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O sucesso depende das glândulas...

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Portanto, faça com que suem! A maioria das empresas perdem entre 15 e 20% de seus clientes cada ano. Os escritórios de vendas perdem percentuais ainda mais altos. Dependendo de seu negócio, a grande maioria de seus clientes fizeram negócios com você uma ou duas vezes (artigo: Para todo vampiro, existe uma estaca esperando!).

A famosa regra do economista italiano Wilfredo Paretto dos 80/20, certamente se aplica a sua base de clientes: onde 20% de seus clientes lhe trazem 80% de seus ganhos. Esses 20% são seus clientes leais, que voltam a fazer negócios com você.

Alguns são clientes que pegam na caneta cada vez que você lhes faz uma oferta para começar a emitir a ordem de compra. Esses são os clientes nos quais você tem que concentrar seu tempo e energia. Estes são alguns benefícios resultantes de concentrar-se nesses clientes:

Seus custos de visitação caem e muito, devido a que você refina a base de compradores aos quais visita com maior regularidade (artigo: Defina os seus Clientes Alvo!).
Recompensa aos clientes, porque recebem de você seu atendimento pessoal e ofertas especiais que outros clientes não recebem e nem merecem receber.
Reduz seus custos de operação (hora homem, hora carro), por meio do investimento centralizado em apenas 20% dos clientes que representam 80% de seus ganhos.

Seus esforços de gerenciamento, se tornam mais eficientes, porque você trata com clientes que respondem, o qual aumenta sua taxa de conversão drasticamente (número de visitas x clientes com pedido) (artigo: Como organizar Visitas Comerciais).

É extremamente importante "categorizar" a sua base de clientes, para identificar esses 20% de clientes "Ouro". Para poder fazê-lo, primeiro você deve ser capaz de identificar a todos seus clientes e os pedidos que cada um gerou com você, num período determinado de tempo, por exemplo:

Clientes que fizeram pedido com você de 0 dia a 30 dias serão clientes ativos;
Clientes que fizeram pedido com você de 31 dias a 45 dias serão pós ativos;
Clientes que fizeram pedido com você de 46 dias a 60 dias serão clientes inativos;
Clientes sem pedidos ate a data, serão clientes em prospecção.

Se você não tem essas informações, comece a recopilá-las agora mesmo. E lembre, os clientes são mais valiosos que o dinheiro que gastam. Eles podem ajudar sua empresa a crescer, comprando mais ou não. Aqui estão três itens que seus clientes podem lhe dar:

Idéias: é um grande equívoco pensar que os clientes não sabem o que querem. As pesquisas e a experiência tem mostrado isso. Conversar com seus clientes pode gerar idéias inovadoras (artigo: Seu objetivo é vender mais ou vender melhor?).
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credibilidade: os clientes são mais credíveis do que você. Isso significa que eles fazem marketing melhor do que agências e/ou funcionários internos. Identifique seus maiores fãs e incentive-os para atuar como "divulgadores" da sua empresa
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obtendo indicações: os clientes são geralmente mais engajados em grupos de consumo em comum do que você. Encontre maneiras de colocá-los em contato com as suas vantagens e deixe-os fechar o negócio para você (artigo: Que acontece quando fazemos suposições?).

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