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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 235 - 05.12.2003

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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.." ÍNDICE DAS MATÉRIA DO JORNAL "

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..CARTAS RECEBIDAS E DICA DA SEMANA  DO PROF. GRETZ - " O SOLDADO "

..TESTE DA PROF. CECÍLIA COSTACURTA - "ESTOU PREPARADA/O PARA O MERCADO DE TRABALHO"

..HISTORIA DA MARCA - "BUSHIDO - O CÓDIGO DOS SAMURAIS"

..ARTIGO DO PROF. MÁRCIO MIRANDA - "O HUMOR COMO ALIADO"

..CURIOSIDADE, FRASES E IDÉIAS

..ARTIGO DO SR. PROF. JOSÉ L. MEINBERG - "NEGOCIAÇÃO: ONDE ESTÁ O PODER"

..TRANSPORTES E LOGÍSTICA Nº14

..ARTIGO DO PROF. RICARDO JORDÃO - "O DINHEIRO DE POUCOS"

..PIADAS DA EQUIPE DO SDR

..ARTIGO DO SDR - "NEGOCIANDO COM ÁRABES - FOCO NO CLIENTE"
..INTERNET, FUTURO E NOTICIAS

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dicas da semana 

"CARTAS RECEBIDAS DAS AMIGAS E AMIGOS DO JORNAL N°234"

SEJAM MUITO BEM VINDOS.

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" CONSELHO "

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As empresas devem se preocupar menos com a gerência de vendas e mais com a liderança das equipes de vendas. Nos dias atuais, é o próprio Representante quem gerencia sua carteira de clientes e seu território de vendas.
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O Representante não precisa mais de gerente, precisa de líder. Um líder capaz de motivá-lo para sua difícil missão, capaz de fornecer-lhe os insumos necessários - informações e conhecimento - para a boa execução de sua tarefa.
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Encontrar alguém que saiba dar ordens e cobrar resultados é fácil, mas encontrar alguém que saiba desenvolver e aproveitar todo o potencial de sua equipe é árduo. É preciso que as empresas se empenhem nesse sentido, desenvolvendo ou contratando líderes de vendas.

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SR. PROF. JOÃO BAPTISTA VILHENA
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VICE PRESIDENTE
Instituto MVC M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo

" Coordenador do MBA em Gestão Comercial da FGV "

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NOEL FRANCISCO DE SOUZA - VITAGRI SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA AGRIBUSSINES
O JORNAL DO SDR É UM GRANDE INFORMATIVO E TRAZ MATÉRIAS QUE VIVENCIAMOS NO NOSSO DIA A DIA DE TRABALHO, NA EMPRESA E NA VIDA SOCIAL COMO UM TODO.
A EQUIPE DO SDR ESTÁ DE PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO QUE VEM REALIZANDO AO LONGO DO TEMPO.
DAVI PEIXOTO
GOSTARIA DE DAR PARABÉNS A ESSA MARAVILHOSA EQUIPE QUE FAZ O SDR, TENHO UMA EQUIPE DE VENDAS E SEMPRE RECORRO A ESSE JORNAL, TANTO PARA MOTIVAR COMO PARA PASSAR INFORMAÇÕES IMPORTANTES NO DIA A DIA DO VENDEDOR.
VENDEDOR TEM QUE SER MUITO BEM ALIMENTADO DE INFORMAÇÕES E MENSAGENS QUE O MOTIVEM NO SEU DIA A DIA
OBRIGADO.
MARIA LUIZA MORENO FRANCISCO - GRUPO COLORADO
EXCELENTE JORNAL. PARABÉNS A EQUIPE TODA.
PAULO ROGERIO SANCHEZ - Divisão Lazzuril da SHERWIN WILLIAMS 
OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE
CLEUZENI SILVA
GOSTARIA DE RECEBER O JORNAL,  POIS GOSTO DA ÁREA DE VENDAS E ADMINISTRAÇÃO E COMO SEI QUE NA REVISTA TEM MUITOS ARTIGOS SOBRE ESTAS MATÉRIAS.
DESDE JÁ AGRADEÇO.
EDUARDO GARCIA - ebct
ESPERO PODER APROVEITAR E CRESCER PROFISSIONALMENTE E PESSOALMENTE PARA PODER AJUDAR MINHA EMPRESA A CRESCER.
HORTENCIA AGUIAR
MUITO INTERESSANTE O JORNAL, NOS TRAZ INFORMAÇÕES MUITO VALIOSAS.
CLAUDEMIR
GOSTARIA DE RECEBER COM FREQÜÊNCIA AS ATUALIDADES DE NOSSO MUNDO e DE NOSSO PAÍS.
ZILDA MACEDO
GOSTARIA DE RECEBER OS ARTIGOS ... GOSTEI DO SITE! MUITO BOM!
SERGIO TONIELLO
SOU JORNALISTA, ATUO NUMA EMPRESA DE ASSESSORIA & CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. O MATERIAL DE VOCÊS É EXCELENTE PARA ESTARMOS TODOS OS DIAS MUITO BEM INFORMADOS.
ABRAÇOS.
ANGELA MARQUES
ACHO MUITO INTERESSANTE AS DICAS DA SEMANA.
GERCY DE JESUS DOS SANTOS - Abadir Rolamentos e Peças ltda.
TAMBÉM QUERO RECEBER EM MEU E-MAIL PARTICULAR AS NOVAS COLUNAS.
WAGNER BLANC
BOM DIA , SOU ESTUDANTE DE MARKETING, ATUO NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS , GOSTARA DE RECEBER ARTIGOS , INFORMAÇÕES PERTINENTES A ESSE ASSUNTO.
EDUARDO C.P. ANDRADE
QUERO RECEBER AS EDIÇÕES.
DESDE JÁ OBRIGADO
DELVAIR LOPES DE OLIVEIRA
GOSTARIA DE SER ASSINANTE DE SEU JORNAL.
ATENCIOSAMENTE

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dica da semana

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" O SOLDADO "
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PROF. GRETZ

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O soldado chegou correndo para falar ao capitão, pouco antes de uma batalha: - "Estamos em desvantagem, capitão! - Para cada soldado nosso existem três soldados inimigos!".

O capitão, com voz firme respondeu:

"Não estamos aqui para contar os inimigos, estamos aqui para vencê-los!" .

 
Na batalha do nosso dia a dia, essas duas atitudes são muito comuns. Alguns se atemorizam com as dificuldades, com a concorrência, com os juros altos e tudo o mais. Outros, porém, enxergam dentro de cada desafio uma nova oportunidade.
 
Para realizar um objetivo, é preciso doar-se, empenhar-se, colocar o coração naquilo que você está fazendo.
Cada novo dia é tempo de renovar as energias, como disse a escritora Louisa May Alcott: 
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"Lá longe, no brilho do sol, estão as minhas mais altas aspirações. 

Eu posso não alcançá-las, mas posso olhar para cima e ver a sua beleza, 

acreditar nelas e tentar seguir para onde elas forem.".

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PROF. GRETZ

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Viabilização de Talentos Humanos
Rua Rui Barbosa 670 sala 701 - 88025-301 Florianópolis - SC
Tel.: 048-228-0668 / 048-228-0808 Fax: 048-228-6207
talento@gretz.com.br         
http://www.gretz.com.br

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. " TESTE "

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ESTOU PREPARADA/O PARA O MERCADO DE TRABALHO

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CECÍLIA MARIA P C COSTACURTA JUNQUEIRA

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consultora de carreira - psicóloga, adm. de empresas, 

MBA em RH (USP) e especializada em Orientação Profissional / Carreira

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cecília_carvalho@uol.com.br

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Você "profissional ou gerente" trabalhando em uma empresa  preocupado com o futuro ou então em busca de uma oportunidade de recolocação no mercado, deve fazer a si mesmo a seguinte pergunta todas as manhãs: - "Espelho, espelho meu... Existe alguém mais preparado para o mercado de trabalho do que eu"?.

  • Quais as competências a considerar para "garantir" minha empregabilidade?

  • E os pontos principais que devem estar mencionados (incluídos) no meu Currículo?

Elaboramos um teste simples para ajudá-lo a se posicionar. A cada uma das questões colocadas oferecemos quatro alternativas. Sua resposta deve corresponder a um "peso", a fim de que você possa obter um resultado geral ao final do teste:
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Sempre 4
Quase sempre 3
Às vezes 2
Nunca 1

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É fundamental que ao responder cada questão você retrate sua realidade; não pense no que seria a resposta ideal. Se tiver dúvida, pense numa situação semelhante em que você esteve envolvido e /ou recorra a alguém próximo que o conheça bem para dar a sua opinião.

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Questões: - Como está o seu Currículo?

Nunca Às vezes Quase sempre Sempre

1 - A minha carreira demonstra certa estabilidade, ou seja, lealdade ao atual / ex-empregadores aliada a importantes realizações e oportunidades de desenvolvimento pessoal / profissional

       

2 - Na minha experiência profissional se destacam as conquistas profissionais (prêmios), promoções e experiência em empresas "benchmarks"

       

3 - Os resultados por mim alcançados e a minha contribuição para o negócio são "quantificáveis" e excepcionais

       

4 - Apresento alto grau de proficiência em um ou mais idiomas estrangeiros (Ex. Inglês/Espanhol: fluência em conversação, leitura e escrita)

       

5 - A publicação de artigos, livros e /ou projetos realizados faz parte das minhas realizações

       

6 - Viagens internacionais de negócio e culturais fazem parte da minha trajetória profissional / vida

       

7 - O trabalho voluntário é uma das minhas atividades

       

8 - Estou / estive à frente de outros grupos que não pertencem à Empresa que trabalho / trabalhei (Ex: Associações de Classe)

       

9 - Há indícios "tangíveis" na minha formação acadêmica e / ou nos cursos que realizei, de que absorvi bem os conhecimentos a mim transmitidos. 

       

10 - Demonstro disponibilidade para viagens (nacionais e internacionais) e / ou para mudar de cidade, estado e país

       

Subtotal de pontos

       

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Questões: - E, as suas Competências...

Nunca Às vezes Quase sempre Sempre

1 - Sou chamado para apagar incêndios e / ou resolver problemas que outras pessoas não conseguiram resolver

       

2 - As pessoas que convivem / trabalham comigo crescem profissionalmente, são assediadas pelo mercado e, internamente, por outras áreas

       

3 - Crio e ofereço desafios para as pessoas que convivem / trabalham comigo

       

4 - Sou um bom ouvinte e ofereço oportunidades para que todos no grupo participem das decisões

       

5 - Todos me vêem como um "Integrador" de pessoas e um bom "Team LeadeR"

       

6 - Consigo antever os problemas antes mesmo deles acontecerem

       

7 - Concentro meu trabalho nos 20% das ações que produzem 80% dos resultados

       

8 - Sou assertivo (digo sim e não no momento certo em que a situação requer)

       

9 -Tenho a preocupação em comunicar as decisões, estratégias, metas, valores, etc. ao meu grupo

       

10 -Possuo espírito empreendedor, dirijo todo negócio como se fosse meu

       

Subtotal de pontos

       

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TOTAL GERAL DE PONTOS

 

 

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Atente para os resultados dos subtotais (Currículo e Competências) 

onde você poderá obter um indicador de forças(graus 3 e4) e fraquezas(graus 1 e 2).

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80 a 65 

A sua empregabilidade é alta! Você tem grande valor no mercado. Atenção para os pontos de melhoria concentrados nas respostas às vezes/nunca.

64 a 50

Você está chegando lá, mas ainda tem em que se desenvolver! Concentre-se nas respostas às vezes e nunca, pois aí estão suas oportunidades de progresso.

49 a 35

Seu caminho é longo; há muito por fazer, não desanime! Analise os itens em que respondeu às vezes e nunca, pois aí estão suas oportunidades de melhoria.

34 a 20

Seu caso é crítico. Nos tempos atuais você terá que sair rapidamente "atrás do prejuízo". Preste extrema atenção aos itens às vezes e nunca, pois aí pode estar a saída.

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CECÍLIA MARIA P C COSTACURTA JUNQUEIRA

consultora, psicóloga e administradora de empresas, MBA em recursos humanos (USP), , especialização em Orientação de Carreira e mestranda em Administração de Recursos Humanos (USP). Trabalhou em empresas, tais como: Ericsson, Abril, Panamco (Coca-Cola), Cisper, Telesp Celular e Matec, em desenvolvimento organizacional, incluindo aconselhamento de carreira, treinamento e desenvolvimento, “coaching”, recrutamento e seleção.

cecília_carvalho@uol.com.br
 
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LUIZ AUGUSTO COSTACURTA JUNQUEIRA 

VP do MVC, autor de oito livros ,

sendo o mais recente, Toda Empresa Tem o Consultor Que Merece.

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" BUSHIDO - O CÓDIGO DOS SAMURAIS "

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Os samurais e seu modo de vida foram oficialmente abolidos nos primeiros anos de 1870. Não havia necessidade para os homens lutadores, para os guerreiros, para os samurais.
Bushido, literalmente traduzido como "o Caminho do Guerreiro", se desenvolveu no Japão entre as eras Heian e Tokugawa (S.IX-XII). Era um modo de vida e um código para o samurai, uma classe de guerreiros similar aos cavalheiros medievais da Europa. Estava influenciado pelo Zen e o Confucionismo, das diferentes escolas de pensamento destes períodos. O código "Bushido" põe ênfase em:

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"Lealdade, auto sacrifício, justiça, sentido de  vingança, modos refinados, pureza, modéstia, frugalidade, espírito marcial, honra e afeto
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o Código de Bushido 
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Estes são os sete princípios que regem o código de Bushido, o guia moral da maioria dos samurais de Rokugan:

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Sede fiéis a ele e vossa honra crescerá. 

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Rompe-o, e vosso nome será insultado pelas gerações futuras.

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GI - Honra  e Justiça

  • honrE os teus tratos com todo o mundo. 

  • acredite na justiça, mas não a que emana dos demais  e sim na tua própria.

  • Para um autentico samurai não existem as tonalidades cinzas no que se refere a honra e justiça.

  • Só existe o certo e o errado.

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2. YU - Valor Heróico 

  • eleva-te sobre as pessoas que temem agir. Ocultar-se como uma tartaruga em sua carapuça não é viver. 

  • Um samurai deve ter valor heróico. é absolutamente arriscado. é perigoso. é viver a vida de forma  plena, completa, maravilhosa. a coragem heróica não é cega. é inteligente e forte.

  • substitua o medo pelo respeito e a precaução.

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3. JIN - Compaixão 

  • Mediante o treinamento intenso o samurai se converte em rápido e forte. Não é como o resto dos homens. Desenvolve um poder que deve ser usado para o bem de todos.

  • Tenha compaixão. ajude os seus companheiros em qualquer oportunidade. Se a oportunidade não surge, saia do seu caminho para  encontra-la.

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4. REI - Cortesia 

  • os samurais não tem motivos para serem cruéis. Não necessitam demonstrar sua força. Um samurai é cortês inclusive com seus inimigos. Sem esta mostra direta de respeito não somos melhores que os animais.

  • Um samurai é respeitado não somente por sua força na batalha, senão também por sua maneira  de tratar aos outros. a autêntica força interior do samurai se torna evidente em tempos de apuros.

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5. MEYO - Honra 

  • o Autêntico samurai só tem um juiz de sua própria honra, e é ele mesmo. as decisões que toma e como as realiza são um reflexo do que é na realidade.

  • Não pode ocultar-se de si mesmo.

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6. MAKOTO - Sinceridade Absoluta 

  • Quando um samurai diz que fará algo, é como se já o tivesse feito. Nada nesta terra o deterá na realização do que disse que fará.

  • Não há de "dar sua palavra." Não há de "prometer." o simples fato de falar coloca em movimento o ato de fazer.

  • falar e fazer são a mesma ação.

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7. CHUGO - Dever e Lealdade 

  • Para o samurai, haver feito ou dito "algo", significa que esse "algo" lhe pertence. É responsável por isso e por todas as conseqüências que se seguem.

  • Um samurai é intensamente leal àqueles que estão sob o seu cuidado. Por aqueles que é responsável permanece fiel.

  • as palavras de um homem são como suas impressões; pode segui-las onde quer que ele vá.

  • Cuidado com o caminho que segues.





Alguns comentários de Mirumoto Jinto, Rikugunshokan do Clã do Dragão, 

sobre o código de Bushido:
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Sobre o valor:
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O caminho do valente não segue os passos da estupidez. 
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Sobre a lealdade:
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Um cachorro sem dono vagabundeia livremente. O falcão de um Daimyo (Senhor Feudal) voa mais alto.
Só há uma lealdade superior a de um samurai para  seu Daimyo: a de Daimyo para seus súditos.
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Sobre o Respeito:
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Uma alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova. 
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Sobre a Excelência:
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A perfeição é uma montanha impossível de escalar que deve ser escalada um pouco a cada dia. 
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Sobre a Vingança:
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A ofensa é como um bom haiku (
Breve poema japonês de três versos): pode ignorar-se, desconhecer-se, perdoar-se ou apagar, mas nunca pode ser esquecida. 
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Sobre a Espada:
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Minha folha é minha alma. Minha alma pertence a meu Daimyo. Ultrajar minha folha é afrontar a meu Daimyo. 
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Sobre a Honra:
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A morte não é eterna; a desonra sim.

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Sobre a Morte:
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O samurai nasce para morrer. A morte, não é uma maldição a evitar, senão o fim natural de toda vida.
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O Credo do Samurai.

  • Não tenho parentes, eu faço que a Terra e o Céu o sejam.

  • Não tenho casa, eu faço que o Tan T'ien a seja.

  • Não tenho poder divino, eu faço da honestidade meu poder divino.

  • Não tenho meios, eu faço meus OS da docilidade.

  • Não tenho poder mágico, eu faço da minha personalidade meu poder mágico.

  • Não tenho corpo, eu faço da doutrina meu corpo.

  • Não tenho olhos, eu faço do relâmpago meus olhos.

  • Não tenho ouvidos, eu faço de minha sensibilidade meus ouvidos.

  • Não tenho extremidades, eu faço da rapidez minhas extremidades.

  • Não tenho leis, eu faço de minha auto-defesa minhas leis.

  • Não tenho estratégia, eu faço do certo para matar e do certo para restituir a vida, minha estratégia.

  • Não tenho idéias, eu tomo a oportunidade de antemão as minhas idéias.

  • No tenho milagres, eu faço das leis certas meus milagres.

  • Não tenho princípios, eu faço da adaptabilidade todas as circunstâncias dos meus princípios.

  • Não tenho táticas, eu faço do vazio e a plenitude minhas tácticas.

  • Não tenho talento, eu faço com que minha astúcia seja meu talento.

  • Não tenho amigos, eu faço da minha mente minha amiga.

  • Não tenho inimigos, eu faço do descuido meu inimigo.

  • Não tenho armadura, eu faço da benevolência minha armadura.

  • Não tenho castelo, eu faço de minha mente inflexível meu castelo.

  • Não tenho espada, eu faço da minha mente minha espada..

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Origem e influências 
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O Bushido procede do Budismo, Zen, Confucionismo, e Xintoísmo. A combinação destas 3 escolas de pensamento e religiões tem formado o código dos guerreiros conhecido como Bushido.
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Do Budismo o Bushido toma a relação com o perigo e a morte. O samurai não teme a morte, já que acreditam, tal como ensinam o Budismo, que depois da morte se reencarnarão e voltarão a viver outra vida na terra. Os samurais são guerreiros desde o instante em que se transformam em samurais até o momento de sua morte, eles não tem medo do perigo.

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A través de Zen, uma escola do budismo, 

pode-se alcançar o definitivo "absoluto".
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A meditação Zen ensina como concentrar-se e alcançar um nível de pensamento que não pode ser explicado com palavras. O Zen ensina como "conhecer-se a si mesmo" em não limitar-se. O samurai utiliza isto como uma ferramenta para desembaraçar-se do medo, a insegurança e finalmente os erros. Estas coisas poderiam matar-lhe.
.
O
Xintoísmo, outra doutrina japonesa, da ao Bushido sua lealdade e patriotismo. O Xintoísmo inclui a veneração aos ancestrais, o qual faz da Família imperial a fonte da nação. Isto dá ao Imperador uma reverência quase divina. É a representação do Céu na Terra. Com semelhante lealdade, o samurai se compromete com o Imperador e ao seu Daimyo, o senhor feudal, samurai hierárquico. O Xintoísmo também proporciona a coluna vertebral do patriotismo para o seu país, Japão. Eles acreditam que a terra não satisfaz as suas necessidades, "é a  residência sagrada dos deuses, os espíritos de seus ancestrais..."
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A Terra é cuidada, protegida e alimentada por um intenso patriotismo.
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O Confucionismo proporciona sus crenças nas relações com o mundo humano, seu entorno e sua família. O Confucionismo da importância as 5 relações morais entre: 

  • Mestre e Servo, 

  • Pai e Filho, 

  • Marido e Esposa, 

  • Irmãos Maiores e Menores, 

  • Amigo e Amigo. 

Isto é o que segue o Samurai. No entanto o Samurai não está de acordo com muitos dos escritos de Confúcio. Eles acreditam que o homem não deve sentar-se e passar todo o dia lendo livros, nem deveria estar escrevendo poesias o dia todo, um intelectual especialista era considerado como uma máquina. Em vez disso o Bushido acredita que o homem e o universo foram feitos  para ser semelhantes tanto em espírito como ética.
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Juntamente com estas virtudes, o Bushido também segue com sumo respeito a Justiça, Benevolência, Amor, Sinceridade, Honestidade, e auto-controle. A Justiça é um dos principais fatores no código do Samurai. Caminhos tortos e ações injustas são consideradas atitudes denigrantes e inumanas. Amor e Benevolência eram virtudes supremas e atos dignos de um príncipe. Os Samurais seguiam um cerimonial especifico cada dia de sua vida, assim como na guerra.
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Sinceridade e Honestidade eram tão valorizadas como suas vidas.
Bushi no ichi-gon ou "A palavra de um samurai" transcende um pacto de confiança e completa fé. Com ditos pactos não havia necessidade de escreve-lo.
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O Samurai também necessitava um completo auto-controle e doutrina para ser totalmente honroso. Não mostrava sinais de dor ou alegria. Suporta todo interiormente, nada de gemidos e choros. Sempre mostrava um comportamento calmo e uma compostura mental que faziam que paixão de nenhum tipo deveria interpor-se. Ele era um verdadeiro e completo guerreiro.
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Os fatores que fizeram o Bushido são poucos e simples. Além de simples, o Bushido criou um modo de vida para manter a uma nação através de seus tempos mais problemáticos, através de guerras civis, desespero e incertezas.
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O Samurai e seu uso do Bushido 

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No Japão a classe guerreira era conhecida como Samurais, também chamada Bushi. Formaram uma classe durante os séculos IX e XII. Emergiram das províncias de Japão para transformar-se na classe governante, até seu declive e total abolição em 1876, durante a era Meiji.
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Os samurais eram lutadores, expertos nas artes marciais. Tinham notável habilidade com o arco e espada. Também eram grandes ginetes. Eram homens que viviam seguindo o Bushido; era seu modo de vida. A lealdade total do samurai era para seu Imperador e para seu Daimyo. Eram honestos e de total confiança. Viviam vidas frugais, sem interesses na riqueza e coisas materiais, mas com grande interesse no orgulho e honra. Eram homens de valor verdadeiro. Os Samurais não temiam a morte. Entalariam batalha sem importar quais fossem as dificuldades. Morrer na guerra reportaria honra a sua família e seu senhor.
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Os samurais preferiam lutar sós, um contra outro. Em batalha um Samurai "
invocaria" o nome de sua família, hierarquia e façanhas. Então buscaria um oponente de similar hierarquia e lutariam. Quando o Samurai acaba com seu oponente o decapita, para assim depois da batalha retornar com as cabeças dos oponentes vencidos que creditam assim sua vitória. As cabeças dos generais e aqueles com alto grau hierárquico eram transportadas de volta a capital e mostradas nas celebrações e similares.
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A única saída para um Samurai derrotado era a morte ou o suicídio ritual: seppuku.
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Seppuku, desentranhamento também conhecido como Hara-Kiri, é quando um Samurai literalmente tira as entranhas. Depois deste ato, outro samurai, usualmente um amigo ou parente, lhe corta a cabeça.
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Um Samurai preferiria matar-se a si mesmo antes que atrair desonra e desgraça ao nome de sua família e a seu Senhor. Isto era considerado um ato de verdadeira honra.
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Os samurais foram a classe dominante durante 1400 e 1500. Em 1600 era o tempo da unificação, as lutas no Japão haviam cessado. Então, avançado o final da era Tokugawa, nos últimos 1700, Japão começou a mover-se para uma vida mais modernizada, mais "
Ocidental". Os samurais e seu modo de vida foram oficialmente abolidos nos primeiros anos de 1870. Não havia necessidade para os homens lutadores, para os guerreiros, para os samurais.
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FONTES:

http://www.unicamp.br/~franchet/galmeid.htm

http://www.komuso.com/albums/Sound_of_Zen,_The.html

http://www.personal.able.es/cm.perez/bushido.htm

http://www.niksula.cs.hut.fi/~ateras/travel/japan/index.html

 

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" O HUMOR COMO ALIADO "

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PROF. MÁRCIO MIRANDA

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

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http://www.workshop.com.br  -  julia@workshop.com.br

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Rua Adib Auada 41 - Centro Empresarial Granja Viana - Cep: 06710-700

Cotia (SP) - Tel: 11 4612-6054 ou 3871-3124  fax: 11 4612-6056

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Você sabe o que a zebra falou para a mosca? 

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Você está na minha lista negra..
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O que esta piada tem a ver com este artigo?

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Absolutamente nada. Ela está aqui simplesmente para fazer você rir, apesar do risco de você não rir. Você provavelmente apenas leu e ficou curioso em saber o objetivo. Mas qual seria?
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Se você está abrindo suas apresentações deste jeito, com uma piada que não tem relação com o assunto em questão e que tenta apenas fazer as pessoas rirem, a reação de seu público provavelmente será a mesma: 

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"curioso em saber o objetivo e ansioso para que você 

prossiga com o assunto".
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Contar uma piada sem graça no começo da apresentação, principalmente uma que está totalmente fora do assunto, faz o público lamentar e passar a desprezar a apresentação desde o início. Humor desnecessário é apenas uma distração que ergue barreiras, levanta sobrancelhas e instaura ceticismo e receio. 

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Vale a pena destruir semanas de preparação 

com 10 segundos de humor forçado?
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Em vez disso, guarde seu humor para fixar os principais objetivos da sua apresentação. Primeiro escreva suas mensagens principais e só depois determine como uma história engraçada ou uma anedota pode ajudar a fixar a mensagem na mente do seu público. Considere, por exemplo, como um representante de vendas de um software de backup usa o humor para conseguir a atenção pensando exclusivamente no produto que ele oferece. 

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Ao conversar com o prospect, ele fala primeiro que uma das coisas mais importantes para um sistema de informação é um plano de backup. Em seguida ele conta ao prospect sobre um cliente que insistia num plano de emergência que estivesse pronto para entrar em ação a qualquer momento. Era simples e ocupava apenas uma página. 

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“Um plano de emergência em apenas uma página?”, surpreendeu-se o representante. “Como poderia um plano de emergência de uma página atender a eventualidades tão distintas, como fogo, enchente, ou uma explosão no sistema central de informática central?”. 

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“Simples”, explicou o cliente. “É um plano de duas etapas. Primeiro eu mantenho meu currículo atualizado todo o tempo. E segundo, eu armazeno uma cópia do backup fora da empresa”.
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A história é eficiente para ilustrar o objetivo principal do representante de vendas:  -
Estar Preparado
O representante estabeleceu sua mensagem principal e usou o humor para sustentá-la. Se ele a contasse no início de sua apresentação, sem contexto algum, a reação provavelmente teria sido de desdém e receio. 

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Em vez disso ele já tinha o prospect pensando sobre softwares de backup. A brincadeira envolveu naturalmente e ele cativou o ouvinte, que ficou pensando em sua mensagem enquanto dirigia para casa uma combinação que na prática garante uma risada natural.
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PROF. MÁRCIO MIRANDA

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

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É o presidente da Associação Brasileira de Negociadores e autor de diversos livros e vídeos sobre o tema. Seu livro "Negociando Para Ganhar" já está na quarta edição e é leitura obrigatória quando o tema for negociação. - Negociar bem é uma mistura de arte e ciência. Saber negociar é fundamental para o seu sucesso, tanto profissional quanto pessoal. 

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Iniciou sua carreira, ainda jovem, nos Estados Unidos, onde residiu sete anos e graduou-se em Engenharia Eletrônica, pela Columbia Pacific University na Califórnia. Cursou, também, Marketing e Administração de Empresas na Louisiana State University, University of Houston e University of Wisconsin.

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A Workshop tem o objetivo de ajudar os seus clientes a procurarem caminhos que os levem a aumentar a lucratividade e produtividade, sem esquecer que tudo isso só será possível através do comprometimento dos seus profissionais e colaboradores. 
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Rua Adib Auada 41 - Centro Empresarial Granja Viana - Cep: 06710-700

Cotia (SP) - Tel: 11 4612-6054 ou 3871-3124  fax: 11 4612-6056 

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dicas e curiosidades 

"DICAS E CURIOSIDADES" Nº235 DO WWW.SDR.COM.BR

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"a conduta ética de uma pessoa deveria basear-se na simpatia, 

na educação e nos laços sociais. 

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não faz  falta uma base religiosa.

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Seria muito pobre ter que estar restringido pelo medo ao castigo e a  esperança de uma recompensa depois da morte.".

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Albert Einstein

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a física da vida

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IR ALÉM DA VENDA É VENDER

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Tarde de quarta-feira. Entro num estabelecimento comercial atuante na área de construção e decoração. É uma linda loja chamada Leroy Merlin. Fico impressionado pela organização e ainda mais quando minha mulher escolhe um border de parede infantil (ornamento para parede, quebrando as linhas clássicas e decorando ao mesmo tempo). O vendedor, que nos observava atentamente, aproxima-se e, ao invés de dizer aquela frase manjada:  - "posso ajudar" – diz:

linda escolha senhora, e se dispuser de tempo, posso mostrar-lhe muitos outros e tenho certeza de que a senhora ficará encantada.
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Minha mulher mostra interesse e lá vai ele, apresenta outra infinidade de modelos e ainda dá uma verdadeira aula de border de parede. Ela se encanta com outro modelo e diz:  - "este é lindo, mas parece ser de difícil colocação".

O vendedor, em seguida, diz:  - "
não senhora, é muito simples, veja!", e aí dá uma explicação detalhada de colocação, com direito a aula prática, enfim, ensina de uma maneira muito legal e acessível. Bem, na verdade, o quarto do meu filho ganhará muito mais borders do que o planejado, mas também posso dizer que ficou muito melhor que o planejado .
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Continuamos aí nosso passeio pela loja e, ao chegarmos ao caixa, a gravidez de Thais é notada e imediatamente trazem um refrigerante e ela recebe um atendimento vip. Finalmente, quando estamos no estacionamento, saindo da loja, durante a minha manobra, passo em cima de uma cadeira espreguiçadeira de piscina de um cidadão que, enquanto as carregava para sua picape resolve colocá-las no meio da pista.
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Posso dizer que não sobrou muito da cadeira. O cidadão virou uma fera, falava tanto que nem pude entender o que dizia, mas por suas expressões faciais não devia ser nada muito elogioso. Ao descer do carro, tentei dizer-lhe que quem coloca cadeiras no meio da pista de manobras, corre o risco de vê-las atropeladas e que, qualquer motorista nas mesmas circunstâncias as atropelaria também.
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Mas o cidadão era daqueles que moram no monte Olimpo e Zeus no andar debaixo... Para tentar encerrar o assunto, se é que posso chamar assim, eu disse:  - "bem senhor, tudo bem, pegue outra cadeira na loja que eu pago, ok? Afinal, se isso continuar os R$ 103,00 do custo da cadeira podem render muitos juros confusionais."
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Nesse momento, um outro vendedor da loja, que assistiu um pouco do blá-blá-blá, se aproxima, pede licença e entra no assunto:  - "
senhores, nosso gerente estava na porta no momento do ocorrido e me pediu que viesse até aqui pegar a cadeira quebrada e a trocasse ..."

Uau, Uau!!!! A cadeira foi trocada e o cidadão ficou mudo. - Eu fiquei encantado e logo pensei comigo:
 

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"isto é vender e vender bem, ir além da venda é vender..." 

Nenhuma venda deve encerrar após a transferência do produto, 

ela deve seguir no acompanhamento do uso pelo cliente.

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SR. PROF. CÉSAR ROMÃO

.CONSULTOR E ESCRITOR

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Motivador da Força de Paz da ONU 

integrada pelos soldados do Exército Brasileiro

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Formado em Direito, Pós-graduado em Administração, MBA em Marketing, Jornalista, Possui Cursos de Extensão pela Universidade da Califórnia e pela Universidade de Richmond - EUA.

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http://www.cesarromao.com.br - cesarromao@cesarromao.com.br

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Se um chefe incompetente é destituído de seu cargo, 

nunca deve designar-se a seu subordinado que ocupa a posição imediata, 

já que quando um chefe fracassa, também fracassam seus líderes de menor hierarquia.

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Trecho do livro: 

"Leadership Secrets of Atila the Hun" (Segredos de Um Líder - de Atila o rei dos HUnos)

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Em 1869 Napoleão ofereceu uma recompensa a quem conseguisse um substituto para a manteiga. O ganhador foi o cientista francês Mèrge-Mouriès, que misturando graxas animais criou um novo produto desconhecido até então.

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Ao observar este novo produto com o microscópio se via uma mansa formada por pequenos glóbulos brancos, que pareciam infinitas pérolas, pelo qual decidiu chamar"margarina", nome derivado do grego "margaron", que significa "brancura de pérolas".

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Estratégias de Vendas para Tempos Difíceis

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Não há dúvida que as coisas estão difíceis para todos. Concorrência intensa, margens apertadas e ciclos de vendas longos. O que fazer? 
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Foco nos Fundamentos. Olhe para cada estágio do seu Ciclo de vendas. 

  • Como está a qualidade do seu processo de geração de negócios? 

  • Ele atrai clientes interessados ou simplesmente fregueses que compram apenas preço? 

  • Os seus vendedores REALMENTE compreendem os desafios e problemas dos seus clientes? 

  • O que você oferece REALMENTE está de acordo com esses problemas?

Livre-se daqueles que o impedem de crescer. Olhe os seus clientes de perto. MUITO PROVAVELMENTE você deve ter clientes que demandam um custo de manutenção muito grande. FOCO naqueles que valorizam a sua empresa e são lucrativos. Livre-se dos outros! 
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Balance os Complacentes. Quando as coisas estão boas, quando os clientes estão comprando, os seus vendedores se tornam meros tiradores de pedidos. A situação atual do mercado requer uma nova cultura, uma nova postura, uma nova atitude, novas habilidades. A situação requer um VERDADEIRO PROFISSIONAL. Identifique os vendedores e profissionais que estão abaixo do nível requerido de performance, e ajude-os, eduque-os. 
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Se eles não puderem aprender as habilidades necessárias ou não estão "motivados" para fazê-lo...

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RUA PARA NELES! Tem milhares de excelentes Seres Humanos a procura de oportunidades. 
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Bate-papos regulares. Mantenha reuniões regulares com os seus gerentes, com os seus funcionários, com a empresa inteira, se possível. Invista tempo para ajudá-los a se desenvolver, compartilhar as melhores idéias, a realidade do momento e os sonhos do futuro próximo. 
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Avalie os Preços. Lidere bate-papos com TODOS aqueles responsáveis pela definição dos preços dos produtos e serviços da sua empresa. Não tenha pressa mas tenha senso de urgência, Encontre idéias criativas para fazer diferente o que você faz hoje. 

  • Nunca vendeu os seus produtos financiados? 

  • Por que não? 

  • Nunca fez um mix de produtos com serviços? 

  • Por que não? 

  • Nunca ofereceu os seus produtos e serviços para um determinado Mercado? 

  • Por que não? .

Durante momentos de crises, as empresas que prosperam são aquelas que ajustam as suas estratégias de vendas para melhor servir as condições do mercado. 

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Não espere que as coisas mudem, MUDE VOCÊ.

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PROF. RICARDO JORDÃO
.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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LEI É LEI

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O primeiro ministro da Noruega Kjell Magne Bondevik não pode usar seu próprio carro à prova de bombas apesar de ter sido ameaçado pela Al Qaeda. O veículo, construído pela BMW AG da Alemanha seguindo  especificações para líderes dos países da OTAN, teve que ficar estacionado sem uso em uma garagem em Oslo em meados de outubro. O carro pesa cerca de quatro toneladas, o dobro do peso de um modelo standar BMW 760 iL e lamentavelmente ultrapassou 40 quilos além do limite para o registro que outorgam as autoridades das estradas da Noruega.

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Quem será o seu sucessor na REPRESENTAÇÃO COMERCIAL?
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Você trabalhou por mais de 20 anos em seu escritório, está prestes a se aposentar e não tem ninguém para ficar em seu lugar. 

  • Como garantir a continuidade do seu negócio? 

  • Quem ficará em seu lugar? 

  • Como procurar e definir a pessoa certa? 

Para começar a primeira coisa que você deve fazer é definir que tipo de pessoa você precisa. Mas primeiro, não procure encontrar uma pessoa exatamente igual a você. Os tempos mudam, os mercados mudam, e com isso diferentes talentos serão necessários no futuro. 
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Definido o perfil do profissional ideal, examine as pessoas disponíveis. Procure dentro e fora da sua empresa. Não valorize apenas habilidades técnicas, dê preferência para pessoas que estão ansiosas por assumir o cargo. 
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Uma vez escolhida a pessoa, entenda que ela provavelmente não terá todos os talentos necessários para assumir o cargo. Desenhe então um plano para desenvolver os talentos não desenvolvidos, e acompanhe de perto a sua evolução. 

Se você ainda não parou para pensar em quem será o seu sucessor, não demore muito para fazê-lo. E se ainda não passou para um sistema tudo aquilo que sabe, faça isso urgente!

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" NEGOCIAÇÃO: ONDE ESTÁ O PODER? "

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Sr. Prof. José Luís Meinberg

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.CONSULTOR
Instituto MVC  M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo
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Tenho ouvido de alguns empresários, diretores e gerentes de vendas a crescente pressão que estão recebendo no momento de negociar em seus mercados. Nunca foi tão difícil estabelecer um acordo como nos últimos tempos. É pressão por mais serviços na entrega, mais conveniência, mais garantia, mais inovação enfim, mais qualidade. Outra incômoda pressão que todos têm recebido no momento de fechar o negócio é a cada vez maior negociação por preços menores, além de pressão por menores esforços complementares, por menor tempo de resposta e pela falta de vontade em assumir riscos.
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O poder parece que definitivamente mudou de lado. 

E é possível entender o porquê.
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Num passado, não muito distante, o que encontrávamos no mercado era um pequeno número de marcas e parte delas detentoras de uma imagem forte junto a seus clientes e consumidores. Somava-se a esta situação a percepção do mercado quanto ao diferencial qualitativo entre produtos e serviços das marcas ofertadas. Algumas detinham um bom diferencial o que facilitava em muito o momento da negociação. E de um modo geral o cliente era menos preparado e estava disposto a aceitar com maior facilidade o conjunto de argumentos a ele apresentado ou, até mesmo, as justificativas às suas objeções. Não que tudo fosse fácil. A situação existente é que proporcionava esta impressão de uma maior facilidade para negociar comparada com o momento em que estamos experimentando. Que tinha lá suas dificuldades, tinha, sem dúvidas!
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Hoje em dia o panorama mercadológico mudou e, basicamente, pela maior oferta de marcas e produtos que têm um desempenho técnico mais próximo (
muitas vezes iguais) aos produtos tidos como referências de cada segmento de mercado. Se formos para o lado dos serviços, fundamentalmente eles estão muito iguais enquanto resultados finais.
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E o que estamos encontrando pela frente é um mercado comprador diferente e que já percebeu estas mudanças. O comprador amadureceu sua forma de tomar decisão de compras tornando-se muito mais racional e pouco emocional, aprendeu muito sobre seu mercado e produto, passou a utilizar ferramentas de análise com maior profundidade e maior freqüência, sabe exatamente o que está ocorrendo no mercado com os seus concorrentes e com os concorrentes de seus fornecedores. Por isto tudo passou a ser mais exigente.
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O que tenho respondido a essas pessoas é que precisamos entender que, com a mudança de poder, muda também a forma de negociar. Se o poder está do outro lado, a visão da negociação tem que passar a focar o outro lado. E ainda mais, quem não considerar a negociação dentro de um raciocínio estratégico e praticar meramente o tático, deixando tudo para última hora, vai encontrar muita dificuldade em fechar negócios. Não há a menor sombra de dúvida sobre isso!
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Nunca foi tão importante praticar os princípios do planejamento como nos dias atuais. Planejar como todos sabem é estabelecer, através da análise de alternativas, as melhores condições para solidamente chegar e manter uma posição num ponto definido de mercado. Planejar negociação é buscar as melhores alternativas para obter do interlocutor a concordância confortável para os dois lados, com interesses em comum. É o estudo prévio dos passos a serem desenvolvidos ao longo de um determinado tempo para chegar a um acordo. E em negociação de vendas, principalmente, estas etapas são geralmente colocadas como menos importantes para quem é dada a responsabilidade de negociar. Vendedor não planeja ou não sabe planejar, é o que mais escuto.
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O bom negociador destes novos tempos terá que agregar também a competência em saber planejar. E para tanto deverá desenvolver a capacidade de captar dados e, de forma assertiva, transformar estes dados em informações úteis para a tomada de decisão de qual melhor alternativa perseguir para chegar ao melhor resultado de uma negociação. A base do melhor planejamento da negociação é o melhor nível de informação.
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E terá que agregar o hábito de estabelecer cenários de negociação para trabalhar alternativas. E entre estes cenários deverá saber qual é aquele que poderá oferecer melhores resultados não só para o seu lado, mas também para o outro. Negociar é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses tendo que ter a visão de sua proposta na ótica de seu oponente. Nunca a expressão foco no cliente esteve tão evidente quanto agora. E foco no cliente deverá ter a amplitude de enxergar onde o cliente vê. Se conseguir estabelecer em sua negociação a melhor forma do oponente obter o melhor resultado com a sua oferta, aí sim, você, negociador, obterá rapidamente o acordo desejado. Do contrário o cliente irá procurar e vai encontrar outra opção no mercado. Não se iluda, existem sempre outras opções.
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Além da ênfase na parte preparatória o negociador deverá também desenvolver o hábito de estabelecer relacionamentos com o mercado, com as pessoas, com a outra parte. Como toda negociação parte do princípio que existem dois lados, no mínimo, fica evidente a necessidade de entendimento da melhor forma de relacionamento. Afinal negociação sempre se dá num contexto de relacionamento.
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A negociação então deve mudar de ótica. No passado ela estava baseada num contexto puramente transacional onde não importava com quem se estava negociando e o que estava negociando. A ênfase estava na transação pura e simples. Era mais discussão que negociação. Nos dias atuais a negociação precisa ter uma ótica gerencial mais voltada ao relacionamento, a visão de longo prazo e ao estreitamento do conhecimento mútuo. O acordo será sempre mais demorado, porém será sempre mais duradouro e mais leal entre as partes.
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Preparando-se bem, entendendo as diferenças, buscando as razões do outro lado e tendo a visão de relacionamento é possível entrar num processo de negociação com maior tranqüilidade e com maiores chances de sucesso. E o momento da negociação pouco mudou: 

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é fazer uma boa abertura do assunto, uma boa exploração e, com base em tudo o que foi preparado na fase de planejamento, apresentar o que é necessário negociar, respondendo às objeções, baseado na melhor cultura do assunto adquirida pelo maior relacionamento e intimidade com o cliente. Estabelecido o confortável acordo para os dois lados é só executar o que foi acordado. 

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Assim você facilitará a fase inicial de uma nova negociação. Posso afirmar que a pós-negociação é tão importante como a fase de planejamento. E que, muitas vezes, se confundem ao longo do tempo.
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A pressão de mais por menos vai continuar. Os clientes vão sempre desejar mais serviços, qualidade e atenção e vão querer pagar menos por isto. E os negociadores vão ter de estar mais preparados, mais voltados ao planejamento, mais conscientes de sua posição de solucionadores de problemas, mais voltados ao relacionamento e menos, bem menos, inflexíveis e intolerantes. É possível que este conjunto de atitudes possam diminuir a pressão no momento da negociação. É possível!

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Material retirado dos programas Negociação em Vendas e Programa de Formação 

e Desenvolvimento de Negociadores (3 módulos).

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Sr. Prof. José Luís Meinberg

Consultor do MVC 
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Consultor do MVC – Instituto M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo. Professor da FGV-RJ, Pós Graduado em Planejamento Estratégico pela Columbia University (USA). Por mais de 20 anos ocupou cargos executivos na CICA (SP), Bacardi (RJ), Heublein (SP), Emulzint (RJ) entre outras. Estruturou e tem ministrado diversos cursos em empresas de saúde, tanto na área de planos de saúde quanto laboratórios químicos/ farmacêuticos. Sua área de atuação está voltada para a Gestão Estratégica de Serviços de Saúde, Negociação/Gestão Comercial abrangendo programas de Vendas, Distribuição, Logística, Comunicações, Marketing de Relacionamento e Marketing de Serviços. Produziu os programas de E-Learning sobre Vendas Consultivas e Negociação já disponíveis no mercado. (BASE RIO)
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Contatos: 11 3171-1645 / 3285-2438 - costacurta@institutomvc.com.br  (Luiz Augusto Costacurta) (SP) ou 21-2518-2321 - mvcmt@uninet.com.br  (Maria Teresa) (RJ) - www.institutomvc.com.br 

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vendas e representações

JORNAL DICAS DA SEMANA DO WWW.SDR.COM.BR Nº235

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TRANSPORTES .... .... LOGÍSTICA

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“O tempo para reparar o telhado é quando o Sol está brilhando.” 

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John F. Kennedy 

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Você realmente conhece o seu negócio? 

Você realmente conhece as razões pela qual motivam os seus clientes a comprar da sua empresa, e os seus funcionários a trabalhar para você todos os dias?

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A sua empresa está crescendo... você tem certeza do porquê ? 

A sua empresa não está crescendo... você tem certeza do porquê ? 

As suas vendas estão decrescendo... você tem certeza do porquê ? 

Não? Não porque você não tem tempo para parar e analisar a sua empresa ? 

Continue assim, daqui a pouco você terá tempo de sobra para pensar a respeito.

Um dos maiores artigos de marketing já publicados na história chama-se “Miopia de Marketing” de Theodore Levitt. Publicado em 1974 na Harvard Business Review, o artigo fala sobre a necessidade de entender de verdade qual o tipo de negócio que uma empresa está inserida. 
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Às vezes, por miopia, os gerentes das empresas acreditam que o seu mercado está saturado, e que não é possível crescer sem canibalizar preços, produtos e serviços; quando na verdade, as razões para a queda das vendas, crescimento ou mesmo declínio acontece porquê existe uma falha em entender as verdadeiras necessidades do mercado. 
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O
queijo” está sempre em movimento... (quem ainda não leu “Onde está o meu queijo?”). Essa história não é apenas uma fábula qualquer, ela ilustra com simplicidade a realidade do dia-a-dia que pode estar acontecendo agora mesmo com a sua empresa. 
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 O mais famoso exemplo de miopia de marketing fala sobre o "
declínio da indústria de estradas de ferro". As estradas de ferro não pararam de crescer porquê a necessidade de transportes coletivos diminuiu. De fato essa necessidade cresceu. 
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As estradas de ferro tiveram problema não porquê a necessidade dos passageiros foi preenchida por outros meios (
carros, caminhões, aviões, e até telefones), mas porquê essa necessidade não foi preenchida pela indústria de estradas de ferro. Ela simplesmente deixou os seus consumidores irem embora porque entendia que estava no negócio de estradas de ferros e não no negócio de transportes. Ou seja, era uma indústria orientada a produtos (estrada de ferro) e não a mercados (transportes). 
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O
queijo” está sempre em movimento. Se você não estiver um claro entendimento sobre o negócio que a sua empresa está inserida, cedo ou tarde você estará em sérios problemas. 
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O Sol pode estar brilhando sobre a sua indústria... como esteve pela indústria de estradas de ferro, mas talvez seja esse o melhor momento para você rever o que está fazendo. Se for necessário abraçar mudanças na sua empresa, não se preocupe, "
Toda saída tem uma entrada em algum lugar". 
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Entender o negócio é vital... Nada menos que isso interessa. 

QUEBRA TUDO! 

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PROF. RICARDO JORDÃO
.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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PORTO SECO (ESTAÇÃO ADUANEIRA)
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Estação Aduaneira Interior - EADI, comumente denominada porto seco ("dry port"), é um terminal alfandegado de uso público, situado em zona secundária, destinado à prestação, por terceiros, dos serviços públicos de movimentação e armazenagem de mercadorias sob controle aduaneiro.
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Os serviços desenvolvidos em EADI podem ser delegados a pessoas jurídicas de direito privado que tenham como principal objeto social, cumulativamente ou não, a armazenagem, a guarda ou o transporte de mercadorias. A delegação é efetivada mediante permissão de serviço público, após a realização de concorrência.
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A EADI é instalada, preferencialmente, adjacente às regiões produtoras ou consumidoras.
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Na EADI são também executados todos os serviços aduaneiros, a cargo da Secretaria da Receita Federal, inclusive os de processamento de despacho aduaneiro de importação e exportação (conferência e desembaraço aduaneiros), permitindo, assim, a sua interiorização.
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As EADI poderão, ainda, prestar serviços de acondicionamento, reacondicionamento e montagem de mercadorias importadas, submetidas ao regime especial de entreposto aduaneiro.
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A prestação dos serviços aduaneiros em EADI próxima ao domicílio dos agentes econômicos envolvidos proporciona uma grande simplificação de procedimentos para o contribuinte.
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LEGISLAÇÃO
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As normas legais e a regulamentação que dispõem sobre o funcionamento de EADI são: Leis nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995 e nº9.074, de 7 de julho de 1995; Decretos nº 1.910, de 21 de maio de 1996, nº 1.929, de 17 de junho de 1996, nº 2.168, de 28 de fevereiro de 1997, nº 2.763, de 31 de agosto de 1998 e 3.345, de 26 de janeiro de 2000; e Instruções Normativas SRF nº 55, de 23 de maio de 2000, nº 109, de 8 de dezembro de 2000, nº 79, de 11 de outubro de 2001, e nº 212, de 7 de outubro de 2002.

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CONHEÇA TODOS POSTOS EM FUNCIONAMENTO NO BRASIL

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clique aqui para visualizar

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Perguntas para antes de começar 2004

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Um ano novo se aproxima. Você já pensou sobre quais serão as suas prioridades? Por onde vai começar? Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, Plano de Marketing, dê o nome que você quiser, mas tenha as respostas para as seguintes perguntas: 

  • A sua empresa terá metas? 

  • Quais serão elas? 

  • Elas serão atingíveis? 

  • O que você irá precisar para atingi-las? 

  • Você terá as pessoas certas para atingi-las? 

  • Você terá os recursos certos para atingi-las? 

  • Como fazer para atingi-las? 

  • Como fazer para comunicar a missão, o propósito e a visão da empresa para todos? 

  • O que você vai fazer para ser um melhor líder? 

  • O que fazer se as pessoas não me seguirem? 

2004 está ai. Você está ai?

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PROF. RICARDO JORDÃO
.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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... " O DINHEIRO DE POUCOS "

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.PROF. RICARDO JORDÃO

.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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http://www.bizrevolution.com.br         ricardom@bizrevolution.com.br

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O dinheiro de poucos com a energia de muitos pela prosperidade de todos.
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"Amar os outros como você ama a si mesmo, é procurar ouvir como você gostaria de ser ouvido, 

e entender como você gostaria de ser entendido". 

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Autor desconhecido. 
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Querida Amiga (o), 
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Nesse exato momento, na África, uma
REVOLUÇÃO histórica irá mudar para sempre o futuro de milhões e milhões de Seres Humanos. Durante milhares de anos, desde os tempos antigos dos Faraós, o Egito se opôs a qualquer iniciativa que pudesse alterar ou impedir o fluxo das águas do Rio Nilo até as suas fronteiras. 

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O Rio Nilo com os seus sete mil quilômetros de extensão nasce na Etiópia que fica há três mil quilômetros de distância do Cairo capital do Egito, e ironicamente, nunca teve o direito de utilizar as águas do rio em seu proveito próprio. A Etiópia ficou conhecida em todo o mundo em 1984, quando mais de um milhão de
etíopes morreram de fome naquele país por falta de alimentos, que faltaram em conseqüência das secas das suas plantações, que poderiam ter sido evitadas se a Etiópia pudesse usar o Rio Nilo para irrigar as suas plantações. Ainda hoje 5 milhões de pessoas vivem de ajuda comunitária na Etiópia. 
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Mas agora, os egípcios perceberam que o futuro do Egito depende do futuro da Etiópia, e que existe água suficiente para todos. Milhares de anos de egoísmo, medo, ignorância e hostilidade serão colocados de lado. Os governos do Egito e da Etiópia irão construir juntos quatro hidroelétricas que prometem produzir energia suficiente para alimentar 100% da população de ambos os países, irrigar nove milhões de acres de terra e ainda exportar energia para a Europa. 
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A melhor coisa que você pode fazer pela humanidade é questionar a autoridade, 

expor a hipocrisia, lutar pelo bem comum. 
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Eu procuro pelo Profissional Perfeito. Eu procuro pelo profissional que ao se sentar comigo para analisar o seu desempenho do mês que terminou, diria para mim, 

Eu fiquei 25% abaixo da minha meta do mês, e 

Eu ACREDITO que isso aconteceu porque EU não compreendi os problemas do meu cliente X, Y e Z. 

Eu ACREDITO que isso aconteceu porque EU não fiz o número de contatos suficientes todos os dias conforme EU havia prometido a mim mesmo. 

Eu ACREDITO que isso aconteceu porque EU não tenho conhecimentos técnicos suficientes sobre o produto e serviço da empresa para poder conquistar a confiança do meu cliente A,B e C. 

Eu ACREDITO que isso aconteceu porque EU não aprendi nada de novo sobre o mercado, o cliente e a empresa. 

Eu ACREDITO que isso aconteceu porque EU não ajudei de verdade os meus colegas, não trouxe novas idéias para a empresa, e por isso não recebi nada em troca. 

Eu ACREDITO que isso aconteceu porque durante o mês inteiro, EU pensei apenas na minha meta, e não nos meus clientes". .

Eu procuro pelo Empreendedor Perfeito. Eu procuro pelo empreendedor que ao se sentar comigo para analisar o desempenho da sua empresa, diria para mim, .

"Nós ficamos 25% abaixo da meta do mês, e eu ACREDITO que isso aconteceu porque EU não ajudei os meus profissionais a entender os problemas dos clientes X, Y e Z. 

Eu ACREDITO que isso aconteceu porque EU não dei uma direção clara aos meus profissionais, uma direção que todos pudessem compreender. 

Eu ACREDITO que isso aconteceu porque EU tentei fazer os profissionais fazerem muitas coisas ao mesmo tempo, e não terminamos de fato nenhuma delas. 

Eu ACREDITO que isso aconteceu porque EU não inspirei os meus profissionais a continuar a aprender coisas novas sobre o mercado, o cliente e a empresa. 

Eu ACREDITO que isso aconteceu porque durante o mês inteiro, EU pensei em mim mesmo, e não nos meus profissionais". 

Eu ODEIO a palavra negociação!!! Eu AMO a palavra COMPREENSÃO. A palavra Negociação faz parte do vocabulário daqueles que acreditavam que o Século 20 deveria se parecer com o Século 19. No século 21, a palavra de ordem é COMPREENSÃO e NÃO TEM MAIS VOLTA! NÃO VAMOS RETROCEDER! 

  • Ninguém precisa fazer nada sozinho. 

  • Ninguém pode fazer nada sozinho. 

  • Ninguém precisa saber tudo. 

  • Ninguém é melhor do que ninguém. 

  • NINGUÉM! 

Enquanto eu escrevo essas palavras, eu olho para a cadeira que eu estou sentado e imagino a incrível energia que alguém teve para construí-la. Eu não tenho a mínima idéia sobre como fazer uma cadeira.

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Onde eu sou fraco, alguém é forte. Onde eu sou forte, alguém é fraco. 
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Se você compreender isso, você começará a juntar forças, substituir fraquezas, conquistar aliados e montar a sua rede de Seres Humanos corajosos, transparentes, francos, íntegros, honestos e dispostos a se ajudar mutuamente e transformar o mundo em um lugar melhor para gerações que estão por vir. 
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E esse futuro, EU NÃO NEGOCIO COM NINGUÉM! 

O dinheiro de poucos com a energia de muitos pela prosperidade de todos. 

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NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!!! QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E você? 

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.PROF. RICARDO JORDÃO MAGALHÃES
.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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Ricardo Jordão Magalhães, 33 anos, executivo, palestrante e escritor formado em administração de marketing pela ESPM com extensão em marketing pela Kellogg University nos EUA, possui mais de 12 anos de experiência na indústria de tecnologia em empresas líderes de mercado como Brasoftware e Tech Data Brasil sempre a frente de projetos de marketing inovadores como o Catálogo Brasoftware e as Lojas Brasoftware, além de ser o autor do primeiro web site de comércio eletrônico do Brasil (web site da Brasoftware) em 1996. 

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A frente do marketing da Tech Data é responsável por iniciativas pioneiras como o web site B2B da Tech Data lançado em 1997 - web site vencedor de mais de 15 prêmios nacionais e internacionais -, além de programas de relacionamento, motivação e CRM. Fundador do web site BizRevolution desde 2001 onde procura "Promover idéias que possam ajudar a transformar o país em que vivemos, e de todos aqueles que de alguma forma influenciam a vida de outras pessoas."

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vendas e representação  

PIADAS DO JORNAL "DICAS DA SEMANA" Nº235

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PIADA DE COR AZUL = LINDINHAS
PIADA DE COR ROXA = PICANTES
PIADA DE COR MARROM = POLÍTICA
PIADA DE COR VERMELHO = PAHH
PIADA DE COR VERDE = ENJÔO!
PIADA DE COR PRETO = FEIA

Esse seu vestido vai ficar lindo jogado no chão do meu quarto !
Quer comprar um igual pra fazer um tapete? Eu te indico a loja...

Me dá seu telefone, vai!
Socorro! Um assalto!!!

Quer beber alguma coisa?
Ai, que bom que você apareceu, garçom!

Eu quero o seu amor, gata!
Espera só um pouquinho... Amôor! Tem um moço aqui querendo você!

Dois garotos papeavam, quando um dos dois falou: - Você não sabe qual é a maior?
O outro, curioso, perguntou: - E qual é?
Descobri a forma mais fácil possível de conseguir arrancar um dinheiro das pessoas?
O primeiro, sem pestanejar, indagou o colega: - E como se faz?
É simples. Você precisa somente afirmar que sabe de toda verdade.
Ao chegar em casa o garoto vê sua mãe na cozinha e resolve fazer o teste:
Mamãe, eu sei de toda verdade!, afirmou o garoto.
E ela bem rápido respondeu: - Pega aí cinco reais, mas fica de bico calado e não fala nada pro papai, tá?!
O garoto ainda impressionado com aquilo observou o pai na sala e também o abordou com a mesma afirmação: - Pai, eu sei de toda verdade!
Este, assim como a sua esposa, respondeu de um pulo só: - Vai comprar um sorvete com esses dez reais e não dê mais sustos no papai.
O menino empolgado e vendo que deu certo o plano, olhou o carteiro e tentou mais uma vez:
Eu sei de toda verdade!
E o carteiro, como se tirasse um peso das costas, o respondeu: - É, já que você sabe de toda verdade, da cá um abraço filhão!

No jantar, a filha adolescente pergunta para a sua mãe: - "Mãe, quantos tipos de pênis existem?".
A mãe, surpresa, responde, olhando pro marido cinqüentão:
"Bem, filha, um homem, passa por três fases. Aos vinte anos, o pênis de um homem é duro e ereto como um carvalho. Dos trinta aos quarenta é como um salgueiro, flexível mas seguro. Aos cinqüenta ele fica como uma árvore de Natal."
"Uma árvore de Natal?"
"Sim, seca e com umas bolas penduradas para decoração"

Carlinhos  foi o primeiro a se dar conta que o seu membro viril havia crescido nos últimos dois dias, além do mais mantinha-se ereto por mais tempo.

estava encantado, assim como a sua esposa.

Depois de duas semanas i seu pênis havia crescido aproximadamente 40 cm.

Carlinhos começou a se reocupar assim como a sua esposa, foram consultar um urologista. Depois de um exame inicial, o médico explicou ao casal que algo raro estava acontecendo, mas que o problema poderia ser solucionado por meio de uma cirurgia corretiva.

- E quanto tempo meu marido terá que andar de muletas? - perguntou ansiosamente a esposa.
- Muletas? ¿Por que vai precisar de muletas? perguntou o doutor.
- Bom... -disse a esposa. - Você está planejando alongar as suas pernas.... não?

A filha pergunta para a mãe: - Mamãe, quando terei os seios tão grandes como os seus?
Dentro de poucos anos.
Que merda!... precisava para este sábado!

Moisés e Sara tinham uma loja de artigos religiosos há uns 20 anos. Nos últimos anos as vendas caíram drasticamente, dado que a população judia do bairro ia se mudando.
- Moisés, não estamos vendendo bem...que vamos fazer? 
- Não sei, Sara, não sei... 
- Talvez devêssemos vender artigos critãos...
- Artigos cristãos! ficou louca? Não podemos vender artigos cristãos, somos judeus. De jeito nenhum.

Passou um mês e só venderam um talit, dois tefilin e uma mezuzá. 
- Moisés, não podemos viver assim. Temos que começar a vender artículos cristãos. 
- Creio que tens razão Sarita. Vou falar com o distribuidor. 
Moisés então ligou para o distribuidor de artigos cristãos - Alô, poderia mandar-me por favor 100 cruzes, uns 50 destes potinhos de água benta, e essas pulseiras... rosários que eles chamam, mande-me 100. 
- Claro que sim senhor, 100 rosários, 50 águas bentas, e 100 cruzes. As cruzes, as quer com  Jesus ou sem ele.

- 50 e 50. 
- Perfeito. Para quando as quer? 
- Para amanhã. 
- Sinto muito senhor, mas no shabat não trabalhamos.

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  • O primeiro ano é o mais difícil, os restantes são impossíveis. (Isidoro Loi)

  • Não te cases por dinheiro, podes conseguir um empréstimo mais barato. (provérbio escocês)

  • Quando um casal de recém casados sorri, todo mundo sabe por quê. Quando um casal de dez anos de casados sorri, todo mundo pergunta por quê. (anônimo)

  • O amor é cego, mas o matrimônio devolve a visão. (refrão normando)

  • Quando um homem abre a porta do carro à sua esposa, podes estar certo de uma coisa: ou o carro é novo, ou é uma esposa nova. (anônimo)

  • Casar pela segunda vez é o triunfo da esperança sobre a experiência. (Samuel Johnson)

  • Na Antigüidade, os sacrifícios se faziam no altar. Atualmente esse costume perdura. (Helen Rowland)

  • Estou apaixonado pela mesma mulher faz 40 anos, se a minha esposa sabe me mata. (Henny Youngman) 

  • Os solteiros deveriam pagar mais impostos; não é justo que alguns homens sejam mais felizes que outros. (Oscar Wilde) 

  • Casar é bom. Morrer queimado é melhor. (Fábio Gamboa)

  • Quando me casei, descobri a felicidade. Mas aí, já era tarde demais..

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FOCO NO CLIENTE - NEGOCIANDO COM ÁRABES!

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Todos somos iguais, mas um é diferente do outro. 

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Todos os clientes gostam de pensar que o serviço é feito à sua medida, quanto mais individualizado for o serviço, maior será a satisfação do cliente. O atendimento deve ser personalizado, mas de acordo com as necessidades dos clientes e não em função da sua simpatia ou poder. Nunca deverá haver exceções a este princípio.

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Este principio fundamental que os nossos Professores ensinam diariamente e que fazem questão que apliquemos, não estava sendo praticado pelos nossos funcionários do Governo Federal. Aqueles que melhores salários ganham e nos quais colocamos nossos melhores produtos, serviços e onde concentramos nossos esforços de crescimento com a vinda de divisas, que nos permitirão investir na nossa produção e na nossa estrutura interna. 

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Como podemos crescer, gerar riquezas, 

se nunca um Presidente do Brasil visitou nossos irmãos árabes?

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Lula começou sua visita a  Oriente Médio entre os dias 2 e 10 de novembro, além de Damasco, Beirute (Líbano), Dubai (Emirados Árabes), Cairo (Egito) e Trípoli (Líbia), num roteiro totalmente inédito para um chefe de Estado brasileiro desde que Dom Pedro II, em 1870, fez uma viagem de caráter privado, pela Síria, Palestina, Líbano e Egito...  

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Todos sabemos que temos concorrentes de peso e que eles sim estão atuando em definitiva para conquistar esses PAISES CLIENTES, é só verificar o caso "RÚSSIA E EUA", que nesta semana acertaram a cotas de exportação de frango e carne suína, sendo que Rússia beneficiou a EUA, já que deseja o apoio dos americanos para entrar na OMC. E sobrou para quem?  - Justamente para o Brasil que exporta frango e carne suína...

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A idéia da política externa de Lula, pretende dar prioridades à América do Sul, África, mundo Árabe e pretende reunir 21 países árabes que importam do resto do mundo, anualmente, cerca de US$ 150 bilhões. Destes, apenas 3% vêem do mercado brasileiro, percentual que o governo quer triplicar nos próximos 4 anos.

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A comitiva do presidente inclui 5 ministros, 6 deputados, 2 senadores, além do ex-presidente Argentino e futuro titular do Comitê de Representantes do Mercosul, Eduardo Duhalde. Além disso, 130 empresários brasileiros acompanham Lula na visita aos cinco países. 

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"O Brasil tem mais de dez milhões de descendentes árabes" 

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CONHEÇA COMO GOSTAM DE NEGOCIAR

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"Se não se negocia de forma rentável, não se negociará durante muito tempo" diz um provérbio árabe, portanto, tem que negociar gerando rentabilidade "GANHA - GANHA". Se deseja negociar de forma contínua com esta coletividade, precisa conhecer os diferentes estilos, enfoques, costumes e sua religião.
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A nação árabe consta de 200 milhões de consumidores divididos em 22 estados, que se estendem pelo norte da África e Oriente Médio, desde o Oceano Atlântico até o Golfo de Omã e ao longo da Ribeira Sul do Mediterrâneo. Ainda que existem grandes diferenças de conceitos, costumes e capacidades econômicas entre os estados árabes, há em sua sociedade certas forças unificadoras que mantiveram vivo o espírito da unidade árabe e que em ocasiões infunde um pouco de vida a sua aplicação.

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A língua árabe é a força unificadora mais importante. Pode haver dialetos e acentos, mas a linguagem escrita e sua raízes clássicas impõe sua supremacia de uma ponta a outra da nação árabe. aqueles que tem a esperança de negociar com os árabes fariam bem em aprender o seu idioma, ainda que a um nível mais elementar. Atualmente muitos homens de negócios árabes falam inglês, francês e inclusive espanhol e português e possuem títulos e diplomas de universidades ocidentais. Não obstante, os produtos que queiram vender devem estar etiquetados no idioma árabe quando para exportação. A  língua árabe representa o símbolo principal de sua unidade cultural, ainda que o Islã proporciona outro dos vínculos comuns para a maioria deles. O idioma e a religião estão intrinsecamente unidos no Alcorão, o livro sagrado do Islã.
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A outra força unificadora importante é o Islã, que atualmente é a forma de vida religiosa de muitas pessoas alheias a nação árabe, já que os árabes só representam 20% dos muçulmanos.
Com cerca de 1,2 bilhão de seguidores, o islamismo, fundado pelo profeta Maomé há 1,4 mil anos no que hoje é a Arábia Saudita, é a 2ª maior religião do mundo em número de fiéis. O termo "islã" vem do árabe e significa submissão. Uma pessoa se submete à vontade de Deus, conhecido no Islã como Alá, para viver e pensar como Alá deseja. Islamismo é mais do que um mero conjunto de convicções religiosas. A fé islâmica proporciona um sistema social e legal e estabelece diretrizes para administrar a vida em família. O islamismo oferece ainda códigos de vestimenta, higiene e ética, lei e ordem, assim como rituais religiosos e devoção a Deus.
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Para qualquer pessoa que quer ter relações comerciais com os países árabes, é aconselhável que aprenda algo relacionado ao Islã, sua história e suas crenças e a tratar com respeito suas manifestações modernas, porque grande parte do que nos países ocidentais se considera como conhecimento do Islã, é de uma inexatidão que chega a ser grotesco.
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As leis, a ética e os sistemas comerciais podem variar de um país árabe a outro, mas em todos eles há  elementos culturais comuns. Na vida empresarial árabe, a família tem uma influência dominante (pai,
irmãos, tios, sobrinhos, etc.). As obrigações para com a família e amigos não se tratam rapidamente; crêem e estão baseadas em uma esperança mútua, assistência, apoio e socorro. Impera um protecionismo cordial.
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A forma de negociar dos árabes nunca pode separar-se de seu entorno, por isto, nos referimos não só ao deserto e ao clima, senão também ao entorno social e político que tanto influi em seu comportamento como comerciantes. A atitude do árabe com respeito ao tempo pode dar uma impressão errada àqueles que dependem mais do relógio do que realmente deveriam. Muitos árabes já sabem que o tempo é mais importante do que dão a entender com seu comportamento. 

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Isto é conseqüência do meio ambiente que os rodeia onde em um passado não muito distante, o ciclo de vida não era freqüentemente interrompido por nada que o homem fizesse; a natureza mantinha um regime ditatorial, as sociedades rurais só tinham uma visão do Universo onde tudo é a vontade de Alá (Deus), reconhecendo a fraqueza do homem ante a ordem natural da coisas. Uma vez que a ciência se alia as necessidades do homem, a natureza se rende ante o árabe moderno com quem provavelmente negociará. Não deixará o seu negócio ao destino. Se esforçará para ser competitivo e não deixará nada para o azar.

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A paciência na cultura árabe é considerada uma virtude, não gostam de abordar precipitadamente os assuntos relativos a negócios, nada de encontrar-se ou iniciar uma conversa e se considera de má educação faze-lo assim: - Primeiro se conversa sobre assuntos sociais  e depois se aborda o assunto de negócios. O comerciante árabe pode comportar-se educadamente ante uma falta, e as vezes aparenta ter uma ingenuidade extraterrena com respeito a ele mesmo, mas não é, muito menos tão indulto como poderia pensar um ocidental. 

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Os árabes não gostam de enfrentamentos cara a cara nem disputas, consideram isso uma grosseria, salvo em casos extremos. São hospitaleiros, amáveis e cavalheiros por tradição. O comerciante árabe se recusa tomar as decisões de forma rápida, ainda que o fato de demorar na tomada de uma decisão pode ser uma indicação de seu desacordo em algum ponto da proposta e escutar atentamente o que lhe dize, poderá lhe ajudar a detectar o problema. Neste ponto a comunicação precisa é de suma importância. Demonstrando que entende as normas sociais do povo árabe, seu interlocutor se mostrará mais disposto a interessar-se por suas propostas, o fato de ser um empresário Brasileiro despertará um afeto secular para com você, já que os árabes tem uma enorme simpatia para com os Brasileiros pelos laços culturais e a hospitalidade que tem unido ambos os povos. 

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A palavra "moro" é uma definição errada e depreciativa, não a utilize como denominação das pessoas árabes ou da cultura árabe ou muçulmana. Moro é o nome de uma tribo filipina que professa a religião muçulmana, e das três teorias que há sobre sua procedência lingüística, em nenhum caso está sua origem relacionado com a cultura árabe.
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Em resumo, se você deseja negociar com árabes, deve observar os seguintes pontos:

  • Não deve subestimar a capacidade intelectual e profissional dos empresários árabes. 

  • Nas reuniões de trabalho, não se deve falar em negócios diretamente. Destinar uns minutos aos assuntos familiares e sociais e importantíssimo.

  • Os beijos nas bochechas, como forma de saudação, significa que existe uma amizade já consolidada, o mesmo que apertar a mão.

  • Não sentar-se com as pernas cruzadas mostrando a sola dos sapatos para o interlocutor, já que se considera um desrespeito ao anfitrião.

  • Respeitar os jejuns e não fumar quando é o mês do Ramadã (evite viajar neste mês, é o mês da reflexão e oração muçulmana). (SE QUISER CONHECER UM ARTIGO QUE FALA DO RAMADÂ - CLIQUE AQUI)

  • Na cultura árabe as pessoas mais velhas são muito veneradas.

  • Sempre deve agradecer a generosa hospitalidade de seu anfitrião.

  • Jamais fale de um árabe para outro árabe.

  • Espere até que lhe ofereçam o café feito nas cinzas e não se furte de provar essa delícia, assim como os chás que na sua chegada lhe oferecerão.

  • Lembre que ser chamado de "Habib" (querido) é um passo ao encontro de uma amizade duradoura.

  • Tenha consciência que a cultura árabe, continua mesmo que tenham saído de seu país de origem, por isso respeite as vestimentas, tradições e mantenha um comportamento observador, mas não o comprometa com nenhuma atenção.

  • Procure dar inicio ao conhecimento dos árabes, comprando um papiro, o primeiro papel do universo e consulte seu contato árabe para saber algumas lindas histórias desse povo tão belo. (SE QUISER CONHECER UM ARTIGO SOBRE A CULTURA ÁRABE, CLIQUE AQUI:)

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FONTES:  

www.arabenet.com

www.arab.net/index.html

www.sdr.com.br 

 

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futuro e tendências

JORNAL DICAS DA SEMANA DO WWW.SDR.COM.BR   Nº235...

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FUTURO - TENDÊNCIAS   IDÉIAS - PENSAMENTOS

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Segundo DALE CARNEGIE, prestigioso guru do mundo da formação empresarial há várias formas de conseguir influir nas pessoas. Estas são as seis maneiras de agradar os outros: 

  • Interesse-se seriamente pelos demais.

  • Sorria. 

  • lembre que, para qualquer pessoa, seu nome é o som mais agradável em qualquer idioma.

  • incentive os demais para que falem de si mesmos.

  • fale pensando no que interessa aos outros.

  • faça com  que a outra pessoa se senta importante.

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O PRIMEIRO ANÚNCIO

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Em Tebas, em 1000 a.C., alguém perdeu um escravo chamado Shem e decidiu 

distribuir um anúncio oferecendo uma moeda de ouro por sua devolução. 

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Esse é o anúncio mais antigo do mundo, precursor da propaganda moderna

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Quando você tiver um pequeno orçamento para propaganda

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Experimente usar Calendários para promover a sua empresa. Calendário é um brinde não muito caro e pode ser usado para colocar o nome da sua empresa na frente do seu cliente durante um ano inteiro. 
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Existem centenas de empresas fornecedoras e modelos de calendários disponíveis que garantem que você pode ter um calendário eficiente e único. 
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Ah, não se esqueça de colocar no calendário, o fone, e-mail e endereço do web site da sua empresa. 

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Perguntas chaves para criar a sua próxima campanha de propaganda

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A próxima vez que você se encontrar com a sua agência de propaganda para determinar como será a sua próxima campanha, faça três perguntas a eles: 

  • Quais resultados os meus anúncios estão trazendo para mim e como nós podemos fazer para medir esses resultados? 

  • Os resultados estão justificando os meus gastos com propaganda?

  • Como nós podemos melhorar a minha posição de mercado?

A sua agência de propaganda deve ser seu maior parceiro em determinar as respostas para essas perguntas. 

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"Se você não puder medir, não faça". 

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PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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QUATRO TÉCNICAS ANALÍTICAS DE BASES DE DADOS
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Análises estatísticas: - Trata-se de um conjunto de métodos utilizados para processar grande quantidade de informação e descobrir fatos chaves, modelos de comportamento e tendências. A metodologia estatística tem dois procedimentos essenciais: a classificação (estabelecer categorias de públicos) e a segmentação (diferenciar sujeitos, objetos ou variáveis com respeito a um grupo homogêneo). A análise estatística aumenta as probabilidades de que cheguemos ao público que realmente está interessado em nossa oferta.
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Processamento analítico on-line (OLAP: OnLine Analytical Processing). Os usuários podem extrair dados fácil e seletivamente para, posteriormente, observar-los de diferentes perspectivas: por exemplo, a venda de um produto por meses, segundo pontos geográficos, sua evolução anual. Esta estrutura só pode configurar-se em uma base de dados multidimensional, em que cada campo ou atributo é uma  "dimensão". O OLAP permite fazer um histórico e marcar tendências, ter vantagens em oportunidades emergentes e adotar ações corretivas para solucionar possíveis problemas.
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Data mining. Esta técnica detecta modelos significativos e relações entre os dados e fornece informações para a tomada de decisões. Faz um perfeita fotografia do que vai acontecer: quais podem ser os melhores consumidores, que tipo de informação sabem recusar e qual é a que desejam obter, os riscos que tolera uma reação adversa as ofertas.
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Text mining. É a  análise de informação não estruturada, textual mediante a detecção de modelos e relações entre milhares de documentos, como correios eletrônicos, informes ou páginas web. "Text mining" extrai termos e frases, os classifica por campos (como produtos, organizações, pessoas) segundo seu significado contextual.

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APROVEITE sEus interesSes 

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Em 1899, um grande relatório foi escrito por Charles H. Duel para o presidente McKinley e tinha como propósito abolir o U.S. Office Of Patents, pois não justificava manter o organismo e seus custos, já que tudo o que pode ser inventado já foi inventado. Daí para cá, no que toca à administração, os avanços e a incorporação de outras ciências e métodos transformaram e vem transformando os seculares princípios. Quanto ao invento de produtos, milhares são patenteados a cada dia. 

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Milhares de pessoas inteligentes tem praticado passatempo que tem se transformado em um frutífero negócio. Um bom exemplo são Tim e Nina Zagat, que lançaram Zagat Surveys, um império de publicidade que vende guias de restaurantes na maioria das cidades dos EUA e em muitas das principais cidades européias. 

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 A principio da década dos setenta, os Zagat eram advogados muito cotados cuja paixão era comer em bons restaurantes. Por diversão criaram um boletim acerca dos restaurantes de maior popularidade, resultado de sua pesquisa, que dividiam entre amigos. 

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Cada ano incluíam mais estabelecimentos para comer, até que se converteu em uma tarefa custosa e quase de tempo integral, de modo que começaram a cobrar por ele para reduzir gastos. 

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Este foi o humilde inicio da famosa empresa Zagat Survey, cuja guia se vende em quase todas as livrarias do mundo e hoje já pode ser baixado eletronicamente para ser utilizado em aparelhos móveis. 

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"QUANDO A GENTE FAZ ALGUMA COISA QUE NOS ENCANTA, 

nÃO o SENTIMOS como trabaLHo'', diZ AL Ries.

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Relaxar enquanto o concorrente se esgota a si mesmo

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ESTRATÉGIA

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Algo que é familiar, a mulher supera o homem em tranqüilidade. Tao Te King (Lao Tse).  - O que parece brando e flexível, pode ser forte e firme, enquanto o que parece invencível pode ser débil. O Salgueiro (a famosa árvore "Chorão" ou "Sauce"), se dobra ao vento e se mantém em pé, enquanto o robusto Jacarandá quebra e cai. 
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A água se adapta a qualquer terreno, mas desgasta a rocha mais dura. Segundo escreveu Sun Tzu na arte da Guerra:
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"O exército que chega antes ao campo da batalha e espera o inimigo, está descansado e ganha a iniciativa, enquanto que o exército que chega tarde e se lança à batalha está cansado, e se vê forçado a adotar uma posição passiva"..

Se vê que os concorrentes mostram ardor, espera que estes se acalmem e se vejam aplacados debaixo do peso e fastídio da fadiga. Sempre chame-os ao teu campo de batalha, onde estarás atrincheirado e com todas as táticas prontas, e onde teu concorrente não saberá se defender com tanto resguardo, como faria se estivesse no campo dele. 

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" NOTÍCIAS "

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NANO GUITARRA QUE SE TOCA COM UM LASER: www.news.cornell.edu/releases/Nov03/NEMSguitar.ws.html 
UM MILÍMETRO = 1.000 MICRAS /// 1 MICRA = 1.000 NANOS. Faz 6 anos, os pesquisadores da Cornell University construíram a menor guitarra do mundo, com apenas o tamanho de um glóbulo vermelho. Agora repetiram a experiência, mas além de construir se atreveram a "toca-la" com o objetivo de demonstrar que tais dispositivos poderão substituir os componentes eletrônicos. É uma clara prova de que os sistemas nano eletromecânicos (NEMs) tem um grande futuro. Os NEMs são dispositivos cujo diminuto tamanho joga um papel essencial no trabalho que devem desempenhar, como por exemplo, responder as forças muito pequenas ou medir a massa de uma só bactéria. Suas cordas são barras de silício. - Para toca-la, os cientistas usam um laser. A nanoguitarra tem o aspecto da legendária Gibson Flying V e se quiser escutar o som dela, CLIQUE AQUI!). Os telefones móveis e outros aparatos sem fio usam as oscilações de um cristal de quartzo para gerar uma onda portadora sobre a que se transmite ou se sintoniza um sinal de entrada. Um nanobastão vibrador poderia fazer o mesmo trabalho em muito menos espaço, e com um consumo de apenas uns milivats. 

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Comece o seu dia com um Planejamento de Negócios

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Todos nós sabemos o quanto é importante começar um dia bem alimentado. Um bom café-da-manhã traz a energia que o nosso corpo precisa para funcionar bem depois de uma boa noite de sono. 

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Além de um bom café-da-manhã, é importante que você comece o seu dia com uma sessão de Planejamento de Negócios Pessoal. Essa conversa com você mesmo, irá trazer o combustível que você precisa para FAZER e ACONTECER no dia que se inicia. 
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Vinte a trinta minutos pela manhã para pensar sobre o que você irá fazer no dia.
TODOS OS DIAS. SEM EXCEÇÃO!!! É só isso que eu te peço. Esses minutos são a sua chance para: 

  • Rever o progresso de metas específicas que você definiu para você mesmo 

  • Definir a agenda do dia. Quantas ligações você vai fazer? 

  • Para quem? Por que? 

  • Quantos projetos você irá terminar? 

  • QUANTAS PESSOAS VOCÊ IRÁ AJUDAR? 

  • O que você irá aprender? 

  • O QUE VOCÊ IRÁ ENSINAR? 

  • Priorizar as tarefas do dia. 

  • Ler alguma coisa que INSPIRE você a QUEBRAR TUDO! 

Esses vinte a trinta minutos não devem ser interrompidos. Não atenda telefonemas. Não deixe que pessoas "não-educadas" e que ainda não vêem o valor em fazer o planejamento do dia, tirá-lo do seu caminho. Se necessário for, chegue todos os dias trinta minutos antes de todos, para que você possa ter um momento com você mesmo. Esse "sacrifício", se você quiser chamá-lo assim, será recompensado. Acredite em mim. 

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PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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