1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2016

.

SDR - Software de representação Comercial, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

A cada qual segundo sua necessidade

.

sala dos artigos de representação

.

Imagine por um momento como gostaria que fossem os seus clientes... Pense no perfil ideal, no mais rentável e no mais vantajoso para a sua empresa. Sem dúvida, seria perfeito ter não só uma carteira ampla mas que, além disso, fosse formada por clientes dispostos a pagar um preço alto pelos seus produtos ou serviços. E o melhor de tudo: que fosse um mercado agradecido, satisfeito e fiel... Não seria magnífico? Agora, acorde, porque nunca será assim! (ARTIGO: As empresas perdem 20% dos clientes a cada ano).
.
Não lhe digo nada de novo se lhe disser que nenhum cliente é igual a outro. Tão pouco lhe estarei a trazer algo transcendental ao acrescentar que o valor de cada cliente é diferente. No entanto, talvez comece a mostrar-se interessado se lhe afirmar que não deve ficar obcecado em procurar clientes mais rentáveis. O que deve preocupá-lo é como gerir a sua carteira, e dedicar os recursos e a atenção correta a cada indivíduo.
.
Me agrada interpretar a realidade em matrizes de duas por duas, como verá, a realidade é bem mais simples do que parece; por isso é tão difícil de decifrar. Se quiséssemos representar numa matriz o ciclo de vida de um produto ou serviço, veríamos que desenha sempre o mesmo caminho, em função do qual devemos aplicar, num ou outro momento, diferentes estratégias comerciais. Pense na matriz da que acabo de falar. Sobre o eixo horizontal se encontra o custo do serviço para você, sendo mais sob quanto mais à esquerda nos situemos. No eixo vertical, podemos representar o preço, que será mais alto quanto mais acima nos posicionemos na matriz
(ARTIGO: Venda, enquanto seu concorrente dorme...).

Onde lhe agradaria que se encontrassem seus clientes?: não me resta dúvida de que elegeria o quadrante superior esquerdo: rendimentos elevados e custo baixo. Que outro panorama poderia desejar? Agora bem, creio recordar ter-lhe dito que as coisas não são nunca tão idílicas. Os clientes, no mundo real, distribuem-se desigualmente pela matriz. Os mais rentáveis e os que geram pouco valor (ARTIGO: Qual é o preço ideal de um produto ou serviço?).

O importante não é ficar só com os melhores, senão aprender a gerir o resto. Se analisar, a maioria de seus clientes se situarão na casinha inferior esquerda. Isso quer dizer que lhe conhecem e apreciam, mas lhe exigem um preço baixo. Não pode desdenhá-los, porque na maioria dos casos representam uma percentagem considerável de seu mercado.

Quando lançamos um novo produto ou serviço, nosso nível de notoriedade é baixo, mas não é assim com os preços, já que precisamos recuperar o investimento realizado no desenvolvimento e comercialização de nossa oferta. Se conseguimos consolidar-nos e demonstrar que temos algo único, passamos à fase ideal, na qual dominamos o mercado, os preços seguem elevados, mas não precisamos investir tanto em dar-nos a conhecer (ARTIGO: O ciclo de vida de um produto).

Os clientes nos apreciam, valorizam nosso serviço e estão dispostos a pagar o que estabelecemos. O dinheiro não é um problema.

Mas a lua de mel acaba quando o mercado reage, surgem competidores e a pressão por reduzir o preço é maior. A oferta aumenta e surgem os switchers, isto é, os clientes que mudam constantemente de fornecedor atraídos só pelo custo do serviço. Mas cedo ou tarde, o produto passa para a última casinha, e isso significa que passamos à história, e que nem sequer um preço baixo nos garante rentabilidade.

Só os clientes que se encontram nesta posição constituem um problema. São essas contas estratégicas que todos conhecemos: grandes empresas que querem muito por nada. Soam-lhe?

Não pode evitar ter clientes em cada uma destas fases, mas deve tentar concentrá-los numa diagonal acima da qual a maioria obtenha aquilo pelo que está disposto a pagar, sem que lhe cause um prejuízo econômico. Por conseguinte, analise sua empresa, averigúe a que mercado se orienta cada parte de seu negócio, utilize de maneira inteligente a informação de seus clientes e aprenda a diferenciá-los (ARTIGO: Fora os planos de vendas a curto prazo).

Não os trate a todos por igual, e faça como dizia o imperador Justiniano: dê a cada qual o seu. Verá que ser justo também é rentável.

.

.

PROF. DÁS NARAYANDAS

Biblioteca Exclusiva do Professor

.

é atualmente um dos maiores especialistas EM Gestão da Força de Vendas e Gestão de Clientes da HBS - Harvard Business School. Professor com PHD em administração de negócios, catedrático do programa da estratégia do marketing para vendas sênior e executivos de marketing, catedrático do curso do marketing no programa do MBA na escola do negócio de Harvard.

.

OUTROS Excelentes ARTIGOS traduzidos e PUBLICADOS pelo Jornal SDR, DO Prof. das narayandas:

marketing é...

Luta de dois planetas

A cada qual segundo sua necessidade

Os desafios do Marketing e as Vendas

como analisar e selecionar os clientes

Quem poderia ser excluído da lista de clientes

campanhas de mkt convertem clientes em estrelas

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Software de representação Comercial, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

....TESTE DO SISTEMA SDR

.

....

....FUNÇÕES DO SISTEMA SDR

.

..

....SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SDR

.

.

....a pessoa certa para a empresa certa

..

.

....Importação de produtos e Ciclo de Compras

..

.

....PORQUE INFORMATIZAR A REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

.

.

 

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2016

Copyright © - SDR