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A confiança entre fornecedor e cliente é boa (mas nem tanto)

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SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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A teoria convencional do management sustenta que estabelecer sólidas relações entre clientes e fornecedores resulta em menores custos de transação. Não obstante, demasiada confiança pode ser arriscada para o cliente... As relações de confiança entre fornecedores e clientes constituem um assunto longamente estudado pelos acadêmicos do management. Através do estabelecimento de sólidos vínculos de longo prazo, o comprador obtém um fornecedor seguro onde abastecer-se e o vendedor sabe que tem um cliente relativamente estável (Artigo: Como re-negociar um pedido ou um contrato).

Em termos de "bottom-line" (linha ascendente), isto significa menores custos de transação e maior previsibilidade do fluxo de caixa. Em alguns casos, o aprofundamento dos vínculos inclui intercâmbios de recursos, tecnologia e capacitação para personalizar os insumos e melhorar a eficiência das operações.

Não obstante, adverte uma investigação de HBS - Harvard Business School, a confiança entre fornecedores e clientes tem seu lado escuro e até pode converter-se numa importante restrição para o crescimento do negócio. Para comprovar sua hipótese, o professor com Phd em Economia, Felix Oberholzer-Gee, realizou um estudo de campo com o lançamento de um inovador produto para encanadores denominado TrapGuard. O insumo, concebido para evitar que os gases dos esgotos se filtrem aos lares, era significativamente superior a seus competidores no mercado (Artigo: é rentável pagar a um super para que exiba seus produtos?).
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Os pesquisadores enviaram a quase 600 encanadores da área de Filadélfia um questionário para avaliar o grau de confiança para seus fornecedores. Depois, compararam estes dados com a demanda do TrapGuard por parte de cada cliente. Previsivelmente, os encanadores com maior confiança em seus fornecedores resultavam menos pró-clives a provar o novo produto do que aqueles que mantinham relações mais distantes. Inclusive, recusavam-no nos casos em que o TrapGuard lhes era oferecido gratuitamente a modo de teste (Artigo: a re-negociação de preços com os compradores).

Que conclusões podem extrair-se para as relações entre clientes e fornecedores?: em sua faceta de fornecedor, siga fazendo o que você já sabe. Concentre seus esforços na consolidação dos vínculos com seus clientes. Os laços de confiança constituem uma excelente maneira de impor barreiras primeiramente a novos produtos que poderiam ameaçar sua situação. Em síntese, investir na geração de confiança oferece um retorno positivo em termos da redução das pressões competitivas do mercado (Artigo: A promessa da marca).

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Pelo contrário, em sua faceta de cliente, tenha cuidado. As relações de confiança com os fornecedores podem ser úteis no curto prazo obrigando à redução dos custos de transação. Não obstante, no longo prazo, podem converter-se em espadas de duplo fio. Efetivamente, podem fazer que a empresa se torne "cega" ante as novas oportunidades que oferece o mercado para o aproveitamento de insumos mais eficientes ou novas técnicas de produção (Artigo: A TÉCNICA DE RAPEL na negociação EM VENDAS).

Em definitiva, adverte o pesquisador de Harvard, a clave consiste em atingir um delicado equilíbrio entre "confiança e distanciamento". Confiança para reduzir custos de transação e distanciamento para manter a mente aberta ante as novas oportunidades que pudessem ir surgindo no mercado.

HBS - Harvard Business School

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