Como
deve ser uma apresentação comercial?
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apresentações -
SALA DOS ARTIGOS DE VENDAS
Diga tudo em 100
palavras ou menos: Saber romper o gelo é fundamental para um
vendedor, assim como conhecer antecipadamente quem é o cliente,
quais os argumentos que irão chamar a atenção, saber quais passos
dar durante a apresentação e seguir eles no tempo certo, são pontos
imprescindíveis para ter sucesso e conseguir o fechamento do pedido.
Uma das situações mais
complexas e que mais podem afetar ao desenlace de uma estratégia
comercial é a apresentação comercial, por isso deve-se fincar o pé nela
e prepará-la muito profissionalmente. Devemos saber eleger que vamos
dizer e em que momento, dado que a mente do cliente começará a apagar da
memória grande quantidade de informação até o ponto de ficar
aproximadamente com uns 20% do que o vendedor vai expor-lhe, e talvez
poucas horas depois só lembre de uns 10% apenas
(artigo:
30 Maneiras de escrever uma carta de vendas).
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É importante repetir de forma eficiente a informação sobre a venda,
recalcando características do produto e sabendo comentar as utilidades
do produto ou serviço, frente a possíveis necessidades do cliente. Esta
série de conhecimentos práticos são geralmente adquiridos na
experiência, o qual reporta um grande número de fracassos para os
vendedores iniciantes. A formação profissional em vendas assim como o
estudo e a reciclagem contínua, são as formulas de sucesso para
assimilar conhecimentos que em outros casos nos levariam anos para
adquirir. Veja cinco passos que irão lhe ajudar muito:
•
Se um
vendedor sai a fazer sua primeira venda, sabendo as etapas da
apresentação e aplicando-as de forma inteligente, costuma ser mais
efetivo. Evitar possíveis distrações é um princípio, por isso
devemos fazer a apresentação a porta fechada, longe de filhos ou
possíveis estímulos que desviem nossa atenção
(artigo:
Como fazer uma
Proposta de Negócios?).
.
•
Conhecer
a concorrência direta, pode salvar-nos de uma situação de indecisão,
por exemplo no caso de que um cliente está em dúvida na hora de
adquirir nosso produto ou o da concorrência, se nós conhecemos a
concorrência, saberemos dar um bom argumento para que eleja nossa
marca
(artigo:
O quê sua empresa faz
realmente?).
.
•
Assim,
durante a conversa prévia, a informação de venda, a informação do
pagamento e o fechamento, devemos ser prudentes e não ir
descontrolados e com pressa, já que não devemos deixar cabos soltos
entre operações e passos, assim teremos muito mais probabilidades de
fazer a venda
(artigo:
Venda, enquanto seu
concorrente dorme...).
.
•
Independentemente de seu papel, você sem dúvida deve explicar várias
vezes na semana que faz sua organização. Esta venda rápida pode ser
uma ferramenta chave em assegurar respaldo para sua organização,
forjar uma nova e produtiva aliança ou ganhar um novo cliente
(artigo:
Não venda file, venda
o aroma da carne assando...).
.
•
Comece
explicando o problema que sua empresa procura resolver. Siga com uma
explicação geral breve do que sua empresa oferece a seus clientes e
por que é útil para eles. Conte a respeito de qualquer êxito ou
feito no mercado que experimentou a empresa até a data
(artigo:
Princípios Imutáveis
das Apresentações de Vendas).
E antes de que se
acabem seus dois minutos, não esqueça de expressar quem é você,
sua empresa, e o que você acha pessoalmente atraente a respeito
da missão de sua empresa.
PROF. Babak Nivi
autor do liVro: how
to write an elevaTor pitch
artigo recomendado:
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Como fazer Apresentações
de Vendas |