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Tudo se reduz a vender status

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sala das idéias e marketing  -  sala dos artigos de marketing

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A empresa de consultoria Trendwatching, mantêm uma publicação on-line que detecta tendências de compra para dar pautas a fabricantes e anunciantes e explica, que todos aqueles que tenham algo para vender, deverão lembrar que muita gente procura status:

Numa sociedade tradicional de consumo se entende que todo aquele que consome mais quantidade do melhor, o mais elegante, o mais caro, o mais escasso, pelo geral quer está adquirindo também mais status social.

Quem esteja por traçar uma estratégia ou projetar um novo produto ou serviço para seus clientes, deverá ter isto presente. Porque nas sociedades maduras, onde o consumo está dominado pela abundância, a saturação, as experiências, os mundos virtuais, o individualismo e a participação, pode-se obter status de muitas maneiras, não somente, nem necessariamente acumulando objetos de luxo (Artigo: Podemos predizer o que elegerão os clientes?).

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A publicação fala de diferentes "esferas de status", que compreendem uma série de estilos de vida ou atividades aplicáveis a consumidores que procuram o reconhecimento da sociedade por diferentes caminhos:

Esfera tradicional: o consumo tradicional implica comprar mais e melhores coisas do que os demais consumidores. Esta esfera, longe de desaparecer, seguirá forte, pois há no mundo centenas de milhões de pessoas que seguem querendo consumir mais das melhores marcas. E por mais do que o consumo conspícuo parecesse estar algo relegado nas sociedades de consumo maduro (Artigo: Posicionamento é Sacrifício).

Não há que esquecer às classes médias emergentes no Brasil, China, Índia, Rússia, e o resto dos países emergentes. Com tanta riqueza nova e poder aquisitivo disponível no mundo, não só se pode ganhar dinheiro com a venda de artigos Premium, senão que há uma necessidade constante de redefinir que constitui luxo e daí constitui status nas diferentes sociedades.

Se milhões de pessoas têm acesso aos mesmos artigos Premium, às mesmas marcas Premium, essas ofertas perdem um pouco de seu valor, porque sua razão de ser era oferecer algo que os demais não pudessem ter. A escassez se está tornando menos escassa e a riqueza sempre é relativa. Isso está levando a um "desespero por status" entre todos os que gozam de bem-estar econômico. De maneira que num terreno que se encheu de consumidores de classe média e bom poder aquisitivo, os objetos de luxo tomarão aspectos mais espetaculares e terão custos altos como nunca. Mas antes de chegar a esse nível de "desespero por status" há bastante margem para a inovação dentro da esfera tradicional (Artigo: PRODUZINDO O QUE OS CLIENTES DESEJAM).

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Esfera transitória: esta esfera é atraente para consumidores que procuram experiências mais do que posses permanentes. Consumidores que procuram entretenimento, descobertas, que detestam aborrecer-se, que vão, vêm, alugam e se liberam dos inconvenientes das posses permanentes. São consumidores transitórios...
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Esfera On-line: no mundo virtual, o status social 2.0 gira ao redor com aqueles que nos conectamos e quem se conecta conosco, num estilo algo tribal. Também engloba que quantidade de pessoas vêem as fotos que colocamos na  Internet, ou a quantidade de amigos que temos no Twitter, Instagram ou outras comunidades, ou a habilidade nos videogames e os níveis que dominamos (Artigo: Marcas que vendem status).
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Eco esfera: agora que o meio ambiente definitivamente se instalou na agenda da maioria dos países, e com milhões de consumidores tratando ativamente de dar uma cor cada vez mais verde a sua vida, o status na eco-esfera está aumentando seu valor. Os produtos que não contaminem (como os carros híbridos) se distinguirão dos demais, ainda que custem mais.
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Esfera participativa: especialmente entre os mais jovens, a participação é o novo consumo. Para esses seres criativos, o status se obtém encontrando um público que aprecie o que têm para oferecer, o qual é bastante parecido à forma em que operam as marcas. Então, aqui, os tradicionais "símbolos de status" dão passo às "habilidades de status" (Artigo: quanto mais caro, melhor...).

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Artigo recomendado:

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quanto mais caro, melhor...

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