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Disparadores de compra para aumentar as vendas

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Conseguir que os consumidores associem uma situação da vida cotidiana a uma marca determinada é um segredo para maximizar vendas. Como consegui-lo?: amanhã você tem uma reunião importante e precisa levar uma pasta com informações para sua apresentação. Como assegurar-se de não esquecê-la?

Uma boa alternativa seria deixar a pasta junto à porta. Assim, quando você esteja saindo de sua casa, a verá e lembrará de levá-la. Desta forma, a situação "pasta junto à porta" atua como disparador da conduta: levar a pasta.

Agora bem, adverte um artigo da revista FastCompany, este simples conceito pode extrapolar-se ao mundo do marketing. Através de uma adequada campanha de comunicação, é possível conseguir que os consumidores associem diversas situações de sua vida cotidiana com determinados produtos (Artigo: 90% das pessoas confiam nas mesmas marcas).

Coca-cola, por exemplo, conseguiu vincular sua marca com os dias de calor. Assim, quando um consumidor esteja acalorado, pensará em refrescar-se com uma Coca-cola. As cervejas, por sua vez, insistem com happy hour. Desta forma, uma reunião com amigos serve como disparador para tomar um "pão líquido bem gelado"...

Agora bem, neste marco conceitual se insere uma das campanhas publicitárias mais exitosas da história dos EUA. Em 1993, numa tentativa por aumentar o consumo de leite na América do Norte, a Califórnia Milk Processors Board desenhou a famosíssima campanha: Got Milk? (tem leite?). A idéia, assombrosamente simples, apoiava-se nos: disparadores de conduta (Artigo: marketing olfativo: faça sua empresa cheirar à vendas).

Basicamente, a campanha consistia numa série de spots onde diferentes pessoas em diferentes situações comiam produtos que produziam secura na boca, tipo manteiga de amendoim ou bolachinhas. Depois, ao final do comercial, o personagem olhava tristemente a câmara e aparecia uma lenda que rezava: Got milk? (Artigo: A mudança é inevitável, o crescimento é opcional).

Desta forma, uma dezena de produtos e situações típicas da vida estadunidense se converteram em disparadores de conduta. Cada vez que alguém saboreava uma bolachinha, pensava imediatamente em tomar um copo de leite. À medida que a campanha batia recordes de popularidade, as celebridades locais aceitaram emprestar sua imagem. O ator Harrison Ford, o mago David Copperfield, a atriz Melanie Griffith, a estrela de CNN Larry King e até Bart e Lisa Simpson participaram da promoção (Artigo: Quer impulsionar as vendas de pneus... Invista em turismo!).

Não obstante, além do caso específico desta campanha, a verdade é que a metodologia dos disparadores de compra podem ser uma forma extraordinariamente efetiva de potenciar o reconhecimento de marca e impulsionar as vendas. Efetivamente, imagine que você pudesse associar poderosamente sua marca a algum ato cotidiano como, por exemplo, olhar a hora. Desta forma, com uma campanha criativa, cada vez que alguém olhe seu relógio, uma voz interior dirá: "Que vontades de …"

Fast Company - The future of business

FastCompany é uma revista sobre tecnologia e informação. A FastCompany é uma revista de negócios mensal publicada em formato impresso e on-line, com foco em tecnologia, negócios e design. Publica oito edições impressas por ano. A Fast Company é de propriedade da Mansueto Ventures e está sediada em Nova York, EUA.

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