1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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90% de uma venda é convicção, 10% é persuasão

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sala dos artigos da força de vendas

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Bob Brody recostou-se na cadeira, atordoado. A matriz queria mais 8% de aumento nas vendas da sua divisão nesse ano. Adivinhe quem iria arcar com a meta? Ah, que saudades do tempo em que bastava anunciar uma meta de 10%, espalhá-la por todas as regiões e, depois, esperar que os vendedores de cada região ou linha de produtos a cumprissem. Claro, alguns não conseguiam, mas sempre havia uma turma de mágicos que compensava a diferença (Artigo: Conheça os Rainmakers: os vendedores que fazem chover).

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Hoje em dia, o departamento de compras dos clientes de Bob Brody usa algoritmos (WIKIPÉDIA) para escolher fornecedores, até para compras de rotina; números valem mais que relações pessoais. Em vendas mais complexas, o setor de compras queria soluções integrais, personalizadas. Não havia como alguém fechar um acordo sozinho, por mais futebol que jogasse. Em geral, era preciso uma equipe de especialistas no produto e no setor, sem falar em polpudos incentivos e no pesado apoio do pessoal administrativo (Artigo: A confiança entre fornecedor e cliente é boa, mas nem tanto).

O fato era que Bob estava desnorteado, cedo ou tarde, sabia que teria de encarar essa realidade. Nada no processo de vendas era simples ou previsível como no passado. Um crescimento de 8%? Nem sabia ao certo por onde começar...

Se essa pequena fábula soa familiar, é porque muitos gerentes enfrentam um problema parecido. Nos últimos anos, trabalhamos com desafios do gênero com dezenas de executivos na posição de Bob Brody. Ainda que o mundo a sua volta estivesse mudando, continuavam recebendo metas da alta cúpula e religiosamente pondo mais gente na rua na esperança de que, uma vez mais, um desses mágicos vendedores salvasse a pátria (Artigo: Alto rendimento em vendas).

Até empresas das melhores práticas como a GE lembram do estilo esperançoso que, até recentemente, caracterizava suas iniciativas de vendas... A empresa informava a cada indivíduo sua cota e dizia: Mãos à obra e boa sorte, diz Michael Pilot, da GE, que iniciou a carreira 22 anos atrás como vendedor na empresa e hoje preside a U.S. Equipment Financing, divisão da GE Commercial Finance.

Hoje, a elite dos dirigentes de vendas está mudando drasticamente o modo como lidera a equipe. Está reinventando a abordagem de vendas para responder a novos ambientes de mercado. Está expandindo a lista de possíveis clientes muito além do que seria possível imaginar. Está elevando a produtividade do pessoal (não com a contratação dos indivíduos mais dotados), mas ajudando a equipe atual a vender mais. Com isso, suas empresas crescem a taxas às vezes espantosas (Artigo: O Segredo Mais Bem Guardado do Mundo das Vendas).

A divisão de Pilot (um grande grupo em um setor maduro) somou 300 milhões de dólares em novos negócios (um crescimento orgânico de cerca de 10%) só em 2005, avanço que Pilot atribui especificamente à reinvenção do processo de vendas. A SAP Americas, sob o comando do presidente e gerente-geral Bill McDermott, mais do que dobrou o volume de licenciamento de software em três anos, com alta de 17 pontos na fatia de mercado.

O que esses líderes têm em comum poderia ser chamado de abordagem científica à eficácia da força de vendas? É um método que cerca de sistemas de representação, vendas e serviços a arte de vender, apostando não só no faro e no talento natural para a venda (atributos tradicionais de quem faz chover na seca), mas também em dados, análise, processos, aplicações e ferramentas para alterar as fronteiras do mercado e aumentar a produtividade da força de vendas (Artigo: Vender mais ou Vender melhor?).
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O objetivo não é substituir o professional em vendas milagroso "o rainmaker", mas estreitar o vão entre os 15% ou 20% do topo e o restante da força de vendas. Quem adota bem a tática de incentivar sua força de vendas a administrar de forma informatizada a gestão dos clientes, descobre que, embora até a nata dos representantes se saia melhor, o pessoal com menores resultados comerciais, apresenta dramática melhora, com saltos de produtividade de 200%
(Artigo: Por que não cumpri a quota este mês).

Isso reforça o desempenho de toda a equipe e reduz a despesa da empresa com a contratação de novos vendedores. Certos defensores da abordagem de incentivar a informatização dos escritórios de seus representantes, viram as vendas médias por representante subirem até 50% em dois ou três anos, embora a maioria dos ganhos se concentre na casa dos 30%.

Dificilmente um novo Arthur Miller escreveria uma peça sobre os praticantes do novo método; o drama está nos resultados, não nos detalhes. Mas, se o futuro da atividade empresarial é fazer as coisas intencionalmente, e não por acaso, como disse um dirigente de vendas, a nova ciência talvez seja o novo requisito para homens e mulheres incumbidos de gerar a receita da empresa.

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Profª. Dianne Ledingham, Prof. Mark Kovac e Profª. Heidi Locke Simon

HBS- Harvard Business Review

Biblioteca exclusiva da Harvard Business Review

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HBS- Harvard Business Review, é a escola de pós-graduação em administração de empresas, da Univ. de Harvard, de Boston - EUA. É uma das mais bem conceituadas escolas de negócios a nível mundial. Entre seus ex-alunos  estão o do ex-presidente dos EUA George W. Bush, entre outros como Mitt Romney e Michael Bloomberg, Sheryl Sandberg, CFO do Facebook. Nos principais rankings de MBAs, como o da revista Financial Times, a HBS é líder absoluta.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da HBS- Harvard Business Review:

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churrasco ou salada ?
Quão baixo está disposto a ir...? Como encantar seu cliente
corram, não alcança para todos! Existe o Vendedor Perfeito?

Desterrando alguns mitos dos negócios

As vantagens de ser primeiro
Cuidado com os funcionários puxa-saco! Como negociar com um louco?
90% de uma venda é convicção, 10% é persuasão A tática da carteira comercial
Não abandone o barco: que todos façam marketing Preços baixos = clientes? Nem sempre...
Que força de vendas precisa um produto inovador? As vantagens das comunidades de clientes
Negociação: lições e estratégias da frente de batalha conquistar é importante, fidelizar é essencial!
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Quer aprender a vender? Comece por pedir dinheiro às pessoas... A confiança entre fornecedor e cliente é boa (mas nem tanto)
Sua empresa é um réptil ou um mamífero, Tem sangue frio ou quente? é rentável pagar a um supermercado para que exiba seus produtos?

 

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