1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Lealdade se obtém com boa prestação de serviço e imagem

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artigos de fidelização  -  Estudos, Pesquisas e Estatísticas  -  artigos de marketing

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Um estudo realizado pela organização alemã Der emotionale Entscheider descobriu que a fidelidade dos clientes depende não só da boa prestação do serviço, senão também da imagem que projetam as empresas e seus vendedores. A pesquisa analisa os fatores emocionais que influem na decisão de compra. O estudo faz parte do ExBa - Barômetro da Excelência, realizado pelo instituto Forum! Estudos de Mercado e a Deutsche Gesellschaft für Qualität - Associação Alemã pela Qualidade (Artigo: Que vendemos, a quem vendemos, por que vendemos?).

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O estudo estabelece uma lista das expectativas que têm os clientes com respeito à imagem dos vendedores que representam os fornecedores: "devem ser organizados, exitosos, ser competentes, simpáticos, inovadores e confiáveis". Os critérios principais de seleção do comercial de um fornecedor por parte dos clientes são:

Qualidade do produto/serviço (69%)

Relação preço / condições (60%)

Organização e serviços (38%)

Proximidade geográfica / familiaridade (23%)

Capacidade de inovação e a imagem / marca são menos influentes, com 7% em média.

No entanto se observa que nas grandes empresas, com mais de 500 funcionários, o fator inovação cobra mais importância do que a proximidade geográfica, atingindo 21%.

Mas no que se refere ao assentamento da relação emocional cliente-empresa, a imagem cobra maior importância ao ser mencionada como fator decisivo por 30% dos entrevistados.

E mais decisiva ainda resulta a satisfação na transação, assinalada por 70% dos conferidos.

O estudo detecta déficit em valores de simpatia e sucesso percebido, carências que afetam negativamente a imagem da empresa e provoca baixa conexão emocional cliente-empresa. Um de cada três clientes se declara muito satisfeito com o serviço prestado, mas sentem-se pouco unidos emocionalmente à empresa. Isto mostra que uma boa oferta de outro fornecedor pode arrebatar clientes a uma empresa (Artigo: quando os VENDEDORES se convertem em assessores).

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Dobrar as vendas é simples

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