|
Existem dois níveis de ações de tele-cobrança:
-
Aquela que é feita em larga escala pelas agências de tele-marketing que poderíamos chamar de "tele-aviso de inadimplência"
-
e aquela que é feita, por exemplo, pelos bancos de montadoras automobilísticas, cujos valores vão a dezenas de milhares de reais, implicando inclusive na recuperação do bem, cujo termo tele-negociação se aplica à verdadeira atividade
realizada, implicando em consideráveis diferenças.
Enquanto no tele-aviso de inadimplência se espera lembrar o cliente de sua falta de pagamento e se procura saber de uma data que
será saldada a pendência, na tele-negociação já se tem um histórico de alguns meses de atraso e as regras básicas de uma verdadeira negociação precisam ser bem definidas e seguidas, a saber:
.
Em uma negociação o processo ganha/ganha é o mais indicado a todos, já que o que se quer é a melhor
negociação possível para ambos os lados. Assim sendo recomenda-se que ANTES de iniciar uma negociação, você deve estabelecer:
Isto é a velha repetição do bom ditado: - "Se você não sabe para onde ir, qualquer lugar é viável"; porém se você
tiver objetivos claros, isto fará com que não perda o foco em sua negociação.
Estabelecendo suas metas ANTES da negociação, ao final dela você poderá avaliar-se. Se alcançou seu objetivo, seja ele o máximo o mínimo ou o valor que lhe agrada, você será um vencedor.
.
Lembre-se: - normalmente ganha quem estiver melhor preparado.
.
Minimizar os riscos não significa eliminá-los. Faz parte de qualquer negócio um certo risco. A "irresponsabilidade
comercial" justificada pela "necessidade de vender a qualquer custo",
leva a grandes e desagradáveis surpresas na hora do recebimento. Não existe mágica,
porém uma das formas de diminuir ainda mais os riscos é "disciplinar o vendedor e o depto. financeiro" a adotar os procedimentos de concessão de crédito previamente estabelecidos.
.
Finalizando, convém questionar: - quando começa a cobrança de um inadimplente?
.
Engana-se aquele que responde que começa quando ele atrasa o pagamento. O processo começa antes até de ser iniciada a venda, pois
é muito salutar estabelecer critérios sobre concessão de crédito (incluindo aí até o aceite de cheques).
-
Exigir os documentos necessários (muito importante ter uma a lista deles).
-
solicitar referencias comerciais de compras anteriores ajuda e é muito importante.
-
analisar o cliente ou estabelecimento (o aspecto das mercadorias quando no estabelecimento do cliente para verificar se elas tem rotatividade ou estão há meses na prateleiras). este exercício é fundamental para aperfeiçoar o
"feeling" do vendedor.
-
é regra de ouro é imprescindível Consultar outros vendedores sobre o comportamento desse cliente e também consultar clientes vizinhos a ele (isso apenas serve quando se visita o estabelecimento).
-
SEMPRE deve-se pesquisar nos Serviços de Informações Comerciais para minimizar os riscos. nessa analise vale verificar as consultas que tenham sido realizadas no último período, para ter um indicador se o volume de consultas está regular
ou se sofreu um aumento repentino, se a media de compras acompanha o pedido, se os pagamentos são realizados dentro do prazo, se houveram protestos, cheques devolvidos, etc. etc. (mas isso já é para outro artigo...).
Muitos argumentam que isto onera mais os custos em suas transações. É verdade, mas você já viu alguém ganhar dinheiro sem investir nada? Vale a pena investir na minimização do risco, gastando alguma coisa nisto.
.
Um roteiro de uma negociação civilizada e satisfatória.
-
Preparar-se para o contato. Lembrando o que você fará caso não haja o acordo.
-
Treinar o pessoal envolvido na cobrança nas técnicas adequadas.
-
Fazer o primeiro contato pelo telefone, sempre. Evitar envio de cartinhas, principalmente aquelas que no seu rodapé contenham "se já tiver efetuado o pagamento, desconsiderar esta mensagem".
Ao ser atendido, ser firme, informando que deseja o pagamento da dívida.
-
Negociar um acordo, dentro de seus limites e condições pré estabelecidos.
-
Se não houver acordo, não ameace.
-
Obtenha um não definitivo.
Passe para o Plano B
SR.
PROF. Jose TEOFILO NETO
.
DIRETOR
COMUNICAÇÃO DIRETA CONSULTORIA
..
BIBLIOTECA
EXCLUSIVA DO PROFESSOR
.
.
.
|