Você
sabe o que a zebra falou para a mosca?
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sala das Piadas do Jornal
SDR
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Você está na minha lista
negra... O que esta piada tem a ver com este artigo? Absolutamente nada.
Ela está aqui simplesmente para fazer você rir, apesar do risco de você
não rir. Você provavelmente apenas leu e ficou curioso em saber o
objetivo. Mas qual seria? Se você está abrindo suas apresentações deste
jeito, com uma piada que não tem relação com o assunto em questão e que
tenta apenas fazer as pessoas rirem, a reação de seu público
provavelmente será a mesma: curioso em saber o objetivo e ansioso para
que você prossiga com o assunto
(artigo:
A IMPORTÂNCIA DE CONHECER
O CLIENTE).
Contar uma piada sem
graça no começo da apresentação, principalmente uma que está
totalmente fora do assunto, faz o público lamentar e passar a
desprezar a apresentação desde o início. Humor desnecessário é
apenas uma distração que ergue barreiras, levanta sobrancelhas e
instaura ceticismo e receio. Vale a pena destruir semanas de
preparação com 10 segundos de humor forçado?
Em vez disso, guarde seu
humor para fixar os principais objetivos da sua apresentação. Primeiro
escreva suas mensagens principais e só depois determine como uma
história engraçada ou uma anedota pode ajudar a fixar a mensagem na
mente do seu público. Considere, por exemplo, como um representante de
vendas de um software de backup usa o humor para conseguir a atenção
pensando exclusivamente no produto que ele oferece
(artigo:
communication skills -
destrezas na comunicação).
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Ao conversar com o
prospect, ele fala primeiro que uma das coisas mais importantes para um
sistema de informação é um plano de backup. Em seguida ele conta ao
prospect sobre um cliente que insistia num plano de emergência que
estivesse pronto para entrar em ação a qualquer momento. Era simples e
ocupava apenas uma página:
Um plano de emergência
em apenas uma página?”, surpreendeu-se o representante. Como poderia
um plano de emergência de uma página atender a eventualidades tão
distintas, como fogo, enchente, ou uma explosão no sistema central
de informática central?
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Simples, explicou o
cliente. É um plano de duas etapas. Primeiro eu mantenho meu
currículo atualizado todo o tempo. E segundo, eu armazeno uma cópia
do backup fora da empresa.
A história é eficiente
para ilustrar o objetivo principal do representante de vendas: estar
preparado. O representante estabeleceu sua mensagem principal e usou o
humor para sustentá-la. Se ele a contasse no início de sua apresentação,
sem contexto algum, a reação provavelmente teria sido de desdém e
receio. Em vez disso ele já tinha o prospect pensando sobre softwares de
backup. A brincadeira envolveu naturalmente e ele cativou o ouvinte, que
ficou pensando em sua mensagem enquanto dirigia para casa uma combinação
que na prática garante uma risada natural
(artigo:
A linguagem corporal nas
vendas).
Prof. Marcio Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
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ARTIGO
RECOMENDADO:
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Os 3 V da
venda (Sinais Visuais, Vocais e Verbais)
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