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Influencie a seus clientes cientificamente

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sala de artigos de psicologia comercial

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Influenciar a um potencial comprador não é coisa da casualidade. Um mecanismo premeditado pode permitir que seu produto ou serviço seja mais atraente para os compradores de seu cliente. Um dos objetivos do marketing é o de influir nas pessoas, para ter uma maior aceitação nos produtos e serviços. Mas apesar de todos os estudos científicos que se levaram a cabo nos últimos 50 anos no área da persuasão, a maioria dos vendedores assume que esta disciplina é mais uma arte do que uma ciência (ARTIGO: CIÊNCIA NO PROCESSO DE VENDAS).

Mas isto é um erro. Influir nas pessoas não acontece por arte de magia, senão que tudo o contrário, é uma ciência. Foi comprovado cientificamente que existem 6 princípios universais da persuasão: "reciprocidade, autoridade, consistência, escassez, empatia e aprovação social".

Realizar um plano em marketing é mais efetivo, se definimos segmentadamente ao público objetivo, como também qual é o canal de vendas mais adequado para acercar-se a ditas pessoas. A partir disso, a Influência entra em jogo da mão dos vendedores, pelo que se deve ter em conta algumas claves para aplicá-la. Nesse sentido, nos oferece seis princípios para aplicar a influência na venda de produtos e serviços:

Reciprocidade: baseia-se na obrigação que as pessoas sentem para alguém que faz algo por eles. A clave é dar primeiro informação, amostras, uma experiência positiva, etc. Isto favorece que as pessoas se interessem mais por um produto ou serviço. Certos estudos demonstraram que quase todo mundo sente-se pressionado socialmente a devolver os favores (ARTIGO: o efeito aperitivo nos consumidores).
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Autoridade: a gente respeita a informação e conselhos que entregam as autoridades e os experientes. Estudos, negócios, roupa cara, inclusive conduzir um carro muito caro são fatores que dão credibilidade a uma pessoa. A simples aparência de autoridade a outorga, ainda que esta seja ilegítima.
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Compromisso e consistência: às pessoas não lhes agrada desfazer seus compromissos. A gente precisa consistência em seus compromissos, e por isso tendem a seguir ações e valores pré-existentes. Passar por escrito os compromissos surte um efeito quase mágico. De fato, a percentagem de pessoas que cumprem com seus compromissos depois de tê-los escrito passa de "17% a 49%". Em poucas palavras, os compromissos por escrito alentam a participação.

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Escassez: aos clientes sempre os atrai qualquer coisa ou oportunidade que seja única, disponível em poucas quantidades ou por um tempo limitado. Por conseguinte, nunca devemos deixar de anunciar aquilo que faz únicos a nossos produtos. Isto aumentará automaticamente nosso poder de persuasão. É simples, quanto mais tenha escassez de algum produto e serviço, e isto se comunica entre as pessoas, maior interesse terá por adquirir um exemplar (ARTIGO: ARTIGO: corram, O IPHONE não alcança para todos!).
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EMPATIA: as pessoas sempre terão preferência para as pessoas atraentes, similares a eles, ou que lhes agradem. Por isso devemos tratar de obsequiar brindes a possíveis clientes tão cedo como seja possível. Isto aumenta nosso poder de persuasão porque a gente sente imediatamente que deve fazer um gesto recíproco. Inclusive ter o mesmo nome pode incrementar as oportunidades de fazer uma venda...
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APROVAÇÃO SOCIAL: as pessoas sempre tenderão a fixar-se no que fazem os demais, assimilando certos padrões para seguir uma tendência. Eles querem saber que estão fazendo os demais, especialmente os mais próximos ou aqueles ícones que os representam socialmente. A todo mundo lhe agrada fazer negócio com gente parecida. E o mesmo ocorre com as companhias. Estas preferem fazer negócio com as empresas locais que com uma empresa que está do outro lado do mundo e que provavelmente terão outros valores (ARTIGO: Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).

A empatia surte um efeito bem conhecido. Mas pouca gente sabe que este efeito se estende também aos laços mais superficiais. No mundo comercial, isto significa que os possíveis clientes responderão melhor a uma apresentação se antes nos tomamos o tempo de estabelecer certas semelhanças (nomes, crenças religiosas, cidade de origem, estado, escolas, etc.).

 

prof. Robert B. Cialdini

phd em psicologia

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OUTROS excelentes ARTIGOS traduzidos e PUBLICADOS pelo jornal SDR, do prof. Robert B. Cialdini:

Influência e Persuasão (1)

Influência e Persuasão (2)

Influência e Persuasão (3)

OS SEGREDOS DA PERSUASÃO

Science and Practice - ciência e prática

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