1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Em negociação, quem canta, é mais importante que a canção!

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sala dos artigos de negociação

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João Paulo II, foi um personagem admirado por 97% dos norte-americanos por seu carisma e seu estilo de busca permanente da paz. No entanto, a maioria da população não estava de acordo com a orientação que dava à Igreja. Em qualquer negociação, o "COMO (estilo)" é mais importante que "O QUE (essência)". Isto é, o cantor é mais importante que a canção. Iremos descobrindo que a negociação não só se apóia em elementos de intuição, mais também em elementos práticos. É importante sem dúvida ter elementos teóricos que sustentem todo o processo que estão presentes aspectos relacionados com: "que, quando e para que se negocia" (Artigo: Quanto vale um copo de água no deserto?).

Aprendemos que a negociação é o jogo da vida: cada vez que se tenta conciliar diferenças, resolver disputas, estabelecer ou harmonizar relações, bem como qualidades e estilos de influência dos negociadores, que depois aplicarão estratégias específicas para conseguir resultados tangíveis. Assim se joga o jogo da negociação. Fazemos parte de um mundo que se globaliza com fortes tendências hegemônicas no campo econômico, político e militar. Para negociar não bastam as boas intenções. Há outros fatores como o nível de informação e as habilidades dos negociadores que o podem converter num verdadeiro artista no mundo dos negócios (Artigo: O QUE VEM A SER NEGOCIAÇÃO?).

A negociação em seu sentido mais amplo se considera uma técnica de comunicação de idéias que tem como objetivo fundamental aproximar as expectativas das partes que negociam, onde só serão possíveis as transações quando as expectativas estão alinhadas mas: como conseguir a aproximação entre as partes que satisfaçam determinadas expectativas?

O propósito deste artigo é refletir a respeito do comportamento que deve caracterizar ao pessoal comercial que se enfrentam à atividade da negociação, desta maneira ajudaremos a analisar a forma de dar soluções aos problemas concretos com um discreto enfoque de estratégias futuras. Devido ao novo desafio que enfrenta a economia globalizada e às múltiplas necessidades que requerem de nossos esforços para aumentar os conhecimentos em diversos campos do saber, não pode escapar-se esta mistura de ciência e arte que caracterizam as habilidades negociadoras.

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Que é negociar?: é todo processo que leve à interação entre as partes com o objetivo de obter um benefício final. Sempre que tentemos influir nos demais, através do intercâmbio de idéias, estamos negociando. A negociação é um processo que utilizamos para satisfazer nossas necessidades quando alguém mais controla o que desejamos. Assim podemos precisar que: cada desejo que nos agradaria realizar ou cada necessidade que nos vemos obrigados a satisfazer são situações potenciais para uma negociação. No entanto o conceito mais completo que existe sobre negociação, é: A negociação é uma estratégia para resolver conflitos e conseguir acordos, sem utilizar a autoridade ou a coação. Este conceito resgata principalmente quando diz que devemos negociar e ganhar... mas sem envolver-se tanto que perca de vista seu objetivo original. A negociações podem ser mais ou menos complexas e dependem, entre muitas questões, dois fundamentais que são: o tipo de negócio de que se trate e as pessoas que participam (Artigo: não preciso, não quero, já tenho).

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Quando e para que se negocia?: quando há necessidade, possibilidade, contraparte, interesses, vantagens, conflitos (que são necessários resolver). Então podemos assinalar que o jogo da negociação é um processo, que inclui a duas ou mais partes, que voluntariamente se reúnem com interesses comuns e em conflitos, para apresentar e discutir propostas comuns; com o propósito de conseguir acordos que satisfaçam a todas a pessoas que participam na negociação: sobre a base do diálogo e as boas intenções que se vão conseguindo na medida em que se avança nas negociações. No mundo moderno existem um sem número de fatores que limitam a efetividade de um negociador. Fatores que podem depender tanto das pessoas que negociam, como do meio em que se movem para realizar a negociação. Entre os fatores próprios se encontram:

Nível de informação: se a informação que se possui é pobre isto se converterá numa debilidade que aproveitará a outra parte negociadora para ganhar forças. Vivemos da informação e esta pode ser um excelente nivelador. Ao igual que o sol, pode alumiar e afetar o ânimo e o comportamento. Se é verdadeiro, como disse Francis Bacon: que o conhecimento é poder, por que falhamos ao não obter informação sobre nossa contraparte quando se trata de negociar? A razão principal é que demasiados de nós esperamos que ocorra um incidente crítico para preparar-nos para a inevitável interação estratégica.

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Habilidades: a prática sistemática de maneira consciente é um negócio, sem dúvidas, desenvolve um sistema de habilidades que não pode vender a ninguém porque são próprias de sua experiência e de seu temperamento que, desenvolvem-se no jogo da negociação. Dentro deste fator todo negociador deve ter uma mente rápida e uma paciência sem limite, deve ter a habilidade de combinar a modéstia com a agressividade, que não "engana" e por tal motivo inspira confiança, que encanta sem deixar-se seduzir pela loquacidade dos outros e fica impassível ante as tentações de riqueza que vão contra seus princípios. Deve ser um negociador que aplique em cada momento estas qualidades, mas com um estilo próprio e situacional (Artigo: NEGOCIAÇÃO COMERCIAL: UM PASSO ALÉM DA VENDA).

Por isso no campo dos negócios raramente se deve dizer não, o que há que dizer é talvez, não refletir em seu rosto assombro, ser paciente, sensível ao trato social, ter graça e tato, desenvolver a negociação com verdadeira arte. Numa negociação devemos preparar-nos bem, fazer da equanimidade uma verdadeira arte, demonstrando dessa maneira nossa cultura e educação no mundo dos negócios. Também que dentro da negociação se pode participar com uma filosofia específica, mas como tendência existem dois tipos de filosofias ao negociar:

Ganhar e perder: como o nome o indica, uns ganham e outros perdem ao fazer o negócio, aqui se estabelece uma forte confrontação porque ambos tentam ganhar e por isso se esforçam para conseguir a vitória.
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Ganhar e ganhar: aqui todos ganham, consegue-se uma conciliação de interesses, existe uma verdadeira cooperação onde o que se procura é um melhor acordo para todos (também para a parte contrária) pelo resultado obtido. Com isto se consegue boas relações entre as partes, porque se manteve um autêntica conformidade com o acordo que se tomou.

Assim mesmo, toda negociação deve considerar-se como um processo, onde há que planejá-la, organizá-la e executá-la, adaptando a execução do processo às condições que a prática exige, e por suposto controlar o cumprimento dos objetivos propostos na etapa de planejamento e os respectivos acordos que se tomem. Do anterior, entende-se muito importante que todo negociador deve reunir as seguintes qualidades:

Ser paciente
Ter capacidade para persuadir.
Ter poder de comando e capacidade natural para tomar iniciativas.
Ter capacidade para escutar e observar bem.
Ter capacidade para conservar a calma em momentos de tensão.
Ter mente aberta e ser flexível.
Ter  capacidade para pôr-se no lugar da contraparte.
Ter inventiva e criatividade.
Ser perseverante (não estar disposto a que lhe digam que não).
Ter confiança em si mesmo.
Ser analítico, capaz de distinguir as questões fundamentais das triviais.
Ser cortês, razoável e realista.
Ser exigente consigo mesmo mas disposto a seguir caminhos fáceis.
Fixar-se cada vez metas mais altas.

Além destas qualidades é necessário que o líder de uma negociação potencie outras habilidades como conhecimentos e ampla informação para cumprir com o objetivo da atividade que pretende pôr em marcha. Por suas características de líder deve envolver a seus colaboradores para convencê-los do mérito do projeto, bem como ir à busca de variantes para ter os recursos necessários e pôr em prática o projeto. Assim, para diminuir as tensões das negociações, tem a necessidade de encontrar mais alegria, mais diversão e mais riso nas interações estratégicas cotidianas. Ainda que não seja nada mais, esta atitude reduz a ansiedade e a preocupação e contribui perspectiva (Artigo: Lições da frente de batalha).

Ronald Reagan, ex presidente dos EUA conseguia seus objetivos e gozava de grande popularidade não pela elaboração de seus programas políticos, senão pelo estilo que imprimia a sua gestão. Relacionava-se de uma maneira especial com seus eleitores. O norte-americano é um povo essencialmente otimista e Reagan explorava esta característica com um sorriso eterno que afrouxava tensões.

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Era muito bom para simplificar os conflitos. Ademais, dava a sensação de ser um homem comum mas ao mesmo tempo um grande estadista. Não tinha um grande vocabulário, mas utilizava o humor e fazia piada de si mesmo. Sua velha frase clichê: "América, terra de oportunidades", lhe permitia gerar a ilusão de que qualquer estava em condições de ser Presidente dos EUA, porque ele o tinha conseguido.

Prof. Herb Cohen
biblioteca exclusiva do professor

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Herb Cohen:

Sim, você pode!

Os 12 Pilares da Negociação!

Confia em Alá, mas amarra teu camelo!

estamos aferrados as nossas crenças

Crianças: negociadores profissionais!

Como regra geral, a paciência dá frutos

Você corta o bolo e eu escolho primeiro...

Profissionais em negociação não são tigres de papel

Negociação com os terroristas na embaixada do Peru

A vida é um processo contínuo de influenciar os outros

para andar sobre as águas, precisa saber onde estão as pedras

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