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A LÓGICA DE VISUALIZAÇÃO NA www e O TRIÂNGULO DE OURO

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Agora que muitos profissionais do marketing estão conscientizados da importância de que as páginas web estejam otimizadas tecnicamente para a indexação natural nos principais procuradores, este estudo nos descobre um pouco mais como funciona a lógica de nosso cérebro na hora de ler os resultados, patrocinados ou não, na página de um procurador.
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Um recente estudo realizado por
Eyetools e pela empresa de marketing digital Enquiro, ambas empresas parceiras da fabricante de monitores sueca Tobii,  e verifica a importância do posicionamento de uma página tanto para visibilidade dos resultados de busca na indexação orgânica como para a dos links patrocinados. O estudo foi levado a cabo pela empresa estadunidense, bem como .

O estudo revela que a grande maioria de atividade do olho do usuário das páginas de procuradores se centra no triângulo situado na zona superior esquerda da página onde se mostram os resultados: o triângulo de ouro.

A primeira fase deste estudo foi levada a cabo com 50 pessoas nos laboratórios de Eyetools de San Francisco, Califórnia. Para eles se selecionaram 5 diferentes palcos que requerem o uso de um procurador por parte das pessoas que participavam na análise. Google foi o procurador que se utilizou para levar a cabo o estudo. 
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As primeiras revelações: - A localização principal em google, determinada pela atividade do olhar dos usuários que participaram no estudo foi o triângulo que se estende desde a parte superior dos resultados de busca, até 5 linhas dos resultados.

  • Esta área foi vista pelo 100% dos participantes.

Pelo geral, esta área inclui os links patrocinados que se situam na faixa superior dos resultados de busca, bem como os 3 primeiros resultados de busca nos resultados de posicionamento orgânico. Também inclui os resultados alternativos que mostra Google como notícias, sugestões de busca, etc.

  • A visão dos resultados de busca cai em picada por embaixo do 50% nos seguintes resultados e até um 20% nos do final da página.

Análise dos resultados de busca, na zona de ranking orgânico (a de resultados que não são de pagamento). Mostrados em percentagem de participantes que olharam essa zona. A seguir estão os resultados:

  • nº 01: 100% de visibilidade

  • nº 02: 100% de visibilidade

  • nº 03: 100% de visibilidade

  • nº 04: 85% de visibilidade

  • nº 05: 60% de visibilidade

  • nº 06: 50% de visibilidade

  • nº 07: 50% de visibilidade

  • nº 08: 30% de visibilidade

  • nº 09: 30% de visibilidade

  • nº 10: 20% de visibilidade

A leitura dos resultados e o número de clics realizados nos resultados muda dramaticamente à medida que os usuários vão baixando na seleção de resultados, sobretudo quando estes requerem realizar um scroll (rolar). 
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Os adwords de Google (links patrocinados): - Em buscas onde se incluíram resultados esponsorizados na parte superior e ademais se incluíram anúncios no lateral direito. Os resultados esponsorizados superiores tiveram muita mais visibilidade: entre 80-100% dos participantes, contra 10-50% dos participantes que olharam os anúncios laterais. A visibilidade dos adwords ou anúncios esponsorizados do lateral direito de Google. Mostrados em percentagem de participantes que olharam essa zona. Assim ficaram os anúncios:

  • nº 1: visibilidade do 50%

  • nº 2: visibilidade do 40%

  • nº 3: visibilidade do 30%

  • nº 4: visibilidade do 20%

  • nº 5: visibilidade do 10%

  • nº 6: visibilidade do 10%

  • nº 7: visibilidade do 10%

  • nº 8: visibilidade do 10%

Observa-se um padrão de leitura em forma de F, onde os olhos tendem a mover-se de forma vertical procurando pistas visuais como determinadas palavras, marcas, etc. e depois escaneando algumas vezes para a direita, quando encontram algo que lhes chama a atenção. 
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Os resultados desta análise foram apresentados na
SESC - Search Engine Strategies Conference de New York durante no mês de março passado. Em Europa, a empresa Alt64 está levando a cabo diversos estudos deste tipo, analisando diversos conjuntos de páginas web que fazem parte de um mesmo coletivo, para conhecer melhor os padrões de leitura e navegação dos usuários espanhóis desse grupo.

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