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Até onde vai a responsabilidade de cada Vendedor?

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sala dos artigos de força de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

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A maioria dos gerentes comerciais estão de acordo que lhes favoreceria e muito, se sua equipe de vendas assumisse mais riscos; claro que se responsabilizando pelos erros e suas conseqüências... Depois de tudo, é para isso que lhes está pagando?, porém, a grande maioria dos vendedores não recebe pelos riscos assumidos, mas sim são 110% responsáveis pelas falhas e prejuízos nas vendas, tendo muitas vezes que assumir os custos inerentes de operações mal fechadas (Artigo: Por que não cumpri a quota este mês).

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Muitas vezes a razão pela qual os vendedores não são mais responsáveis é porque seus líderes nunca estabeleceram as expectativas para que o sejam. Qualquer responsabilidade começa com expectativas claras. Como comenta o Prof. Dave Anderson, autor do livro: "7 passos para construir sua organização de vendas", não podemos esperar que as pessoas se tornem responsáveis sem primeiro definir "de que são responsáveis". As expectativas devem ser o mais precisas possível. Por exemplo, você pode instrumentar certos paralelos e limites para o fechamento de negócios para cada situação:

Cada vendedor poderá negociar pedidos únicos de até R$:5.000,00, mas se for maior o valor do pedido negociado eu devo envolver-me e autorizar por escrito após estudar cada caso em separado, não como norma geral.

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E também pode limitar os descontos e benefícios: vocês podem dar descontos de até 4% para qualquer pedido, acima disso temos que conversar primeiro para analisarmos a conveniência.

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No caso para abertura de compra com novos clientes o desconto passa a ser de até 5%, para clientes inativos e em fase de recuperação para a carteira comercial, o desconto pode chegar até 8% apenas na primeira compra e unicamente com bonificação de produtos.

Com freqüência, a razão pela qual os vendedores não agem de maneira mais autônoma é porque não estão seguros que se lhes permita... Desenvolver um mapa de instruções específicas, dão confiança aos vendedores porque sabem exatamente quais são seus limites e ai se aventuram a procurar as oportunidades para praticá-las. Dar parâmetros aos vendedores, é uma das formas mais motivadoras que existe. Enquanto os limites e padrões mínimos de desempenho se aplicam a todos os membros da equipe, você deve ajustar suas expectativas a cada indivíduo em particular (Artigo: não consegue seu OBJETIVO MENSAL DE VENDAS?).

Os vendedores com maior esperteza podem requerer de menos direção, enquanto os vendedores juniores e os que demonstraram um juízo pouco exemplar em situações anteriores, podem requerer de limites mais estritos em seu comportamento, além de supervisão freqüente.

Mantenha-se flexível e ajuste-se a cada pessoa. Outro componente importante da responsabilidade é a conseqüência. Se quer mudar o comportamento de um vendedor, tem que mudar a conseqüência para esse comportamento. Muitos líderes comerciais titubeiam ante isto. Vêem a responsabilidade e as conseqüências como algo ruim, quando são necessários para mudar as coisas. Ao ignorar rendimentos medíocres está alentando a que continuem sucedendo, e está enviando a mensagem que os vendedores não têm que se fazer responsáveis por seu rendimento, seja bom ou ruim. (Artigo: É rentável minha equipe de Vendas?).

A dica mais importante para fazer que os vendedores se façam responsáveis pelos negócios que tratam, é que os líderes comerciais dêem críticas rápidas, positivas, e construtivas. Não permita que se desviem muito antes de confrontá-los.

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