1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Perder um cliente significa mais do que perder uma venda

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artigos de sistemas e CRM  -  artigos de vendas  -  artigos de representação

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Significa perder todas as compras e recomendações que o cliente poderia fazer durante sua vida... Todo dia Fulano acorda e pensa: se hoje não conseguir contatar os clientes antes que Mengano vou perder a venda e minhas comissões vão despencar... Todo dia Mengano acorda pensando, se hoje não conseguir contatar os clientes antes do Fulano, vou perder a venda e minhas comissões vão se estatelar... Não importa se você é Fulano ou Mengano, o que importa sim, é que você contate seus clientes antes que seu concorrente o faça, para não perder a venda e evitar que suas comissões sejam depositadas na conta do seu concorrente! (Artigo: A Regra de Ouro).

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A administração comercial não está se desempenhando com eficácia na maioria dos escritórios de vendas. De todas as tarefas que realiza um vendedor, a mais importante deveria ser o tempo que dedica ao cliente numa entrevista de vendas. No entanto, só uns 20% do tempo disponível dos vendedores se dedica à atividade direta com os possíveis compradores. Ainda que a percentagem varia muito em função dos segmentos de mercado e das culturas empresariais, os resultados da enquête são, em geral, desalentadores e põem em dúvida a eficácia real da força de vendas de muitas industrias e empresas (Artigo: não consegue seu OBJETIVO MENSAL DE VENDAS?).

40% dos compradores crê que a freqüência das visitas que recebem dos vendedores é inapropriada.

Para conseguir 10% das vendas com novos clientes, os vendedores dedicam 44% do tempo à prospecção.

30% das visitas que realizam é a empresas que já são clientes e para conseguir um interlocutor válido, precisam falar com 3 pessoas.

Para crescer e ganhar quota de mercado, as industrias e empresas deverão reconhecer o valor da força de vendas. Sairão ganhando, já que uma venda mais operativa e eficiente pode trazer melhoras de resultados mensuráveis em algumas semanas. Lamentavelmente, os comandantes não conhecem todo o potencial de sua força de vendas e o cliente também não. Inclusive, na maioria das ocasiões, o próprio vendedor não acredita em seu potencial. Terá que motivá-lo para que assuma o verdadeiro papel da venda, que não é o de "administrativo" mas de "solucionador" de problemas (Artigo: Que fazer com aquele vendedor topetudo, rebelde, arrogante?).
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O vendedor é a pessoa que melhor conhece o cliente e quem melhor pode solucionar-lhe seus problemas. Ademais, o tempo que dedicam à venda não costuma estar gerido eficazmente, segundo os dados que maneja esta consultora, que põe como exemplo que um vendedor que faz 30 mil quilômetros ao ano passa o 42% de seu tempo em carro, com o que não se dedica muito a vender. De acordo com Mercuri International existem dois tipos de vendedores:

Por uma parte, estão os que dedicam muito tempo ao cliente, mas pouco à venda. Investem 150 dias ao contato com o cliente, mas não vendem porque estão ocupados realizando tarefas que realmente não lhes correspondem, como a logística do serviço. Nestas organizações, o vendedor assume o papel de apaga fogos.
Por outra parte, estão os vendedores que consomem praticamente todo seu tempo em tramitar a burocracia interna, a burocracia, assistir a convenções ou enviar relatórios de vendas, mas dedicam muito pouco tempo ao contato direto com o cliente (Artigo: Por que os vendedores vendem cada vez menos).

Prof. Eric Kircher

diretor geral de Mercuri Internacional

consultoria especializada em vendas e marketing

 

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Eric Kircher:

As vendas são uma mistura de arte e ciência

Os vendedores mal dedicam 20% ao contato com clientes

Perder um cliente significa mais do que perder uma venda

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