.

SDR - Software de representação Comercial, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Cada produto tem um consumidor certo

.

SALA DE ARTIGOS DE Analises de mercado

.

A segmentação de mercado: Um produto ou serviço específico nem sempre é atraente para todos os consumidores, mais ainda se tem em conta o grande de número de compradores que há num mercado e que cada um deles representa expectativas, esperanças e necessidades diferentes (ARTIGO: Seu objetivo é vender mais ou vender melhor?).
.
Cada pessoa é um consumidor potencial, você o é, eu o sou, todos o somos, de que?: Você por exemplo, se está lendo este artigo, de informação, eu também tive que consumir informação para poder escrevê-lo, teu vizinho é consumidor de lap top, teu parente consumidor de celular, tua amiga consumidora de roupa, etc. Por esta razão as empresas têm a necessidade de identificar as partes mais atraentes de seus mercados. Em épocas passadas as empresas promoviam seus produtos em massa, tinha relativamente poucas empresas e pouca concorrência, mas hoje em dia, a concorrência é bem mais aguda, o número de empresas cresce exponencialmente e os consumidores são mais exigentes, estes fatores, entre outros, obrigam às empresas a especializar-se, a procurar seu lugar no mercado e a produzir pensando no cliente e em sua satisfação (ARTIGO: behavioral targeting é Tendência dos anunciantes).

.

A segmentação do mercado de consumo consiste em dividir um mercado em grupos diferentes de compradores que poderiam precisar produtos ou misturas de marketing diferentes. Por exemplo, o mercado dos cereais divide-se em vários grupos, você seria o das pessoas que comem o cereal procurando principalmente a nutrição, outros procurarão o sabor, outros uma mistura das duas, outros uma digestão sã, outros para ter energia nos esportes (ARTIGO: Segmentação de Mercado, Onde tudo começa).

Para cada um destes grupos as empresas fabricantes desenvolveram diferentes produtos, os doces e achocolatados para aqueles que preferem o sabor, os que contêm mais fibra para quem procuram uma sã digestão, os que contêm maiores componentes nutricionais (vitaminas, proteínas...) para quem procuram uma melhor nutrição, para quem procura reforço energético para as práticas esportivas, etc...

Enquanto, geralmente os mercados se segmentam sob uns critérios básicos (o nível de rendimentos, a idade, o sexo, a ocupação ou o lugar de residência), não há uma única forma que sirva para segmentar qualquer mercado, as diferentes variáveis se devem examinar e misturar, para determinar quais serão verdadeiramente valiosas à hora de segmentar o mercado. As variáveis mais usadas são:

Geográficas: País, cidade, região, comunidade, bairro, clima, tamanho da cidade, ETC.
Demográficas: Idade, sexo, núcleo familiar, rendimentos, ocupação, educação, raça, religião, estado civil, nacionalidade, ETC.
Psicográficas: Classe social, estilo de vida, personalidade, ETC.

Comportamentais: Atitude para o produto, taxa de compra, ocasião de compra, benefícios procurados, ETC.

Falemos um pouco de cada uma:

Segmentação Geográfica: Divisão do mercado em diferentes unidades geográficas, nação, estado, cidade, bairro... As empresas, geralmente, operam em determinadas áreas geográficas e mesmo que com a internet possam chegar a todo mundo, empresas como Google e Yahoo! segmentam os mercados de tal maneira que: existe Google USA e Google Brasil e Yahoo USA e Yahoo Brasil por exemplo, devido a que os costumes das pessoas mudam de região para região, de país em país, de cidade em cidade...

.

Segmentação Demográfica: Divide o mercado em grupos com base em variáveis demográficas. É a mais popular das segmentações e é a forma mais fácil de diferenciar os grupos de consumidores, já que as preferências, com freqüência, estão muito relacionadas com estas variáveis. Um exemplo de segmentação demográfica é o mercado dos automóveis, onde há várias gamas que atacam diferentes segmentos de mercado, segundo seu nível de rendimentos. Renault, por exemplo, produz carros das três gamas, gama alta para pessoas com altos rendimentos, gama média para rendimentos médios e gama baixa para rendimentos médios (ARTIGO: PRICING: SEGMENTAÇÃO POR PREÇOS).

.

Segmentação Psicográfica: Divide aos consumidores em diferentes grupos com base em sua classe social, seu estilo de vida ou as características de sua personalidade. O exemplo dos carros Renault nos pode servir também neste caso. Um Renault Fluence ataca ao segmento de pessoas que além de ter altos rendimentos, levam uma vida executiva, não são pessoas que tenham que transitar por caminhos difíceis ou viajem continuamente ao campo. Um Renault Stepway, por exemplo, pode ser direcionado à pessoas com um estilo de vida familiar, que saem com seus filhos no mesmo auto a dar um passeio. Um Renault Clio ataca o segmento de pessoas solteiras, com um ritmo de vida mais juvenil, que não têm famílias grandes e no máximo são casados (ARTIGO: Geo-marketing: quem compra onde?).

.

Segmentação Comportamental: Divisão dos compradores com base na ocasião, seus conhecimentos, atitude, uso ou resposta a um produto. Um exemplo de ocasião de compra, os móveis do lar, sua compra se apresenta pelo geral quando um casal se casa, quando se espera um novo membro na família, quando o pequeno cresceu o suficiente para abandonar seu berço ou quando os usados se deterioram, não é usual que uma família mude as camas anualmente. A segmentação de mercados industriais se pode realizar com base em muitas das variáveis utilizadas nos mercados de consumo, pode-se segmentar geograficamente ou por variáveis de conduta, por exemplo. As formas mais comuns nas que segmentam os mercados industriais são: por meio dos usuários finais e pelo tamanho do cliente. Para que a segmentação seja útil, deve apresentar as seguintes características:

mensurabilidade, o grau em que possa medir-se a variável de segmentação;

acessibilidade, o grau ao que se possa atingir e servir efetivamente os diferentes segmentos;

sustanciabilidade, grau em que os segmentos são o suficientemente grandes e lucrativos, e

acionamento, o grau em que seja possível formular programas eficazes para atrair e servir aos segmentos.

Condições Mínimas: Se todos os compradores de um mesmo produto compram as mesmas quantidades semanalmente, consideram que todas as marcas desse produto são iguais e querem pagar o mesmo preço, esse mercado seria minimamente segmentável.

artigo recomendado:

.

Quer ser estrategista de negócios? Estude demografia!

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA. - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 - DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 - sala 03 - Petrópolis - Porto Alegre (RS) - BRASIL - cep: 90460-130

.

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

Resolução mínima de 800x600 © Copyright - SDR