1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

.

CUIDADO COM A MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA

.

Sala dos artigos de Psicologia Comercial

.

O psicólogo Bertram Forer (Wikipédia) descobriu que as pessoas tendem a aceitar descrições pessoais vazias e gerais como excepcionalmente aplicáveis a eles mesmos sem dar-se conta que a mesma descrição poderia ser aplicada a qualquer um. Precisamos assim ter consciência de que esse conhecimento em mãos de algumas pessoas pouco éticas, pode tornar-se uma arma perfeita para obter resultados pessoais em detrimento dos demais (Artigo: Que podemos saber do cliente com a grafologia?).
 

Considere o seguinte como se lhe fosse apresentado como uma avaliação de sua personalidade:

.Tem uma considerável capacidade que não usa em benefício próprio?

.Algumas de suas aspirações tendem a ser um tanto como fantasiosas?

.Acha desaconselhável agir com franqueza, para os demais não lhe julgar?

.Às vezes tem sérias dúvidas se fez o correto ou se tomou a decisão certa?

.Tem necessidade de agradar e ser admirada/o, e com tudo tende a criticar-se?

.Aparenta disciplina e auto-controle exteriormente, mas interiormente é diferente?
.Mesmo com algumas debilidades de personalidade, geralmente é capaz de compensá-las?
.Às vezes é extrovertido, afável, e sociável, enquanto outras vezes é introvertido, cauteloso, e reservado?

.Se recrimina por pensar de forma independente, e não aceita as afirmações de outros sem provas satisfatórias?

O psicólogo Forer deu um teste de personalidade a seus estudantes, ignorou suas respostas, e deu a cada um a avaliação anterior. Pediu-lhes que a avaliassem de 0 a 5, com "5" significando que o receptor sentiu a avaliação como "excelente" e "4" significando que a valorização foi "boa". A média de valorização da classe foi de 4.26. Isto foi em 1948. A prova foi repetida centenas de vezes com estudantes de psicologia e a média ainda está ao redor de 4.2. Em conclusão, Forer convenceu à pessoa de que podia ler exitosamente seu caráter (Artigo: O que a caligrafia diz sobre sua personalidade).

.

Sua exatidão assombrou a seus estudantes, ainda que suas análises de personalidade foram tirados da coluna astrológica de um jornal sem tomar em conta seus signos solares. O Efeito Forer é também conhecido como efeito da validação subjetiva ou efeito da validação pessoal e ele ocorre quando a mente foca a sua atenção nas evidências que tendem a provar aquilo que deseja acreditar, ignorando as demais evidências que tendem a comprovar o contrário. O efeito Forer parece explicar, pelo menos em parte, por que tanta gente pensa que as pseudociências funcionam:

Astrologia, astroterapia, biorritmos, cartomância, quiromância, eneagramas, adivinhação, grafologia, etc., parecem trabalhar porque aparentemente proporcionam análises acertadas da personalidade. Os estudos científicos dessas pseudociências demonstram que não são ferramentas válidas de avaliação da personalidade, no entanto cada uma tem muitos clientes satisfeitos que estão convictos de que são exatas. Com tudo, a multidão de avaliações pessoais ou subjetivas de tais pseudociências não são de relevância para sua exatidão.

A explicação mais comum dada para responder ao efeito Forer é em termos de esperança, pensamento desejoso, vaidade e a tendência de tratar de fazer a experiência algo fora do comum, conquanto a explicação do próprio Forer foi em termos de credulidade humana. A pessoa tende a aceitar afirmações a respeito deles mesmos em proporção a seu desejo de que as afirmações sejam verdade mais do que em proporção à exatidão empírica das afirmações medidas por algum padrão não subjetivo. Tendemos a aceitar declarações questionáveis e até falsas a respeito de nós mesmos, se as estimamos positivas ou o suficientemente reveladoras. Freqüentemente daremos muitas interpretações liberais a afirmações vazias ou inconsistentes a respeito de nós mesmos com o propósito de fazer que façam sentido tais afirmações (Artigo: CUIDADO: OS MOVIMENTOS NOS DELATAM).

As pessoas que procuram assessoria de psíquicos, médiuns, adivinhos, leitores da mente, grafólogos, etc., com freqüência ignorarão as afirmações falsas ou questionáveis, em muitos casos, por suas próprias palavras ou ações, fornecerão a maior parte da informação que erroneamente lhe atribuem ao conselheiro pseudocientífico. Muitos de tais sujeitos com freqüência sentem que os conselheiros lhes proporcionaram informação profunda e pessoal. Não obstante, tal validação subjetiva é de pouco valor científico.

ARTIGO RECOMENDADO:

.

A linguagem corporal nas vendas

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR