1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Branding emocional: O valor de um cachorro quente

.

SALA DOS ARTIGOS DE MARCAS  -  sala dos artigos de marketing

..

Não há melhor forma de desenvolver e conservar uma base leal de clientes que através da criação de vínculos emocionais entre sua marca e os consumidores. Como fazê-lo?: faz um tempo, uma empresa estadunidense precisava relançar uma salsicha italiana. Prévio ao lançamento, a companhia realizou uma série de focus groups  integrados por senhoras, target habitual destes produtos. Os resultados das sessões foram reveladores (Artigo: 90% das pessoas confiam nas mesmas marcas).

.

O que, a primeira vista parecesse uma compra de rotina, que não gera grande interesse nem involucramento nas compradoras (estamos falando de uma simples salsicha!), terminou demonstrando uma intensa relação afetiva entre consumidora e produto. O estudo revelou que, na hora de preparar pratos com salsichas italianas, as senhoras queriam demonstrar sua dedicação, amor, atenção e afeto pelos membros da família: O produto revivia cálidas recordações da infância e juventude das senhoras, "quando ninguém corria e todos compartilhávamos a mesa juntos em casa" (Artigo: PRODUZINDO O QUE OS CLIENTES DESEJAM - ECOSPORT).

.

Depois de identificar diferentes conceitos de posicionamento em seus focus groups, a empresa aplicou uma enquête a uma mostra representativa da população a efeitos de determinar a intenção de compra do produto, sob as diferentes propostas de valor desenvolvidas. A ferramenta utilizada para medir o nível de push emocional da marca foi o Brand Laddering (escala de adesão à marca), que mede as reações dos consumidores numa escala de 1 a 4, onde os níveis são os seguintes:

Atributos do produto: (variedade de tamanhos, sabores, etc.)
Benefício funcional do produto: (fácil de preparar, nunca “passa", etc.)
Benefício emocional do produto: (me faz sentir um verdadeiro chef)
Valores que o produto me permitam materializar: (auto estima, unidade familiar, etc.)

Quanto mais aporta nossa marca nesta escala, mais relação emocional terá entre esta e os consumidores. E pensar que se tratava, simplesmente, da compra de salsichas. Em síntese, se você quer desenvolver relações afetivas entre sua marca e os clientes, siga os passos seguintes:

Pesquisa de mercados: primeiro, realize uma pesquisa qualitativa para encontrar, apresentar e redefinir conceitos de posicionamento. Depois, prove os conceitos numa mostra representativa, através da pesquisa quantitativa (Artigo: tome cuidado com o que pergunta aos seus clientes).

.
Identifique as associações, sentimentos e emoções: que o produto (o genérico, não o próprio) produz nos consumidores.

.
Desenvolva um conceito de posicionamento: para sua marca que produza no consumidor as mesmas associações (positivas) que o genérico. Tente chegar tanto ao coração como à mente do consumidor.

.
Implemente um mix de marketing: que lhe permita comunicar ditas associações ao consumidor de maneira criativa, distintiva e eficaz  (Artigo: CAMPANHAS DE MARKETING A CONTA GOTAS).

.
Meça, meça e volte a medir: o impacto de seu posicionamento na mente do consumidor (pesquisa de mercados, novamente). Utilize o Brand Laddering que descrevemos linhas acima. Mova-se quanto antes para a parte superior da pirâmide, de uma oferta baseada em atributos do produto a outra baseada no valor oferecido ao consumidor.

.
nunca subestime o vínculo emocional do consumidor com seus produtos: por mais frios e racionais do que estes pareçam. A criação de vínculos emocionais pode realizar-se sem estrelas de cinema, sem futebolistas nem modelos famosas. Nem sequer é necessário que seja um produto de moda (Artigo: vendendo através da cor do produto).

O único requisito é um profundo conhecimento do consumidor. Faça a prova. Verá que funciona.
.

.

Prof. Nicolás Kfuri

.
Dr. em Ciências Econômicas, Univ Nacional de Córdoba, Argentina. MBA Purdue University, EUA.

Director Kfuri & Partners. Consulting and Executive Training

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Nicolás Kfuri:

Por que compramos bens de luxo...?

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR