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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 158 - 14.01.2003

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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MINUTO DE ENTUSIASMO

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" OS BISCOITOS "
PROF. GRETZ


No aeroporto, uma moça estava aguardando o horário de seu avião. - Decidiu tomar um café na lanchonete enquanto lia o jornal. Comprou um saco de biscoitos, deixou suas coisas junto ao balcão e foi buscar o café. Quando voltou ao lugar onde tinha deixado a bagagem, um homem estava sentado ao lado, comendo seus biscoitos, despreocupado. 

Irritada com a "cara de pau" daquele desconhecido, ela tirou um biscoito do pacote para mostrar que aqueles biscoitos eram seus. O homem não disse nada e tirou outro biscoito. Ela tentava ler o jornal, mas sua irritação ia crescendo, pois o homem continuava a comer biscoitos, descontraidamente. 

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Quando sobrava apenas um biscoito no pacote, ele o partiu ao meio, comeu metade e se levantou sem dizer nada. - Completamente furiosa, a moça comeu a metade que tinha sobrado do biscoito e fechou o jornal. - Quando abriu a mala para guardar o jornal, encontrou o seu pacote de biscoitos dentro da mala, intacto. 

 

A irritação deu lugar à vergonha. E, em um segundo, sua opinião sobre o homem transformou-se completamente! 

P.S. – Muitas vezes, em nosso dia-a-dia, nossa percepção dos acontecimentos pode não corresponder exatamente à realidade. Precisamos estar muito atentos, para não sermos injustos na nossa maneira de ver as coisas. Ninguém é dono da verdade. 

 

Precisamos também levar em conta o ponto de vista das outras pessoas, para que tenhamos uma noção mais completa dos fatos. Se tivermos essa idéia sempre presente, já estaremos enxergando muito melhor o mundo ao redor. 

PROF. GRETZ

Conferencista e Consultor, é autor de vários livros, como Vida com Qualidade, A Força do entusiasmo, É Óbvio e Viabilizando Talentos. - Tel. 48 228-0668 - www.gretz.com.br - talento@gretz.com.br 

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 AS CARTAS DE AGRADECIMENTO

 ARTIGO I - " CONSIDERAÇÕES SOBRE ÉTICA" - L. A. COSTACURTA - INSTITUTO MVC 

 RESUMO DE NOTÍCIAS DO 11.01.2003 AO 14.01.2003

 ARTIGO II - " O BELO, O VERDADEIRO, O BOM E O UTIL " - SR. PROF. EUGÊNIO MUSSAK

 DICAS DA SEMANA

 ARTIGO III - "OS MOVIMENTOS NOS DELATAM" - EQUIPE DO SDR.

 REFLEXÃO - "BUSCANDO UM SENTIDO PARA VIDA" - SRA. PROF. FRANCIANE EULAF

 PIADAS

 

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CARTAS DO JORNAL 157

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Hoje vamos nos desmanchar um pouco, aproveitando o calor deste verão e dizer-lhes que sabemos que muitos entre vocês, anonimamente, estão nos ajudando, enviando as cópias do jornal do SDR para os seus contatos particulares e profissionais. Queremos por isso lhes agradecer, porque estamos formando uma rede de contatos imensa, o que nos proporciona forças extras para incrementar novos planos e estratégias de crescimento em conteúdo e qualidade...
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Vocês são demais. A cada assinatura recebida com os dizeres " Uma amiga ou um amigo me enviou",  nos alegramos cada vez por ter vocês como assinantes. Vocês são deste mundo ? Existem mesmo, ou são uma miragem que nós tivemos, pelo desejo de contatar com gente preciosa ? - Mas sim, vocês são reais, e o que mais desejamos agora, é continuar a lhes oferecer o que mais vocês gostam... E sabem como fazemos para saber de que mais gostam do Jornal...?
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A cada edição, verificamos na nossa home www.sdr.com.br/stat (estatísticas e pesquisas), quantos cliques (hits) teve cada tema, porque cada vez que vocês dão um clique ou baixam um arquivo ou folheam uma das páginas, os resultados desses cliques vão sendo armazenados numa estatística, armazenada no Provedor onde temos nossa home page publicada, e dessa maneira podemos saber se gostaram ou não das matérias, quais são as de muita aceitação, média e baixa, o que nos dá a portunidade de mudar e melhorar. 
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Gostaram da simplicidade que a tecnologia traz ? Quanto custa a Pesquisa ou Estatística...? Nada. É de graça, porque os provedores a ofereçem como plus, para você não ir para outro que a ofereça. Por isso quanto mais exigente o Cliente, melhor o produto. 
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E como não podia ser de outra forma,  abraços de Urso para todos vocês...
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PAES FORTES REPRESENTAÇÕES
Muito bom o site, pela primeira vez vejo abordar o nosso ramo com seriedade, sou Representante Comercial a vinte e cinco anos, e minha familia está no ramo de Representação á 70 anos. 
Codiais Saudações

 

HARALD IND. E COM. DE ALIMENTOS
SANI - O JORNAL TEM MUITAS DICAS INTERESSANTES E AJUDA O DIA A DIA.

FÁBIO RICARDO RIGHI - Recebi uma reportagem interessante sobre gerentes e gostaria de receber mais informações sobre o site.
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DENISE MOUTINHO
Venho recebendo dicas do jornal SDR e agora concretizo o cadastro junto ao mesmo. 
Todas as dicas foram de grande utilização e todas tem excelentes qualidades, tanto para desenvolver em lideres o aprimoramento de seu comportamento como para ajudar novos parceiros a se desenvolverem em seu ambiente de trabalho. Continuem assim, o jornal é realmente uma ferramenta de alta qualidade.
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LUCIANO L. BREDOW (XALINGO BRINQUEDOS LTDA)
Muito bom
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LUIZ VIDAL DE OLIVEIRA
Ja venho recebendo regularmente. O jornal é muito importante, pois nos mantém atualizados. Na minha opinião deveria ser estendido as empresas, para que eles (interinos) entendessem melhor
os seus Representantes.
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LOJAS BERLANDA LTDA
OSCAR (COMENTARIOS INTERESSANTES), 
CICERO ( MUITO MOTIVADOR...)
RODRIGO (OTIMO JORNAL, TRATA DE VARIOS TEMAS, ALEM DO MAIS MOTIVA BASTANTE)
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JOSÉ RONALDO NUNES DE FARIAS (EUROTEC)
Acho o jornal,do SDR, muito importante, pois além de trazer muitas dicas ele é informativo e cultural para a pessoa e para a empresa.
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HELIO CARVALHO (LEPPER, CAMA, MESA E BANHO)
Recebi de um amigo e gostaria de conhecer melhor.
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JOAO BPTISTA DE CASTRO MEIRA
ARIEM e ERBEL DO BRASIL LTDA
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Cahdam Volta Grande ( Tenderly / Bolt / Salucia / Dama / Bob Baby)
Uma amiga de trabalho comentou comigo que os artigos são interessantes. fiquei curiosa...
SILVIA LUKO
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RICARDO TRINDADE
Gostaria que o SDR abrisse uma coluna de classificados com pequenas empresas divulgando seus produtos e suas necessidades de representantes nas diversas regióes do Brasil, criando assim uma oportunidade de crescimento para todos.
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RONIA CARVALHO (COOPERCITRUS - COOP. DOS CAFEICULTORES E CITRUS DE SP)
ADOREI TER RECEBIDO DE UM AMIGO O E-MAIL, QUERO RECEBER MAIS, POIS ACHEI MUITO BOM.
ABRAÇOS RONIA.
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SERGIO DA CRUZ
Quero agradecer a equipe do Jornal SDR por enriquecer nossos conhecimentos em cada \"dica\" enviada, mensagens que realmente melhoram nosso nível profissional.
Al & ANG- Representações Ltda
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STARRETT IND E COM LTDA
Gostei muito das amostras que recebi.
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LIESSE ELEUTERIO GODINHO (LOJAS ELETRICAS LTDA)
Bom dia, gostaria de receber este jornal, conforme informacâo é bastante criativo este trabalho.
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WALDERY DO NASCIMENTO JUNIOR
Sempre recebo de amigos a pagina de voces e agora surgiu a oportunidade de recebe-las diretamente. 

É otima.
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Vocês são maravilhosos em nos dar esta oportunidade, e queremos que sempre, nossa humilde contribuição os motive, enriqueça e ilumine no dia a dia, porque essa é nossa recompensa.

Equipe do SDR 2003

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" CONSIDERAÇÕES SOBRE ÉTICA "
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SR. PROF. L. A. Costacurta Junqueira
Vice-Presidente do Instituto MVC

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Mais de 50% das 500 maiores empresas americanas têm seu código de ética elaborado pela área de RH. Dentre as 500, 75% têm um código de ética. Esta é certamente uma bandeira que a área de RH, no Brasil, poderia abraçar.

A elaboração do código de ética na empresa deve, em princípio, ser feita por uma área mais "neutra" (RH); deixar este encargo com as áreas de compras, vendas etc., pode representar um perigo potencial que convencionaríamos chamar de ética subjetiva/situacional.

Possuir um código de ética não terá nenhum valor se colaboradores, gerentes, clientela, interna e externa, fornecedores não tiverem aceitação, conhecimento do seu conteúdo. A ética não deve ficar no plano de intenções, mas ser refletida nos comportamentos.

No Brasil um código de ética é particularmente importante, pois a confiança do público, em geral, nas instituições públicas e privadas é muito pequena. A ética é um instrumento de geração de confiança; portanto, geradora de novos negócios. O "levar vantagem em tudo" é algo bastante entranhado na cultura brasileira e potencial gerador de desconfiança.

Alguns indicadores da empresa que têm problemas de ética:

Posterga deliberadamente pagamentos, fazendo pagamentos errados, fornecendo datas e não cumprindo etc. 
Vende o que não tem ou o que não pode entregar; 
Tem apenas preocupação com sua necessidade de vender, não se preocupando em saber do cliente o que ele tem necessidade de comprar; 
Sempre se lembra das pessoas de fora na hora de preencher qualquer posição, não se importando em procurar, primeiro, identificar internamente se há alguém para aquela posição. 
Embeleza balanços e demonstrativos financeiros etc. etc. 

Ser ético nos negócios significa:

A necessidade de obedecer regras relativas à ocupação territorial, costumes e expectativas da comunidade, princípios de moralidade, políticas da organização, atender à necessidade de todos por um tratamento adequado e justo; 
Entender como os produtos e serviços de uma organização e as ações de seus membros podem afetar seus empregados, a comunidade e a sociedade como um todo (positiva ou negativamente); 

Erros éticos mais comuns nas relações com seus superiores:

Mentir sobre as atividades que administramos; 
Culpar meu superior por meus erros ou de meus subordinados ;
Divulgar informações pessoais ou confidenciais para meus pares, empregados, gerentes seniores, clientes competidores, público em geral;
Não reportar violações à legislação; 
Não reportar desempenho inferior às metas estabelecidas ou algo referente a roubos ou utilização inadequada de algo que é propriedade da empresa; 
Não atender a queixas e reclamações; 
Encobrir acidentes no trabalho ou problemas relativos à saúde ou segurança dos empregados 
Usar idéias de empregados como se fossem minhas;

PRINCÍPIOS DE ÉTICA PARA AS ORGANIZAÇÕES


Propósito: A missão da nossa empresa é de responsabilidade da Diretoria. Nossa organização é movida pelos valores, expectativas e a visão que nos ajuda a determinar os comportamentos, aceitações e inaceitações.

Orgulho: Nós nos sentimos orgulhosos de nós mesmos e de nossa organização. Acreditamos que com este tipo de sentimentos é fácil resistir às tentações para nos comportarmos de maneira não-ética.

Paciência: Aceitamos que, mantendo nossos valores éticos, isto será o caminho do sucesso a longo prazo. Essa assertiva implica manter o equilíbrio entre a obtenção de resultados e a forma com que esses resultados são conseguidos.

Persistência: Temos o compromisso de viver de acordo com princípios éticos. Temos certeza de que nossas ações são consistentes com este compromisso.

Perspectiva: Nossos gerentes e empregados alocam tempo para refletir sobre onde estamos, avaliar para onde vamos e determinar como vamos chegar lá.

L A COSTACURTA JUNQUEIRA 
VICE PRESIDENTE DO INSTITUTO MVC 

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Vice-Presidente do MVC - Instituto Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo. Administrador pela FGV. Coordenador dos projetos de Educação Corporativa e Consultoria em Desenvolvimento de Talentos Humanos. Seminários e Palestras nos EUA, Portugal, Uruguai, Aruba e Paraguai. Autor dos livros Negociação: Tecnologia e Comportamento (27ª Edição – 180.000 exemplares), Sr. Presidente: A Culpa é Sua: Desenvolvendo Talentos Humanos (4ª Edição), Administração do Tempo: Um programa de Autodesenvolvimento (7ª edição), Tempo do Executivo: Problemas e Soluções (8ª edição). Co-autor, com Eunice Mendes, dos livros Falar em Público: Prazer ou Ameaça? – (4ª edição) e Comunicação Sem Medo (5ª Edição). Co-autor com Marco Aurélio Vianna em Gerente Total: Administrando com Eficácia a Empresa do Século XXI, (5ª edição). Seu livro mais recente é Cada Empresa Tem o Consultor que Merece – Como Otimizar as Relações entre Clientes e Consultores (co-autoria Célia Marchioni). 

Telefones: 11 3171-1645 / 3285-2438 - costacurta@institutomvc.com.br (Luiz Augusto Costacurta / Angélica Stein (SP) - www.institutomvc.com.br

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RESUMO  DE  NOTICIAS  "
01.01.2003    AO    06.01.2003


ECONOMIA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Compra do BBV, subsidiária brasileira do espanhol BBVA, por R$ 2,63 bilhões, isola o Bradesco na liderança do ranking privado e o aproxima do maior banco do país, o Banco do Brasil. O Bradesco passa a ter mais agências que o BB, mesmo número de clientes (14,3 milhões) e carteira de crédito de igual tamanho. Outro feito inédito foi ultrapassar o BNDES: a aquisição acrescentou 12% aos ativos, que passam a R$ 157 bilhões. Em ativos, o banco supera em R$ 23 bilhões o Itaú e, pela arrecadação de CPMF, responde por 20% das operações do setor. - O preço foi 1,07 vez o patrimônio do BBV. O Bradesco pagará R$ 2 bilhões em dinheiro e R$ 630 milhões em participação acionária - 4,5% do capital. Além disso, o BBVA terá um assento no conselho. Para o presidente do Bradesco, Márcio Cypriano, o preço foi atrativo. Ele espera aumentar os negócios com empresas espanholas.

O Unibanco negociou por cerca de dois meses a compra da subsidiária brasileira do BBVA. As negociações deveriam ser concluídas na última semana de 2002 e estava acertado que o BBVA teria uma participação de cerca de 10% no capital do Unibanco. Não havia banco de investimentos intermediando a operação, as negociações eram conduzidas por José Carlos Lopez, vice-presidente financeiro por parte do BBVA e por Israel Waiboim por parte do Unibanco. No entanto, pouco antes do Natal o Bradesco entrou na negociação e fez uma oferta maior, de cerca de US$ 200 milhões acima da proposta do Unibanco, pela subsidiária brasileira do BBVA, o que fez o banco interromper as negociações com o Unibanco. Por parte do Bradesco as negociações foram conduzidas por Milton Vargas, que na semana passada estava na Espanha concluindo as negociações.

A Varig retomou as negociações com a BR Distribuidora na quinta-feira e já conseguiu melhorar um pouco sua situação de fluxo de caixa: obteve um aumento de prazo para pagamento de combustível, que estava sendo feito à vista, diariamente, para dez dias - o que representa uma linha de crédito de R$ 40 milhões, segundo o diretor de mercado consumidor da BR, Marco Antônio Vaz Capute. O pleito da Varig agora, de acordo com o presidente Manuel Guedes, é aumentar esse tempo para 20 dias. 

Apesar das pressões do governo canadense em favor da Bombardier, a companhia aérea estatal polonesa LOT anunciou, na sexta-feira, que pretende comprar 10 jatos da Embraer, do modelo de 70 lugares. O contrato está avaliado em cerca de US$ 200 milhões e prevê também a possibilidade de compra de mais 11 Embraer 170. 

Os consumidores têm o direito de compartilhar música, vídeos e outros conteúdos digitais que compraram entre seus aparelhos de computador, e é necessário desenvolver um modelo comercial para permitir que isso ocorra. As palavras são de Craig Barrett, executivo-chefe da Intel, durante a Consumer Electronics Show, que acontece em Las Vegas durante essa semana. 

De autoria do vereador Toninho Campanha (PSB) - o funcionamento do comércio varejista só poderá ocorrer mediante negociação entre o sindicato dos empregados e os sindicatos patronais. Pela lei, o lojista que abrir aos domingos sem a autorização do sindicato está sujeito a punições que vão desde o pagamento de multas até a cassação do alvará para funcionamento. - Entretanto, de acordo com o sindicato, a intenção não é multar, mas criar empregos. "Chega de escravidão", comenta o presidente da entidade. Lei municipal 13.473

Os preços do álcool continuam batendo recorde no mercado interno, superando as expectativas do setor sucroalcooleiro, como reflexo da menor oferta do produto na entressafra. - O litro do anidro - usado na mistura com a gasolina - chegou a atingir R$ 0,95 semana passada, com valorização de 30% sobre o mesmo período de 2002. O hidratado, utilizado como combustível, foi negociado a R$ 0,88 o litro e acumula alta de 40% sobre os últimos doze meses. (Está mais do que na hora que o Goverbo Federal que subsidia a maioria da empresas, começar a negociar a compra futura, estilo dolar, para evitar as fugas de peço, nas entresafras e nas subidas do dolar, ou inibir os financiamentos das Industrias.)

MERCADO INTERNO

A americana Archer Daniels Midland (ADM) desistiu de construir uma nova fábrica no Brasil e optou por duplicar a capacidade da planta localizada em Rondonópolis (MT). A unidade irá processar 2 milhões de toneladas de soja por ano e responderá por metade da capacidade total da companhia no país. O valor do investimento não foi revelado.

O Grupo J. Pessoa fechou a compra de sua nona usina sucroalcooleira, a Quissaman, localizada no município de Quissamã, norte fluminense (RJ). A usina é a mais antiga do Brasil e da América do Sul. Com este novo negócio, o empresário José Pessoa de Queiroz Bisneto dá mais um passo para a expansão de sua companhia no Rio de Janeiro, onde já possui a usina Santa Cruz, adquirida em maio de 2002.  

Ainda se recuperando da polêmico que gerou ao insinuar que o governo brasileiro poderia ter interesse em ter o conhecimento tecnológico necessário para a construção da bomba atômica, o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, anunciou na última sexta-feira em Recife , outra medida de impacto em sua área: o Brasil já está negociando um acordo de cooperação com a Rússia para a utilização da base de lançamentos de Alcântara, no Maranhão.

MERCADO EXTERNO

Uma taxa do dólar entre R$ 3 e R$ 3,30 continuará a garantir rentabilidade às exportações em 2003, segundo economistas e exportadores consultados pelo Valor. Se a taxa de câmbio se estabilizar, mesmo que em patamar mais baixo do que nos últimos meses, os exportadores seriam beneficiados pela maior previsibilidade para fechar contratos com seus clientes. Outra vantagem seria a possibilidade de melhoria do acesso ao crédito.

 
O Brasil integra a lista dos cinco países com maior acesso aos serviços de internet banking, logo atrás da Suécia, da Austrália, da França e da Holanda. 

Os fabricantes de relógios e de uma série de aparelhos ``inteligentes'' que a Microsoft quer conectar por meio de seus softwares vêem tanto uma oportunidade de negócio quanto uma ameaça a entrada de um rival com tantos recursos disponíveis. 

De acordo com a Nielsen/NetRatings, o tráfego no ambiente de trabalho é maior entre 10h e 12h, enquanto o pico de acesso a partir de casa é às 20h. Já o estudo feito pela Mori Research indica qual tipo de conteúdo é mais consultado ao longo do dia. Pela manhã, os internautas estão interessados em notícias - locais e nacionais, sobre negócios e esportes -e em e-mails. À tarde, a importância das notícias diminui dando lugar a categorias relacionadas a entretenimento, como horário de filmes, mapas e endereços. Por fim, emprego, carros, imóveis e compras são preferidos à noite. - Estudos da DoubleClick e de outras empresas apontam que o dia da semana também é outro fator importante para as taxas de clicks em newsletters, ofertas promocionais e propaganda. Os dados revelam que sites de comércio eletrônico recebem mais visitas às 4ª. Assim, quarta-feira entre 10h e 12h é o "melhor horário" para a audiência de internet que é acessada a partir do trabalho, e entre 16h e 22h para os internautas domésticos.

Uma nova escola em Sunderland, no Reino Unido, planeja utilizar um dispositivo de reconhecimento de retina para cobrar o lanche dos estudantes, numa tentativa de movimentar menos dinheiro na instituição e de proteger as crianças que recebem merenda de graça de serem intimidadas ou ridicularizadas por outros alunos na lanchonete. 
Quando a escola Venerable Bede abrir suas portas para 900 estudantes em setembro próximo, os scanners com software de reconhecimento de visão, fornecidos pela empresa de Edimburgo CRB Solutions, estarão instalados para cobrar a comida dos alunos na lanchonete. Semelhantes a outros dispositivos biométricos, como os de impressão digital, os scanners também servirão para rastrear quando os estudantes retirarem e devolverem livros da biblioteca, disse o diretor da escola, Ed Yates. (Laura Rohde - IDG News Service, Londres)
INFORMÁTICA

Desde o último dia do ano a Microsoft não está mais oferecendo o serviço de suporte técnico online para usuários dos sistemas operacionais Windows 95 e NT 3.5x. 

Pela primeira vez, as vendas de câmeras digitais superaram as de máquinas convencionais no comércio eletrônico.


A Sony Computer Entertainment (SCEI) obteve um recorde nas vendas do PlayStation e PlayStation 2 nos últimos dois meses de 2002. A fabricante disse que comercializou um total de 8,5 milhões de consoles do PS2 durante novembro e dezembro - um salto de 24% sobre o mesmo período do ano anterior. 
Na América do Norte, a companhia vendeu 4 milhões de PS2 nesses dois meses, 42% acima do volume registrado em 2001, com 1,5 milhão dessas unidades comercializadas nas últimas duas semanas de dezembro. Na Europa, as vendas saltaram 27% para 3,4 milhões de unidades no bimestre. No Japão, em contrapartida, a empresa forneceu 940 mil consoles - uma queda de 27% sobre o ano anterior. O PlayStation2 também registrou seu maior índice de vendas de hardware, fornecendo mais de 84,5 mil consoles no período de três semanas. Isso representa 48% do total de consoles vendidos. O Xbox, da Microsoft, registrou o segundo maior volume de vendas de consoles, com 26% acima que o comercializado no ano anterior.   

TELEFONIA

 

 

 

 

O "RESUMO DE NOTÍCIAS", é baseado em levantamentos realizados pela equipe do SDR, e apresenta os tópicos mais importantes para que você, fique por dentro dos principais acontecimentos que sua profissão exige. - Este serviço de CLIPPING (resenha de informações), é a metodologia utilizada para assessorar 100% das principais autoridades, desde Presidentes da República, Diretores, Gerências e agora VOCÊ, e queremos que possa estabelecer o vínculo entre os assuntos expostos e suas estratégias, como forma de prestigiar seu TEMPO. - Os endereços abaixo, representam as fontes que diariamente consultamos ou enviam noticias, e são ao nosso entendimento, as mais fidedignas e neutras, como a seguir:

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" O BELO, O VERDADEIRO, O BOM E O UTIL "
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SR. PROF. EUGÊNIO MUSSAK

EDUCADOR
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É muito provável que você nunca tenha parado para pensar sobre a origem de seu próprio pensamento. A isso dedicam-se aquelas pessoas chamadas filósofos. Pois bem, o que justifica a filosofia, é que quando compreendemos o porque e o como de nosso pensamento, passamos a pensar melhor, de maneira mais controlada, lúcida e eficiente.


Quer um exemplo ? - Repare que todos os seus pensamentos estão relacionados com apenas quatro grandes áreas, constituídas por extremos, entre os quais vivemos: 

 

O belo e o feio, 

O verdadeiro e o falso, 

O bom e o mau, 

O útil e o inútil. 

Sem perceber, você está empenhado em perseguir o belo, o verdadeiro, o bom e o útil, ao mesmo tempo em que procura afastar-se de seus opostos. 

O belo é representado pela arte, pela musica, pela moda, pelos cuidados com o corpo. A estética torna a vida mais agradável, mais calma e mais feliz. É tão forte em nossas vidas que está relacionado até com a perpetuação da espécie, pois a atração física começa pela percepção da beleza, e termina no ato sexual. O verdadeiro significa a busca das verdades em todas áreas. Por isso estudamos, construímos conhecimento e até estabelecemos regras que garantam a manutenção e a soberania da verdade. Punimos a falsidade com o desprezo ou com a lei. 



O bom está relacionado com a construção da moral, da ética e da compaixão. A busca desses valores é uma das marcas registradas da espécie humana, e uma das mais controversas, pois a história mostra que o homem às vezes é mau ao tentar impor o valor do bom. Basta lembrar da inquisição ou de qualquer outro tipo de fundamentalismo religioso. E, finalmente, o útil. Esse é um valor mais moderno, e cada vez mais valorizado. Tudo o que tem um propósito prático e imediato, tende a ser valorizado, e em caso contrário, descartado.


Uma vida ideal seria aquela que contempla essas quatro áreas. A busca de uma delas não deveria ofender as demais, ou pelo menos atingi-las o mínimo possível. A história da humanidade costuma mudar a relação entre esses valores. Na Grécia antiga, por exemplo, a seqüência ideal era: o belo, o verdadeiro, o bom e o útil. A revolução francesa propôs uma inversão: o bom, o verdadeiro, o belo e o útil. Outras épocas tiveram seus próprios modelos. - E na atualidade ?


É claro que você já adivinhou: vivemos o império do útil, seguido do belo, do bom e deixamos o verdadeiro para o final (que o digam os balanços de certas companhias). Parece que a regra moderna é essa. Se for útil não precisa ser verdadeiro. Se for belo não precisa ser bom. É claro que não tem como dar certo desse jeito. Apenas como alerta aos governantes de nosso país, aos gerentes de nossas empresas e a nós mesmos como responsáveis por nossas próprias vidas individuais, a história mostra: o desequilibro entre essas quatro partes é o que provoca a decadência. Roma que o diga. A América que se cuide!


E, se você pensa que se trata de mais uma novidade, saiba que essa maneira abrangente de comandar o pensamento, controlar o comportamento e construir a vida não tem nada de novo. É a filosofia de um homem que viveu entre 429 e 347 a.C., e criou em Atenas a Academia, considerada a primeira universidade do mundo, que funcionou durante 800 anos, e foi a mais perfeita que já existiu. Esse homem chamava-se Platão.

SR. PROF. EUGÊNIO MUSSAK
EDUCADOR

Consultor de empresas na área de educação corporativa e desenvolvimento humano. Professor de biologia e fisiologia humana desde 1971. Docente da Universidade do Professor do Paraná. Professor colaborador do MBA de RH da Universidade de São Paulo–USP. Colunista do portal da revista Você S/A, da revista Vencer! e colaborador da revista Superinteressante. Considerado pela imprensa (revistas Veja e T&D) um dos palestrantes mais influentes da atualidade. Formado em Medicina pela UFPR, especialista pela Universidade da Califórnia (UCLA) e pelo Instituto Biosystem da Argentina, dedicou-se à Fisiologia , modalidade da medicina que aplicada ao esporte, estuda o desenvolvimento de competências críticas à prática de uma determinada atividade esportiva. Ao lado do Doutor Keneth Cooper, em Dallas (EUA), iniciou a migração desse conceito para atender às necessidades profissionais em empresas.

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" DICAS    DO    SDR"

"Este "TELEFONE" tem inconveniêntes demais para ser seriamente considerado um meio de comunicação. 
Esta geringonça não tem nenhum valor para nós". Memorando interno da Western Union, 1876.

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ESPAÇO RESERVADO POR 9 EDIÇÕES

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Estamos reservando 40% do espaço das "Dicas da Semana", pelo período de 9 semanas, para editar 36 estratégias milenares, que datam de 5.000 anos para cá, e que foram reescritas muitas e muitas vezes, por diferentes pessoas e de diferentes segmentos como: - Mercadores, Comerciantes, Filósofos, Poetas, Estrategistas, Educadores, Militares e outros.

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Cada estratégia você deve assimilar pela sua essência e entendê-la de acordo com a sua visão comercial. Lembre que uma estratégia, é o summu (máximo) da aplicabilidade dos seus conhecimentos, e que o retorno que a aplicação da estratégia lhe trará, não pode ser absorvida em espécie, mas em conteúdo de satisfação. 

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" Nada mais sublime que o sorriso de um talentoso estrategista, convidado para um desafio de mercado ".

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É sem dúvida nada mais encantador que escutar a síntese de uma estratégia bem aplicada, dentro dos moldes da simplicidade, sem a utilização de verbas, mas apenas com o discernimento de idéias e o esforço de uma equipe... - Boa leitura, e publicaremos 4 estratégias das 36 totais, por edição. " Todos os exemplos apresentados, servem apenas como exemplos primários, e cada um de nós terá sua própria idéia se utilizando destas estratégias, sempre dentro dos preceitos da ética, que é fundamental." - Miguel - SDR

ESTRATÉGIA I

Cruzar o mar confundindo o céu. - O que é familiar, não chama a atenção. 

Quanto mas óbvia parece uma situação, maiores segredos profundos pode esconder. - Tendemos a esconder o que é familiar e esperamos que os segredos estejam escondidos. - Tendemos a descuidar das atividades abertas que escondem estratégia subjacentes.

Na 2ª Guerra Mundial, se utilizou esta estratégia na invasão da França. Deixaram entrar a informação de uma invasão imimente por 29 vezes, até que os serviços de inteligência Britânicos e Franceses deixaram de tomar a sério essa informação. - A França ficou desprotegida ante o ataque relâmpago que sobreveio!

 

ESTRATÉGIA II

Se aproximar de um ponto, para pegar outro... 
Quem conhece a arte da aproximação direta e indireta resultará vitorioso. ( Sun Tzu ).

Ir de forma direta a um concorrente poderoso e unido, é um convite ao desastre. - Tem que se empregar uma confrontação indireta: - Concentrar forças para atingir o ponto mais débil do concorrente, aproveitar suas falhas, resolver um problema mediante a concentração num aspeto que parece à margem, mas que em qualidade é o local certo, ou desviar o problema sobre outra circunstância. 

Ou seja, entrar dentro do concorrente para expor-lhe pontos críticos que não estão sendo apresentados em teoria, mas que na prática, tem imenso valor. 

 

ESTRATÉGIA III

Utilizar as próprias armas do concorrente. - Se queres fazer algo, faz com que teu concorrente o faça por ti. - ( Sun Bi ). - Significa utilizar os recursos alheios em proveito próprio.  Muitas histórias nos contam estratégias, nas quais se  plantavam  fatos nos mercados, visando atingir setores de um concorrente em especial, onde se nutriam  interesses de desestabilizar.  - Plantando essas versões, os concorrentes chegavam até demitir pessoas chaves ou setores inteiros, que depois eram contratados pela empresa que tinha semeado a discórdia, provocando um caos no concorrente e arrasando-os no corpo a corpo de mercado, com as equipes sabendo segredos fundamentais. 

 

ESTRATÉGIA VI

Relaxar enquanto o inimigo se esgota a si mesmo. - Algo que é familiar, a mulher supera o homem em tranqüilidade. Tao Te King (Lao Tse). - O que parece brando e flexível, pode ser forte e firme, enquanto o que parece invencível pode ser débil. O Salgueiro (a famosa árvore Chorão), se dobra ao vento e se mantém em pé, enquanto o robusto Jacarandá quebra e cai. 

A água se adapta a qualquer terreno, mas desgasta a rocha mais dura. Segundo escreveu Sun Tzu na arte da Guerra: - "O exército que chega antes ao campo da batalha e espera o inimigo, está descansado e ganha a iniciativa, enquanto que o exército que chega tarde e se lança à batalha está cansado, e se vê forçado a adotar uma posição passiva. Se vês que os concorrentes mostram ardor, espera que estes se acalmem e se vejam aplacados debaixo do peso e fastídio da fadiga. Sempre chame-os ao campo de batalha, onde estarás atrincheirado e com todas as táticas prontas, e onde teu concorrente não saberá se defender com tanto resguardo, como faria se estivesse no campo dele. 

GILLETE:
Como acontece com grande parte das inovações, as máquinas de barbear Gillette surgiram num momento rápido de inspiração de King Camp Gillette — um vendedor de rolhas de cortiça para a indústria cervejeira —, em 1895.

Enquanto se barbeava com uma navalha, reparou que só utilizava o gume e teve a idéia de produzir pequenas lâminas descartáveis apoiadas num suporte recarregável. O novo sistema de barbear foi patenteado em 1901, originando, no mesmo ano, a empresa American Safety Razor, presidida por King Gillette, que mais tarde deu origem à atual Gillette. 

Em 1903, já sob o controlo de John Joyce, foram lançados os primeiros produtos, com um preço de 5 dólares por suporte e 1 dólar por cada pacote de 20 lâminas; a Gillette vendeu 51 unidades do primeiro e 168 lâminas.
A empresa expandiu rapidamente a sua atividade para o estrangeiro e apostou numa forte promoção da marca em todos os mercados, com campanhas de publicidade muito apelativas. Em 1962 foi considerada pela Fortune a 3ª empresa mais lucrativa dos Estados Unidos.
A maior demonstração de flexibilidade e força competitiva da Gillette deu-se nos anos 60, quando a rival Wilkinson Sword lançou as primeiras lâminas de aço inoxidável, mais resistentes e duráveis. No entanto, a Gillette prosseguiu a sua estratégia de desenvolvimento de novos produtos, mantendo a liderança com a Gillette Sensor e a Gillette Sensor Excel e apostando nas mulheres, com a Gillette Satin Care for Women. Hoje vale 5 BILHÕES de dólares e mantém o desenvolvimento de produtos inovadores e globais.

O QUE É UMA APLICAÇÃO ASSASSINA ?

Uma aplicação assassina é um produto ou um serviço que é tão diferente e único que, ou cria uma nova categoria de produto e serviço, ou arrasa com a existente.

 

Considero uma aplicação assassina, o bebedouro que o Representante Comercial Maitelli e a assistente Liris, da Maitelli Representações, estão vendendo no mercado, em Porto Alegre (RS)!!!

 

O bebedouro tem uma torneirinha de água natural - NADA DEMAIS...

O bebedouro tem uma torneirinha de água gelada  - NADA DEMAIS...

O bebedouro tem uma torneirinha de água para chimarrão a 72º aproximadamente... 

Essa é uma aplicação assassina. Arrasaram os concorrentes, sem dúvida nenhuma. (Opinião pessoal, claro...)

KELLOG'S
Líder mundial das marcas de comida, a Kellogg’s orgulha-se de ter construído uma imagem de qualidade, sabor e aceitação por parte dos consumidores dificilmente igualável por outros produtos. Na sua linha de marcas, destaca-se a Kellogg’s Corn Flakes, que tem mantido a sua posição ao longo de diversas gerações e que é, ainda hoje, a marca de cereais de pequeno-almoço preferida por milhões de consumidores de todas as idades.
Foi em finais do século passado que
John e William Kellogg, diretores de um sanatório em Michigan, resolveram embalar e vender noutras cidades os alimentos racionais, à base de derivados de cereais, que davam aos seus doentes. Os flocos de milho (corn flakes) foram os primeiros. A iniciativa deu origem à empresa Battle Creek Toasted Corn Flakes, que se transformou na atual Kellogg Company.
A marca Kellogg’s tem sido sempre apoiada por um forte investimento em publicidade e promoção da marca. Desde os primeiros tempos da televisão que a marca utiliza celebridades nos seus anúncios. Uma cuidadosa gestão da marca é o segredo do sucesso da Kellogg’s, inserida numa cultura organizacional totalmente centrada na imagem de marca.

CONSCIÊNCIA PURA:

  • Nunca quantifique o valor da sua empresa, ou do seu departamento, pelo valor facial. - Tente descobrir o potencial encoberto;

  • Assegure-se de que tem a estrutura certa para desvendar o potencial;

  • Mostre boa fé ao lidar com as pessoas e saiba ouvi-las; 

  • Não confie apenas no que os sistemas e processos internos lhe dizem acerca dos clientes;

  • A interação face a face é vital; 

  • Conheça os seus limites; não prometa o que não pode cumprir; 

  • Aceite desafios e os pedidos mais ambiciosos dos clientes; 

  • Aprenda com a experiência e, sobretudo, com os erros; 

  • Não se esqueça: todos os líderes que não mantêm os clientes no centro das atenções, merecem ser passados para trás e acabam por sê-lo. 

16 ANOS TINHA A VIRGEM MARIA, AO NASCER JESUS, SEGUNDO A BÍBLIA. 

BOA SORTE, SENHOR GORSKY... 
Quando o astronauta Neil Amstrong, primeiro homem a caminhar na lua falou: - " Isto é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade ". Também diz outras coisas, como "comunicação normal com o centro de controle, com os outros astronautas, etc." - Sem dúvida, antes de entrar de regresso ao módulo espacial, fez um comentário enigmático...:
- " Boa sorte, Senhor Gorsky "

Muita gente na NASA, pensou que era uma frase casual, conscernente a algum cosmonauta soviético, com os quais mantinha amizades duradouras. Mas não havia dentro do programa espacial Americano, nem Soviético, nenhuma pessoa "GORSKY".

Durante muitos anos, os repórteres perguntavam a Luis Amstrong, que significava a frase "Boa sorte, Senhor Gorsky ", mas ele sempre omitia a resposta e apenas mostrava um sorriso.

Em 5 de julho de 1995, em Tampa - Flórida - USA, quando respondia perguntas, depois de uma Palestra, mais um repórter, lhe fez a mesma pergunta de 26 anos contínuos...

Mas desta vez ele resolvera responder e explicou que o fazia devido a que Gorsky tinha falecido e ele se sentia livre para responder, e començou seu relato...

"Um dia jogando beisebol com meus amigos, um deles mandou uma bola elevada, que foi parar na frente da janela dos vizinhos, de frente a casa dos meus pais, que eram o casal Gorsky. - Eu era uma criança nessa época. Quando me abaixei para pegar a bola, escutei a Sra. Gorsky gritar para os Sr. Gorsky": 

'Sexo oral?... Queres sexo oral? -Terás sexo oral quando o filho do vizinho caminhar na lua'..."

PULSAÇÕES POR MINUTO: 

200 pulsações por minuto, é o ritmo cardíaco de um piloto de fórmula 1, no momento de uma largada. - 600 pulsações por minuto, é o ritmo cardíaco do piloto quando vai depositar o cheque do contrato anual...

Moacir Gadotti 
"Confesso que a tarefa mais difícil na educação de meus filhos tem sido ensiná-los a serem livres, numa sociedade que ensina os filhos a possuírem coisas."

 

PARA QUE SERVE A TECLA: Print Sc SysRq

Não se culpem se não sabem disso. - Como usamos softwares, computadores e teclados, idealizados por anglofonicos (feitos de inglês para inglês), a imensa maioria das funções está em inglês. Prova disso: olhe seu teclado: - Viu uma tecla "Print Sc SysRq" acima do "DELETE" ? - Bem, serve para tirar uma foto da sua área de trabalho ou aplicativo que esteja aberto no monitor. Vamos testar: - clique "Print Sc SysRq" e depois abra seu Paint Brush, e clique apenas em colar. O Resultado: - Uma foto da tela que estava aberta e que é fundamental, para que se possa administrar alguns trabalhos. - Por isso não se assuste com nada, não é nossa culpa não aprender, mas sim é culpa das empresas que lançam os produtos, no maior desrespeito a nós todos consumidores, porque é mais barato o teclado em inglês e pode ser exportado para todo mundo que não se queixa, e não na linguagem oficial do nosso País. - E também responsabilizamos as autoridades nacionais que não se dão respeito e não fazem jus aos opíparos (gordos) salários que lhes pagamos.  

INCÓGNITA ? - QUEM AVISA A GELADEIRA QUE EU VOU ABRIR A PORTA, PARA QUE ACENDA A LÂMPADA?

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" ATENÇÃO REDOBRADA "

 

NOSSOS  MOVIMENTOS  PODEM  DELATAR...

 

A linguagem corporal, que não é mais que tudo aquilo que transmitimos por meio dos movimentos ou gestos, delata completamente nossos sentimentos ou percepções, acerca de uma pessoa com a qual se está interagindo...

 

Quando conversamos com uma ou várias pessoas, refletimos e enviamos centenas de sinais e mensagens através do nosso comportamento. Vamos prestar atenção a estas dicas e tirar proveito delas, porque tanto na nossa vida profissional, como na pessoal, nos serão de grande proveito...

 

NOSSOS GESTOS E MOVIMENTOS...

REPRESENTAM

Acariciar-se o queixo...

Tomada de decisões.

Entrelaçar os dedos...

Autoridade.

Dar um puxão na orelha...

Inseguridade.

Olhar para baixo...

Não acreditar no que se escuta.

Esfregar as mãos...

Impaciência.

Apertar-se o nariz...

Avaliação negativa.

Golpear ligeiramente os dedos...

Impaciência.

Sentar com as mãos agarrando a cabeça por trás...

Seguridade e superioridade.

Inclinar a cabeça...

Interesse.

Palma da mão aberta...

Sinceridade, franqueza e inocência.

Caminhar erguido...

Confiança e seguridade.

Parar com as mãos na cintura...

Boa disposição para fazer algo.

Pegar no cabelo...

Falta de confiança, inseguridade.

Roer a unhas...

Inseguridade ou nervosismo.

A cabeça descansando sobre as mãos ou olhando para o chão

Aborrecimento.

Cruzar os tornozelos...

Apreensão.

Mãos cruzadas nas costas...

Fúria, ira, frustração ou apreensão.

Cruzar ligeiramente as pernas, balançando o pé...

Aborrecimento.

Braços cruzados na altura do peito...

Atitude defensiva.

Caminhar com as mãos nos bolsos ou com os ombros curvados

Abatimento.

Mãos nas bochechas...

Avaliação.

Esfregar o olho...

Dúvidas.

Tocar ligeiramente o nariz...

Mentir, duvidar ou rejeitar algo.

Soltar pum, arrotar ou tirar tatu...  Ecaa!!! - Você é de matar!!! (risos)

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EM BUSCA DE UM SENTIDO PARA A VIDA

SRA PROF. FRANCIANE EULAF

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O primeiro autor a abordar a questão do sentido foi o psiquiatra vienense Viktor Frankl, sobrevivente dos campos de concentração nazistas. - Ao longo do tempo que passou nos campos de concentração, pode observar as diversas reações e comportamentos que surgiam ao seu redor. - Frankl descobriu que, mesmo nas condições mais desumanas, é possível ter uma vida com finalidade e sentido. 

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Porém, uma existência plena de sentido não parecia possível à maioria dos prisioneiros. Imersos em um mundo que não reconhecia mais o valor da vida e da dignidade humana, que os privava de sua vontade e os transformava em objetivos a serem exterminados, a maioria dos prisioneiros sofria uma perda de valores. 

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Se o prisioneiro não lutasse contra essa destruição espiritual com um esforço determinado para preservar o seu amor-próprio, perdia a noção de individualidade, de constituir um ser pensante com liberdade interior e com valor pessoal.

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Sua existência se degradava ao nível da vida animal, lançando-o em uma depressão tão profunda que ele se tornava incapaz de agir. Frankl descobriu que o sentido de sua existência nessa situação era ajudar seus colegas prisioneiros e recuperar a saúde psicológica.

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Desta compreensão de sua posição ali, ele tirava a motivação e força de vontade para sobreviver. O sentido da vida, concluiu Frankl, era o segredo da força de alguns homens, enquanto outros, privados de uma razão para suportar o sofrimento exterior, eram acossados desde dentro por um tirano ainda mais pérfido que Hitler - o sentimento de viver uma futilidade absurda.
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A teoria de Viktor Frankl defende que o homem (mentalmente sadio) tem total liberdade para escolher o próprio destino e o caminho a seguir para chegar à ele. Se as circunstâncias externas impedirão ou não o desenrolar deste plano já é outra história. Um acidente, por exemplo, pode por a perder certos planos, no entanto, ninguém pode impedir o homem de determinar seus próprios objetivos e de tentar concretizá-los. O que ocorre é que algumas pessoas temendo os acidentes de percurso e as forças externas que atuam na vida de todos, deixam de estabelecer objetivos e preferem ir vivendo à medida que a vida vai passando. O resultado deste comportamento se reflete na frustração, na decepção e na falta de perspectiva que podem transformar-se em depressão e até em tendência ao suicídio futuramente. 

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Certa vez, enquanto estava escrevendo o livro "Planejamento Estratégico Pessoal", um amigo, me observando disse: "Não sei pra que você planeja sua vida. Eu nem sei se vou estar vivo amanhã, por que vou planejar as coisas?" - Eu respondi com uma outra pergunta: "Você tem sonhos?" A resposta foi afirmativa. "Você provavelmente vai estar vivo amanhã. E daqui a 1, 2, 5, 10 anos ainda vou ver você andando por aí. E quando nos encontrarmos novamente, vou poder dizer que realizei os meus sonhos, enquanto você provavelmente não vai poder dizer o mesmo, pelo simples fato de que eu planejei e você apenas sonhou." Depois desta conversa, meu amigo passou a levar mais a sério minhas idéias.
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É preciso deixar bem claro que quando falamos em sentido da vida estamos falando de percepções pessoais e não da descoberta de qual o sentido geral da vida, aplicável à todos os seres humanos. Não é disso que estamos falando. Estamos falando dos porquês. É preciso que cada um se questione por que faz certas coisas, por que busca outras. Se não conseguir responder, ou seja, se não conseguir encontrar sentido no que faz e no que busca, é provável que essa pessoa sinta-se freqüentemente desmotivada, esteja trabalhando apenas pelo dinheiro, não tenha continuidade em seus objetivos, e vez por outra se encontre tentando descobrir como veio parar onde está, procurando desesperadamente encontrar um sentido, uma resposta, uma saída. Esses são os sintomas. O diagnóstico é a falta de sentido.

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Encontrar sentidos, ou seja, achar as respostas certas aos seus porquês pode não ser tão simples. Os seres humanos sofrem do grande mal se defenderem de tudo para protegerem uma auto-estima que mesmo ferida ainda insiste em segurar uma máscara. Você não conhece alguém que mesmo todos sabendo que a situação não está boa, a pessoa ainda tenta disfarçar e diz a todos que está muito bem, que não precisa de nada? De certa forma, tudo bem segurar esta máscara para o mundo exterior, o problema é quando tentamos ainda usa-la quando estamos à sós conosco. É o auto-engano. Para não termos que admitir para nós mesmos que fracassamos, que tomamos a decisão errada, que não conhecemos os sentidos em nossas vidas, erguemos uma muralha que impede qualquer um de transpassa-la, inclusive nós mesmos. Esse comportamento é natural, auto-protetor, mas simplesmente não há como crescer se não derrubarmos esta muralha, mesmo que seja só para nós mesmos podermos entrar em nosso próprio mundo e buscarmos algumas respostas que nunca fomos capazes de procurar.
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Muitas pessoas me perguntam qual a técnica para descobrir o sentido da vida. Não há técnicas, no máximo há posturas facilitadoras. A sinceridade para consigo mesmo é fundamental, se não for sincero, estará arriscando dar as respostas erradas e começar a perseguir objetivos que só no futuro você perceberá que não eram os seus verdadeiros desejos. Dispersar a ansiedade também pode ajudar bastante. Algumas pessoas separam um período para "definirem seus sentidos" e acham que devem sair dali com todas as respostas em mãos. Isso cria ansiedade, você sente-se acuado por você mesmo. Pode demorar meses ou até anos para que você encontre todas as respostas que procura. 

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O ideal é permanecer atento aos pequenos sinais que você inconscientemente libera de vez em quando. Estes sinais podem, por exemplo, revelar um interesse que você não sabia ter, uma nova habilidade, uma insatisfação que você conscientemente tenta disfarçar, enfim, tentar pescar os sinais que você mesmo envia é a melhor forma de encontrar as respostas perdidas.

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SRA. PROF. FRANCIANE EULAF

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Franciane Ulaf é criadora da técnica PEP. Atua como consultora em desenvolvimento pessoal e profissional e na área empresarial em treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. - É autora dos livros "Planejamento Estratégico Pessoal", "Manual de Administração do Tempo" e "Manual de Definição de Metas". - Possui formação acadêmica na área de Administração de Empresas com especialização em marketing e planejamento estratégico.
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A TÉCNICA PEP
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A técnica PEP (Planejamento Estratégico Pessoal), de autoria de Franciane Ulaf, oferece uma nova ferramenta de autoconhecimento e gerenciamento de vida. O PEP é uma proposta inovadora que engloba técnicas, mudanças interiores, posturas e hábitos relacionados ao gerenciamento de vida. A aplicação destas técnicas e ferramentas possibilita uma maior organização pessoal, potencialização da utilização do tempo e dos recursos pessoais, assim como o desenvolvimento de habilidades pessoais e eliminação de hábitos negativos.

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" PIADAS  DO  SDR"

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PIADAS DE COR AZUL = LINDINHAS  -  PIADAS DE COR ROXA = PICANTES  -  PIADAS DE COR VERMELHO = PAHHHH

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Um homem vai ao dentista e diz: - Doutor, tenho os dentes muito amarelos, que me recomenda ?

-Gravata marrom!!!

 

A mulher vai ao Psicólogo: - Dooutor, tenho complexo de feia!!!

-Somente complexo ?

Um homem preocupadíssimo e nervoso com seu problema, vai até o Médico e lhe pergunta... 

- Doutor como faço com minha aparência, estou cheio de pêlos por todos os lados e ainda em abundância...

Olha no peito, nas costas, bunda, nuca, ombros, dedos, até debaixo  das unhas Doutor, não agüento mais... me diga, o que pareço Doutor ? Por favor o que pareço...?

- Padece um Ursinho... 

O homem vai ao médico e lhe diz: - Doutor, estou com uma tosse terrível!!!

O médico abre o armário e tira um vidro de cápsulas e dá para o homem, lhe recomendando tomar 3 doses diárias, que era um laxante para cavalos excelente e efetivo...

O paciente assustado lhe pergunta: - Mas Doutor, você acha que este laxante vai me curar a tosse ???

- Bem amigo, curar não sei não, mas lhe asseguro que não vai se atrever a tossir!!!

 

No hospital Universitário, o Médico demonstrava as técnicas de diagnóstico e cura para os alunos, quando chega um homem com dores no coração.
Imediatamente o médico Chefe passa o atendimento para um dos alunos, que pergunta a enfermeira: 

- Este é o paciente ?
-Sim Doutorzinho, este é homem com dores no coração!
O Estudante pega duas agulhas e - "Schaf, Shaf", as prega nos olhos do paciente.
O Médico chefe grita: - Mas que você fez seu animal, filho de uma égua, ele estava doente do coração, não dos olhos!!!
- Mas então Doutor, olhos que não vem, coração que não sente...

Um rapaz está no portão do céu, esperando para ser admitido, enquanto São Pedro folheava o livro sagrado,
checando toda a vida dele para ver se ele foi um rapaz de valor. Depois de um bom tempo, São Pedro olha
serenamente para ele e diz:

- Não vejo nada que seja realmente ruim em sua vida, mas também não há nada que seja realmente bom. Se você conseguir provar que fez algo REALMENTE bom, você poderá entrar.
O rapaz pensa por alguns instantes e diz: 

- Ahhh, estava indo pela estrada, quando vi uma gangue gigante de motoqueiros mexendo com uma garotinha indefesa. Diminuí a velocidade para ter certeza do qu estava acontecendo. Vi uns 50 deles tentando tirar as roupas da mocinha. Parei meu carro, peguei uma chave cruz do porta-malas e fui em direção ao líder da gangue; um sujeito enorme, com uma jaqueta de couro com estampa de caveira. Ele tinha uma corrente amarrada da orelha esquerda até o nariz. Enquanto me aproximava dele, os membros da gang foram fazendo uma roda em volta de mim. Arranquei a correntinha da cara dele e dei-lhe uma pancada com a chave, o cara foi pro chão com um só golpe. Depois disso eu virei para todos eles e disse: - "Deixem esta menina em paz. - Vocês não passam de uns merdas, filhos da Puta"!!!
Voltem para suas casas antes que eu perca a paciência e acabe com suas raças, seus bostas, filhos de uma orgia entre um javali e uma anta!!!".
São Pedro, realmente impressionado perguntou: - Pôxa meu, valeu, e quando foi que isso aconteceu ???
- Ah, faz uns dez minutos...

Dois pescadores estavam esperando que sua tarrafa se enchesse... De pronto, alguma coisa deu um puxão forte!!! - Um deles levantou a tarrafa e era uma Sereia...
Ele a olhou por um instante e a devolveu ao mar.
-Mas que fizeste, estás mal da cabeça, porque tiraste essa peixona ???
-E o que íamos fazer com ela... 'Por onde' ?

Vai uma senhora ao médico e lhe diz: - Doutor, tenho algo no peito que sobe e desce, sobe e desce. 
o médico a examina e depois de um minuto a senhora lhe pergunta: - E aí Doutor é grave? 
- Não! É só um pum, como a senhora tem cara de bunda não sabe por onde sair! 
  

Jane perguntou a Tarzan como ele se arranjava com sexo... 
-"Ah, eu uso buraco do tronco de árvore." 
-"Mas Tarzanzinho, que desperdício, tu tá louco, é perigoso, vem meu animalsinho, que manhe vai lhe mostrar um jeitinho novo, bem gostosão..."
Jane se despiu, deitou no chão de bambus e abriu bem as pernas dizendo, "Aqui!", - "Você precisa por isso aqui dentro, tá meu pamonhenga..." 
Tarzan tirou o tapa rabo, aproximou-se da Jane e deu-lhe um tremendo bico no bom bril. 

Ela se contorceu de tanta dor e perguntou: - "Por que Tarzanzinho safado fez isso com mamãe... ? 
" Tarzan testando que não tenha abelhas no buraco..."

-Desculpe Senhora, mas tenho que lhe informar que sua filha tem o clitóris como um carocinho de azeitona...
-De duro Doutor ?
-Não Senhora, de chupado...

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MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

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