1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

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Fundamentos da técnica de vendas Solution Selling (A)

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Sala dos artigos de Vendas

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Solution Selling (venda de soluções) é uma ferramenta de marketing que se utilizou durante os últimos 10 anos e que permite às empresas fazer de sua "forma de comercializar" uma vantagem competitiva, como pode sê-lo o próprio produto ou serviço. Quando um produto ou serviço é difícil de descrever, é intangível, tem um ciclo de comercialização longo, ou é caro, resulta difícil de comercializar. Em situações como estas, as técnicas comerciais convencionais não servem de muito e inclusive algumas vezes obstruem o processo comercial e não ajudam a construir vínculos com o cliente (artigo: Gerir Canais e Fabricar Oportunidades).

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Atualmente os vendedores contam com a informação e experiência necessária para comercializar exitosamente. No entanto, ainda existe uma distância considerável entre compradores e vendedores. Por vendedores nos referimos a representantes, pessoas de marketing, vendas, CEO’s, CFO’s, em general, todo aquele que esteja em contato com o cliente  (artigo: Como identificar potenciais compradores?).

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Solution Selling é uma ferramenta excelente que os vendedores utilizam para integrar o conhecimento que têm de seus produtos e serviços com o conhecimento que têm dos compradores. Por meio deste programa as empresas podem conseguir diferenciar-se de seus competidores e alinhar-se com o comprador. Através de Solution Selling, os vendedores podem conseguir os seguintes benefícios:

Diferenciar-se de sua concorrência e eliminar estereótipos comerciais negativos através de uma mudança em sua forma de comercializar.
Gerar novos negócios (novos clientes) ao aprender a influenciar, negociar e ganhar poder nesta negociação.
Sincronizar suas táticas comerciais com o ciclo de compra do cliente potencial e fazer que estes façam decisões de compra positivas.
Motivar ao cliente potencial a realizar ações, ajudando-o a ver-se a si mesmo resolvendo seus próprios problemas ao usar seu produto ou serviço.
Tomar controle da situação e conseguir a venda, inclusive quando a concorrência já está presente.
Fechar um negócio com segurança em si mesmo, sem ser submetido a uma alta pressão.
Controlar o custo da comercialização e fazer uma estimativa mais exata das vendas e rendimentos.
Reduzir a curva de aprendizagem dos novos vendedores ou dos novos produtos e/ou serviços.

Conceitos Prévios: para poder entender as ferramentas estratégicas do Solution Selling é necessário ter claro certos conceitos do processo comercial:

Fluxo de transações entre comprador e o vendedor: o vendedor consegue alinhar seu conhecimento e habilidade de comercializar com o nível de necessidade do comprador através do conhecimento que tem da situação, isto é, conhecendo como opera seu comprador potencial e daí quais das habilidades que oferece coincidem, numa situação específica, com as do comprador.
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Compradores e vendedores: os vendedores sobressalentes contam com a habilidade de construir relações de forma intuitiva. Isto quer dizer que têm a capacidade de escutar e de transmitir sinceridade desde o primeiro contato. A sinceridade transmitida e a competência do vendedor se transformam em confiança (artigo: A apresentação na venda representa 90% do fechamento).
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Uma solução equivale a uma visão de ação por parte do comprador: o comprador elege um vendedor que seja capaz de dar-lhe a sensação de poder, sentir-se no controle de seu problema, da compra que realiza para solucionar esse problema e da solução em si. Em definitivo, o profissional é o que pode oferecer ao comprador uma visão da solução a seu problema, isto é, o comprador tem uma clara imagem de quem realizará que ação, em que momento (quando), através (como) da habilidade do vendedor. Quando o comprador atinge esta visão, o seguinte passo lógico será o de realizar a ação. Portanto, o próximo passo natural no ciclo de compra será o da negociação de preço e condições de venda.
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Diagnosticar antes de prescrever: um erro natural nos vendedores é o da impaciência. Uma vez que conhecem a solução não demoram em dá-la a conhecer, embaralhando ao comprador com argumentos que só conseguem confundí-lo sem permitir-lhe obter a visão da solução. O vendedor experiente sabe ser paciente, fazer as perguntas adequadas, faz um diagnóstico metódico do problema, e passo a passo, trabalha conjuntamente com o comprador em construir uma visão de solução ao problema (artigo: a aproximação de diagnóstico).
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Poder do comprador e do vendedor: o poder de ambos profissionais é importante, e, portanto nenhum deve tirar poder ao outro. Um comprador quererá sempre negociar com aquele vendedor que demonstre ter o total controle nas decisões em seu processo da comercialização. A linguagem tem aqui um papel sumamente importante. Palavras como: "talvez", "poderíamos ser capazes de..." restam poder ao vendedor. Expressam que este não está em capacidade de dar todas as respostas necessárias.
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Não fechar a venda antes que seja o momento de fechá-la: muitos vendedores caem no erro de querer apressar o fechamento de uma comercialização antes de tempo. Este erro não é só do vendedor senão também da gerência, que muitas vezes pressiona para que seus vendedores mostrem resultados imediatos. O processo comercial tem um papel determinante, e é o que pode marcar a diferença, especialmente ao comercializar produtos intangíveis, "commodities" ou quando o comprador é inexperiente. Outro conceito importante aqui é o da "COMERCIALIZAÇÃO DE SOLUÇÃO" que implica que o vendedor deve acreditar em que a solução oferecida e o comprador deve sentir-se a vontade com o processo de compra bem como deve sentir que suas expectativas são satisfeitas.

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PROF. Carlos Jordana

merk2 consultoria

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sócio diretor da consultora merk2. Conta com uma experiência

de 15 anos em consultoria de negócios e formação de diretores.

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