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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Quanto investir na aquisição de novos clientes

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idéias de marketing  -  artigos de gerenciamento  - artigos de marketing

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Ao desenvolver e implementar o orçamento de marketing, os responsáveis de fazê-lo tomam em conta alguns indicadores como guia:

Quanto se gastou o ano anterior?

Que percentagem dos rendimentos gasta tipicamente a indústria?

Quanto é necessário investir para implementar as atividades planejadas?

Mas o que geralmente não se tem em conta é o indicador mais crítico de todos: quanto pode você permitir-se gastar na aquisição de um novo cliente? Para responder a esta pergunta, você tem que conhecer o "VVC: Valor Vitalício do Cliente". O valor vitalício do cliente se obtém por meio da seguinte equação: VVC = (freqüência de compra) x (duração da lealdade) x (ganho bruto) (Artigo: customer equity: Quanto vale seu cliente?).

Pergunte-se?: quanto tempo seu cliente permanece com você?

Pergunte-se?: qual o ciclo de compra do seu cliente?

Pergunte-se?: qual o seu ganho? (valor do pedido menos custo global médio do pedido).

Apure a média para cada uma destas perguntas e coloque-as na equação de VVC. Faça a conta e você vai ter o "Ganho Bruto Vitalício de um cliente". A partir de ali você pode responder à pergunta: "quanto posso permitir-me investir na aquisição de um novo cliente?". Uma boa regra de sentido comum a seguir neste campo, é que se pode investir até 1/3 do VVC para adquirir um novo cliente. Isto assumindo que você tem uma taxa de retenção dentro da normalidade (Artigo: 7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas).

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Se sua taxa de deserção de clientes supera os 25% anual, você está experimentando um problema importante de lealdade a sua "marca", pelo que deve atuar de imediato. Lembre-se que custa 5 vezes mais adquirir um novo cliente que reter a um existente. Assim mesmo, se 1/3 de seu VVC é menos do que o 10% de suas vendas, você poderia estar tendo um problema de custos que é necessário analisar (Artigo: A psicologia da espera).

Calcular o Valor vitalício do Cliente não só vai ajudar-lhe a determinar quanto pode gastar em vendas e marketing. Também vai ajudar a identificar outros problemas que você terá que abordar, além do orçamento de marketing (por exemplo, causas da deserção ou excesso de custos comerciais(Artigo: Para todo vampiro, existe uma estaca esperando!).

Prof. Alejandro Wald

Conferencista, capacitador e autor

Biblioteca exclusiva do professor

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Alejandro Wald:

..NÃO PERDA VENDAS NO TELEFONE ..
..A pergunta estratégica em vendas ..NÃO ACREDITE NOS CÍNICOS...
..Como organizar Visitas Comerciais ..Acordar pode ser doloroso
..Peça ao cliente que tome uma decisão! ..Vendas e Marketing não se gostam
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..14 coisas que os vendedores não devem deixar de fazer ..10 razões pelas que os vendedores dão um tiro no pé
..Como a Regra 80/20 de Pareto pode ajudar a ser mas efetivo ..Se você não fecha a venda, está trabalhando para a concorrência

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