1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

.

Um dilema: vender agora ou esperar?

.

sala dos artigos de gerenciamento

.

Você administra as reservas de um hotel médio e deve decidir a política comercial para vender a disponibilidade de quartos para o dia 24 de dezembro. Por enquanto até esta data, tem ainda 50 suítes de casal disponíveis. Um atacadista de turismo o chama e lhe solicita 30 dessas habitações, a um preço de 400 reais cada uma. É uma proposta tentadora. Ter garantido mais de 60% de ocupação com alguns dias de antecipação parece um bom negócio (Artigo: Baixa Temporada: algumas pautas para gerir negócios estacionais).

.

Não obstante, a resposta não é tão simples: não conviria talvez esperar a clientes que chegariam mais adiante e que pagariam bem mais? Claro, o preço de balcão da habitação dupla para os passageiros walk-in (os que reservam por sua própria conta) é de 600 reais. O problema é que estes passageiros concretizam sua reserva com menor antecipação. Então, você corre o risco de terminar com habitações vazias o 24 de dezembro, quando poderia tê-las vendido a 400 reais (Artigo: O valor dos resultados na fixação de preços).

A pergunta se apresenta da seguinte forma: quantas habitações "manter em reserva" para depois, esperando aos clientes walk-in que contribuirão um maior benefício?

Este é o problema básico da disciplina de gestão conhecida como "revenue management" (originalmente, yield management ou gerenciamento de receitas). Em termos formais: Como gerir a capacidade perecível (em nosso exemplo, a data de caducidade é o 24/12), aproveitando a segmentação do mercado via discriminação de preços? Em geral, o dilema que se trata de resolver é semelhante ao caso descrito: vender agora a um preço baixo ou esperar a vender a um preço mais alto ainda correndo o risco de perder a venda (Artigo: Vender mais ou Vender melhor?).

A resposta não é simples: para responder estas perguntas se requer um estudo de prognóstico de demanda baseado em informação histórica. A melhor estratégia comercial consiste em "manter em reserva" uma quantidade estratégica de suítes para os walk-in (Artigo: Vendendo mais e melhor com up selling e cross selling).

.

Mas, quantas habitações?: isso dependerá da distribuição estatística da demanda e da relação ante os preços pautados (neste caso, de 400 e a 600). Suponhamos que esse número é 27 para nosso exemplo. Isto é, o gerente do hotel "se guarda" 27 habitações para clientes walk-in. Claro, se tivesse mais demanda walk-in que 27 habitações, sempre estaríamos dispostos a aceitá-la. O que estamos dizendo é: no máximo venderemos "50-27 = 23 suítes" aos operadores turísticos. Como é de esperar, o número de habitações a "manter em reserva" dependerá da capacidade remanente, e do tempo restante até a data de caducidade (Artigo: a que estratégia recorrer: descontos ou benefícios).

O caso do hotel é similar à venda de passagens de linhas aéreas comerciais, onde ainda dentro da linha econômica podem coexistir mais de 10 tarifas diferentes, e onde a disponibilidade dessas tarifas vai variando à medida que decorre o tempo e os assentos se vão vendendo. Em geral, os passageiros mais sensíveis ao preço são os que concretizam sua reserva com suficiente antecipação.

Então, a pergunta é: quantos assentos bloquear para os passageiros que estariam dispostos a pagar mais, mas que chegarão depois? Similar também é o caso da venda de segundos de publicidade em rádio e televisão, onde há espaços que podem comprometer-se a um cliente com uma periodicidade pautada num horizonte de tempo circunscrito, por exemplo, 15 segundos todas as manhãs entre as 10 e as 11hs, durante um semestre, e espaços que se reservam a contratos de curto alcance, cujo segundo em geral tem um preço bem maior. Os exemplos de aplicações são infinitos, basta que pense e possa aplicar em seu segmento (Artigo: behavioral targeting é Tendência dos anunciantes).

Em resumo, se estamos frente a uma situação comercial com capacidade circunscrita e perecível, em geral com um custo fixo alto e um custo marginal baixo, e onde "vender agora ou esperar" é a disjuntiva, os métodos quantitativos desenvolvidos pelo revenue management brindam uma resposta acabada ao problema da maximização de rendimentos.

.

prof. Gustavo Vulcano

.

investigador da Leonard Stern School of Business, New York University, U.S.A.;

e da escola de negócios da univ. Torcuato di Tella - Buenos Aires, Argentina.  gvulcano@utdt.edu

outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do prof. gustavo vulcano:

Por que teremos que esperar tanto?

Um dilema: Vender agora ou esperar?

Fazer fila numa farmácia é o mesmo que em Disney?

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR