de negócios da Columbia University, na cidade de Manhattan, Nova York. Fundada em 1916, a Columbia Business School é uma das mais antigas escolas de negócios do mundo e uma das seis escolas de negócios da Ivy League e está entre as mais seletivas das melhores escolas de negócios. A escola pertence ao grupo dos Magníficos Sete (M7) de escolas de negócios de elite que se reconhecem como pares, consistindo de Chicago (Booth), Columbia, Harvard, Northwestern (Kellogg), MIT (Sloan), Stanford e Penn (Wharton).

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Outros excelentes artigos traduzidos e editados pelo Jornal SDR, da CBS -Colúmbia Business School:

Como fugir da guerra de preços

Psicologia, Marketing e Estímulos

A formiguinha entrou no mercado do elefante

Um segredo para captar clientes entre as gôndolas

A diferenciação é a chave para evitar a guerra de preços

O preço justo, para o cliente certo, no momento adequado

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