Falar não é o mesmo que se comunicar
.
sala
de comunicação
somos seres sociais e podemos prescindir de realizar atividades em comum, mas o que não podemos é deixar de falar; para isso, usamos a linguagem como ferramenta para comunicar-nos. Como
diz o ditado popular: o voto mais difícil de seguir pelas pessoas não é o da castidade, senão o do silêncio.
Além de falar, precisamos que as pessoas que se relacionam conosco nos respondam, dêem-nos réplica, saúdem-nos, em resumo, precisamos
mediar uma conversa para estabelecer
uma relação. Muitas vezes estas situações são pouco transcendentes e são conversas triviais ou simplesmente, de saudação, mas se faltam, sentimo-nos ignorados ou afastados.
Pense, por exemplo, se um colega seu ou seu chefe não lhe dirige a palavra, ou se
aproxima de um grupo de pessoas e quando se integra na conversa, todo mundo se
cala... sentirá um grande vazio e desejará não ter acordado
esse dia!
.
pense
agora quando chega na sala ou recepção do cliente e se depara ante a
recepcionista, assessora ou comprador deste cliente, e não sabe o que
falar? futebol, fofocas, piadas, mercado, por onde poderia começar?
.
é
por isso que antes de uma visita, precisa estudar seu cliente para ter
informações e tecer comentários que lhe permitam se relacionar e
assim estabelecer uma relação comercial para oferecer as
suas soluções.
Por
tanto, nós pessoas precisamos algo mais que nos comunicar, precisamos das palavras para sentir-nos aceitos ou transmitir a mensagem desejada e poder utilizá-las para:
Conquistar nosso cliente, confundir ao adversário, impor-se a um competidor, expressar simpatia ou desagrado, fazer amigos ou inimigos,
elogiar ou xingar, motivar e deixar felizes aos que nos rodeiam, etc.
Como
dizia Esopo: A LÍNGUA É A MELHOR E A PIOR COISA DO MUNDO... (FÁBULA
SUPIMPA)
Evidentemente, a linguagem nos oferece numerosas possibilidades que se podem resumir em que
nós seres humanos temos a necessidade de comunicar-nos com nosso meio, não só falando, senão também, sendo escutados. Precisamos transmitir informação, compartilhar sentimentos, entreter-nos, que nos compreendam ou estabelecer relações. Se conhecemos as razões pelas quais procuramos a comunicação, o faremos de uma maneira mais eficaz e seremos capazes de conseguir nossos objetivos.
Sabendo que contamos com uma ferramenta em nosso interior que nos pode ajudar a conseguir o que procuramos, por que não começar a utilizá-la de imediato?
Antes de começar, devemos saber que todas as pessoas temos necessidades básicas que satisfazer e que Maslow
(MATÉRIA
RECOMENDADA)
definia em sua famosa Pirâmide, até não ter cobertas as necessidades mais primordiais,
podemos seguir avançando. Pois na comunicação passa o mesmo, existe uma escala de valores que devemos atender à hora de interpretar ou que nos interpretem uma mensagem, para conseguir com maior eficácia nossos objetivos de comunicação.
.
Extrapolando a teoria de Maslow (wikipédia), podemos definir estas necessidades ou escala de valores, que condicionam a comunicação, como:
Vitais, de segurança, integração, estimação e realização; só se
têm satisfeitas as necessidades do nível precedente, sentimos o impulso de avançar nas seguintes; ser consciente disto, nos resultará interessante para melhorar na forma na qual nos comunicamos com os demais.
algumas reflexões sobre esta
questão: Imaginemos que estamos falando com cliente que tem problemas econômicos: não
está conseguindo aos fornecedores, etc., se tentamos vender-lhe algo, com toda
certeza, não conseguiremos nossos objetivos, já que estará pensando nestas questões e não será
receptivo a nossa proposta. O mesmo nos passará se teve um problema com um material fornecido, similar ao nosso, e que lhe gerou graves inconvenientes em seu trabalho; não escutará as excelências de nosso produto até não escutar algo que lhe ofereça a segurança ou resolva os problemas que teve.
Se tomamos consciência destes temas e aprendemos a escutar às pessoas e o que lhes preocupa, melhoraremos em nossa comunicação para
com eles. Conhecendo estas razões e sendo conscientes que devemos intuir, o que pensa ou sente nosso interlocutor, passemos a ver como podemos ser pró ativos e aproximar-nos às pessoas de nosso meio e potenciar nossa comunicação para melhorar nossas relações pessoais e profissionais.
Para que uma empresa funcione precisa das pessoas que colaboram nela, de comerciais que cubram e forneçam o que precisa e de clientes que comprem seus produtos ou serviços; o habitual, é que se mantenham relações fluídas com todos eles, mas em alguma ocasião lhe terá passado que a um cliente, que ultimamente não lhe comprou, deixou-lhe de telefonar ou de enviar informação; ou aquele comercial que lhe vende produtos interessantes, agora não vem visitar-te e mudou para outro, que passa regularmente para conhecer suas necessidades; ou talvez as pessoas que trabalham com você se sentem um pouco desmotivadas ou seu interesse pela empresa decaiu.
Pois vamos ver alguns truques para retomar estas situações:
início
de um novo ano: É um momento maravilhoso para fazer esses
telefonemas que leva tempo pensando que deve fazer mas que não encontra uma ocasião ideal para
fazê-los. É um período, em que se recebem e se fazem muitos telefonemas para desejar o melhor para este ano; aproveite a ocasião e faça
as ligações que tem pendentes, sem esquecer que também deve felicitar ao
restante dos clientes.
.
OS
PERÍODOS DE FÉRIAS: Também é uma boa época para aproximar-se ou realizar alguns contatos que tenha deixado de lado. É uma ação muito positiva, já que vai
conversar sobre o que lhes diverte e deixa felizes.
.
Aniversários, datas especiais e outras datas pessoais: Se tem
as informações dos clientes e compradores registradas no seu
SISTEMA e vai anotando datas importantes de seus clientes,
compradores e contatos, lhes surpreenderá gratamente se lembrar de dias tão importantes para eles. Também se inteirar que vão ter um filho ou vão casar, um telefonema para dar a felicitação, aumenta a possibilidade de melhora nesta
relação
(MATÉRIA
RECOMENDADA).
.
Entrega ou recepção de um pedido:
Que melhor momento para estreitar laços que se interessar por conhecer se
tudo chegou de forma correta; seu cliente se surpreenderá deste telefonema
e em algumas ocasiões, poderá duvidar das suas boas intenções, mas quando veja que simplesmente desejava
saber se tudo estava certo (EXCELENTE
MATÉRIA), sua confiança se reforçará; o mesmo sucederá se telefona a um fornecedor para dizer-lhe que tudo chegou de forma correta ou que lhe surpreendeu alguma inovação que tenha feito, robustecerá a relação com sua empresa e com você.
.
Ascensões, prêmios ou a assinatura de um contrato ou pedido: Qualquer ocasião para aproximar-se a uma pessoa para felicitá-la ou reconhecer
seu valor, oferece um grau de aproximação e de sentimentos de gratidão. Não é muito habitual que as pessoas se alegrem dos sucessos obtidos por outras, por tanto, agradece-se muito receber este tipo de felicitações. O mesmo sucede quando se consegue um grande contrato ou pedido, que permite o crescimento de uma empresa, muitos, sentem uma inveja insana que lhes impede crescer, sua atitude deve ser alegrar-se e reconhecer o triunfo obtido.
.
Lançamento de um novo produto ou serviço: Que melhor momento para aproximar-nos a nossos clientes que quando temos algo novo
que comunicar. Além das promoções e a publicidade que tenha planificadas, ocupe-se de chamar pessoalmente a seus clientes e contar-lhes a magnífica notícia. A ilusão que você senta, será capaz de
transmiti-la e terá a oportunidade de apaixonar a seus clientes com seu novo produto ou serviço.
.
Recomendações e instruções de nossos produtos ou serviços: Muitas vezes damos por fato que nossos clientes conhecem ou sabem, como utilizar nossos produtos ou serviços ou como
tirar mais proveito deles. Pois nunca dê por suposto este assunto e chame-lhes para oferecer-lhes conselho e assessoramento, é um valor adicionado que lhe agradecerão muitíssimo.
.
Queixas e reclamações: Estas são situações pouco agradáveis mas
das quais pode tirar muito proveito. Não há nada pior do que um cliente insatisfeito e em muitas ocasiões, este nem sequer telefona para queixar-se ou reclamar, simplesmente, deixa de comprar, por isso, quando um cliente nos telefona, chateado por algo que não se fez bem, chegou-lhe em más condições ou não cumpre suas expectativas, sempre devemos atender seu telefonema. Se tentamos tapear o temporal ignorando a situação, teremos a uma pessoa encolerizada e que não falará muito bem de nós ou de nossa
empresa.
Aproveite esta ocasião para escutar todo o negativo, deixe que lhe conte com detalhe o que lhe sucedeu, não lhe interrompa quando ele fale, deixe que se
desafogue e depois, ofereça-lhe uma solução ou transmita-lhe que vai averiguar o que sucedeu e como pode arrumar esta questão; tão cedo como tenha uma solução, chame-lhe e deixe resolvida este assunto, isso sim, não deixe passar muito tempo.
Prof.
Lola García
Diretora de Soluções Eficazes
http://www.solucioneseficaces.com/ecm.php