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Assim Nasceu a universidade do Hambúrguer...

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Ray Kroc, o verdadeiro impulsionador de Mcdonalds como conhecemos hoje, demonstrou que aproveitar oportunidades e definir um método operativo são chaves de uma franquia de sucesso. Quando ele era pequeno, seu pai o levou com um frenólogo, um praticante que prediz o futuro ao ler os vultos nas cabeças das pessoas (Wikipédia). A leitura da cabeça de Kroc, revelou que seu futuro estaria na indústria dos alimentos. Ou seja que tenha sido poder psíquico ou pura sorte, o frenólogo estava correto. Além de identificar as tendências mais populares, Kroc chegou além e fundou a indústria moderna do fastfood e criou a maior rede de lanchonetes do mundo: Mcdonalds (Artigo: Leia a história de Mcdonalds).
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Como muitos empreendedores, Kroc começou a trabalhar sendo muito jovem. Estando no primário, o futuro "rei do fastfood" iniciou um negócio de venda de limonadas em sua rua em Chicago, depois trabalhou numa loja de alimentos e passou um verão completo na distribuidora de bebidas de seu tio. Através destas experiências iniciais, Kroc começou a ver o mundo como um grande lugar para se vender. Quando era adolescente, Kroc não tinha paciência para a escola, pelo que a abandonou e tomou um trabalho como vendedor na Indústria cerâmica Lily-Tulip Cup Co. Jovem e ambicioso começou a trabalhar por longas horas, e logo se converteu rapidamente no melhor vendedor da empresa
(Artigo: O melhor vendedor do mundo).

Enquanto vendia xícaras conheceu a Earl Prince, um cliente que tinha inventado uma máquina para fazer cinco milk-shakes ao mesmo tempo chamada Multimixer. Fascinado pela rapidez e eficiência da máquina, Kroc reconhecia uma oportunidade de negócio quando a via. Assim, aos 37 anos abandonou o cargo de vendedor na industria de cerâmica e obteve a representação exclusiva da máquina multimixer. Passou a seguinte década e cruzou médio EUA promovendo a Multimixer nos restaurantes e bares. Quando Kroc cumpriu 50 anos, as vendas começaram a diminuir.

Durante os primeiros anos da década dos 50 a gente abandonava as cidades para ir-se a viver aos subúrbios, o que provocou que muitas bares fechassem. Mas um pequeno restaurante em San Bernardino, Califórnia, pediu 8 multimixer. Intrigado pelo pedido tão grande, Kroc foi para Califórnia para ver por si mesmo o tipo de restaurante que precisava produzir 40 milk-shakes ao mesmo tempo. Aí encontrou a um pequeno estabelecimento de hambúrgueres pertencente a dois irmãos, Dick e Mac Mcdonald. O restaurante dos irmãos Mcdonald não era nada parecido aos que Ray tinha visto antes. Em contraste com os restaurantes da época, tinha um modelo de "selfservice", não tinha assentos dentro do local e o menu estava limitado a hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e milk-shakes, os quais eram produzidos em linha, permitindo-lhes aos clientes pedir e obter suas ordens num minuto (Artigo: Um visionário e uma viagem a Itália - assim nasceu Starbucks).

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Kroc rapidamente calculou os ganhos que obteria ao pôr centenas destes estabelecimentos ao longo do país. Mas quando se acercou aos Mcdonald com a idéia de abrir franquias com esse modelo de negócios deles, os irmãos Mcdonalds lhe disseram que não estavam interessados porque não sabiam como fazer-lo e nem queriam deixar de trabalhar no estabelecimento. Imediatamente Kroc se ofereceu a fazê-lo e repartir os ganhos, sem eles precisar fazer nada. Os irmãos acederam e lhe deram a Kroc os direitos exclusivos para vender e representar a franquia "Mcdonalds". Ray abriu seu primeiro Mcdonalds em abril de 1955 num subúrbio de Chicago chamado Dês Plaines. Usou este primeiro modelo de restaurante, limpo e eficiente, como showcase para vender franquias no restante dos EUA. Por cada franquia que vendia, Ray obtinha 1.9% das vendas totais do local, do qual repassava aos irmãos Mcdonald 50%. Kroc vendeu 18 franquias somente no primeiro ano (Artigo: QUANTO VALE SEU NEGÓCIO).

Mas passado um tempo, Kroc ficou surpreso ao notar que os ganhos eram bem menores do que ele pensava e queria. Os ganhos eram restritos apenas a um percentual fixo do faturamento da venda de cada local, o que não lhe estava permitindo obter suficientes resultados, para reinvestir e expandir os negócios do jeito que ele queria. Ai foi que Kroc conheceu a Harry Sonnenborne, um gênio das finanças e investimentos, que lhe ensinou como ganhar dinheiro, não vendendo hambúrgueres, mas vendendo o imóvel, o terreno e o modelo do negocio.

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Sob o plano de Sonnenborne, Kroc criou uma companhia que comprava e oferecia a estrutura (terreno e loja) onde se localizariam todos os Mcdonalds. Com esse modelo de negócios, os franqueados pagariam uma renda mensal pelo uso do terreno e lhe repassariam uma percentagem das vendas, o que fez que seus ganhos começaram a ser bem maiores. Ao ser dono do terreno onde os franqueados construíssem, em lugar de só vender as franquias, Kroc se assegurava os ganhos (aluguel, venda do modelo de negocio e franquia).

Com sua estratégia Kroc fixou sua meta: abrir mil Mcdonalds de costa a costa dos EUA. No entanto, teve problemas. Continuamente batia de frente com os irmãos Mcdonald, pelas mudanças que queria implementar à fórmula original. Essas desavenças, provocaram um desgaste muito grande e provocou a frustração de Kroc, o que o levou a decidir pela compra total da sociedade e assim assumiria o controle total do negócio. Em 1961, comprou a Mcdonalds por 2,7 milhões de dólares. Com os irmãos Mcdonald fora de seu caminho, Kroc era livre de dirigir a companhia como ele quisesse. Kroc pensava que o negócio incluía o restaurante original dos irmãos em San Bernardino, mas não era assim. Furioso, Kroc decidiu se vingar dos irmãos: como tinha por contrato os direitos da marca "McDonald´s", os irmãos se viram forçados a mudar de nome, passando a se chamar "The Big M"... Pouco tempo depois, Kroc abriu um novo McDonald´s a menos de uma quadra do estabelecimento dos irmãos (Artigo: Erros e acertos na inovação de produtos).

Em 1965, tinha aberto mais de 700 restaurantes em 44 estados de EUA. Em abril desse ano, McDonald´s se converteu na 1ª companhia de fast food a cotar na Bolsa de valores, com um preço de 22 dólares por ação. Em semanas subiu a 49 dólares a ação, pelo que Kroc se tornou rapidamente um multimilionário. Em início de 1970 Kroc tinha atingido e superado sua meta, abrindo mais de 1,500 McDonald’s no mundo. Na década dos 70, McDonald's era a maior rede de lanchonetes no país e se manteve nesse posto os 20 anos seguintes. A sua morte, em janeiro de 1984, um novo McDonald's se abria em média a cada 17 horas. Dez meses depois, vendeu seu hambúrguer nº 50.000.000.

Como muitos dos empreendedores mais influentes do século 20, Ray Kroc não era um criador ou inventor. Quando Kroc apareceu no setor, o fast food já existia em muitas formas, desde lanchonetes até carrinhos de hot dogs. Mas foi Kroc quem teve a habilidade de potenciar o conceito de comida rápida e de entregá-la da melhor maneira. Ray Kroc sabia que o sucesso de sua companhia se encontrava no fato de que os franqueados seguissem o método ao pé da letra. Para assegurá-lo, elaborou um manual de 75 páginas que especificava cada aspecto para dirigir e operar um McDonald's. Nada estava aberto à interpretação. Por exemplo, os hambúrgueres deviam pesar 1.6 onças exatas, levar um quarto de onça de cebola, uma colherada exata de mostarda e uma de catchup. As batatas fritas deviam ser cortadas à perfeição. O manual inclusive especificava cada quanto se devia limpar o local (Artigo: Sonhe, algumas pessoas se deram bem sonhando...).

Em 24 de fevereiro de 1961, a Kroc se lhe ocorreu uma forma de ter maior controle sobre seus franqueados. Abriu um centro de capacitação em Illinois, que se converteria na "Universidade do Hambúrguer". A Universidade possui filiais na Alemanha, na Austrália, no Japão, na Inglaterra, no Brasil e na China. A unidade brasileira fica em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, e já treinou 57 mil pessoas.

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Mas a que mais cresce é a chinesa. A empresa tem investido pesado nela porque precisa formar gerentes para assumir a direção das mil lanchonetes que pretende inaugurar na China nos próximos 4 anos (e que se somarão aos 1.300 McDonald's já existentes por lá).

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