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O QUE TORNOU A 7-ELEVEN UM LÍDER

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PROF. Philip Kotler

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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é professor de marketing internacional da Kellog Graduate School of Management, da Universidade Northwestern. Autor de 15 livros, foram textos obrigatórios em Universidades de todo mundo. Vendeu cerca de 3 milhões de exemplares de suas obras, as quais foram traduzidas a 20 idiomas, e foram distribuídas em 60 países.

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Foi o presidente do College on Marketing do Institute of Management Sciences e diretor da American Marketing Association. Presta consultoria em estratégia de marketing a muitas empresas como AT&T, General Electric, Ford, IBM, Michelin, Merck, DuPont, e o Banco de América.

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CASOS INOVADORES DE MARKETING LATERAL

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Neste artigo se analisa um caso de marketing muito interessante, cujo conteúdo faz parte do excelente livro: O QUE É MARKETING LATERAL de Philip Kotler e Fernando Trías de Bes (leia um artigo dele).

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O primeiro caso analisado trata sobre os mini-shops das estações de serviço e os ciber-cafés. COMPLEMENTE COM ESTES DOIS ARTIGOS A SEGUIR:

Nestes caso, a empresa utilizou um processo diferente para procurar e criar idéias novas:

o método de marketing lateral:  Os novos produtos e serviços descritos aqui se geraram fora da categoria ou mercado fixo, e cada um cria uma nova categoria ou mercado.

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Pega-se um produto e se transforma o suficiente como para adequá-lo e satisfazer deste modo novas necessidades ou novas pessoas ou situações, não consideradas. A grande vantagem deste tipo de inovação, é que, em vez de capturar uma parte do mercado, PRODUZ um novo.

As lojas de conveniência 7–Eleven se encontram por todo mundo. Consiste em lojas que vendem todo tipo de alimentos e bebidas de uso diário durante 24 horas por dia (COMPLEMENTE COM ESTE ARTIGO) sem interrupção. No Japão, há sete mil estabelecimentos.

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No final da década de noventa, a 7-Elevem do Japão advertira o crescimento do comércio eletrônico e o identificaram como uma possível ameaça para seu negócio, mas tiveram uma idéia brilhante: em vez de lutar contra o comércio eletrônico, decidiram colaborar com ele.

Os estabelecimentos se converteram em terminais para pedir, armazenar e pagar bens adquiridos pela Internet. Independentemente do site ou portal desde que se realize o pedido on-line, pode recolher-se e pagar-se em 7-Elevem.

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Desta forma, 7-Elevem se beneficia de suas excelentes localizações por todo Japão e os consumidores podem fazer compras pela Internet mais baratas ao não ter que abonar os custos de envio até suas casas. Podem recolher suas compras nos estabelecimentos 7-Elevem em qualquer momento do dia ou da noite.

Como ocorreu a 7-Elevem esta idéia, se o negócio de 7-Elevem é vender bens a consumidores finais, e não a logística?

Se partimos de uma definição de mercado baseada na necessidade de "comprar um alimento e outros produtos durante um maior número de horas ", mal poderíamos identificar a oportunidade de fornecer livros ou compact discs a compradores pela Internet.

Que mercado segmentou 7-Elevem?: Uma vez mais, vimos inovação baseada numa estratégia que cai fora da definição natural de mercado de uma empresa...

Surge o maior conglomerado do varejo japonês: - O maior conglomerado do varejo japonês acaba de surgir. A companhia Seven & Holdings, dona da 7-Eleven, rede de lojas de conveniência no Japão e nos Estados Unidos, anunciou a compra do controle da Millenium Retailing Inc. por 1,13 bilhão de dólares, segundo o americano The Wall Street Journal. O acordo chega em um momento importante para a economia japonesa: o consumo na segunda maior economia do planeta começa a aumentar, depois de uma década com o freio de mão puxado. A Seven & Holdings anunciou que a compra de 65% da Millenium Retailing será concluída com o pagamento em dinheiro no final de março. E a empresa planeja comprar os 35% restantes do capital em junho.

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As receitas da Seven & Holdings e da Millenium somadas chegam a 38,79 trilhões de dólares. As duas companhias juntas serão o quinto maior varejista do mundo. Ao americano The Wall Street Journal, o analista da Merrill Lynch Hidehiko Aoki afirmou que a aquisição terá um desenvolvimento positivo em médio prazo porque permitirá que a companhia corte custos e cative mais clientes. Mas uma incerteza permanece: quão rápido as duas empresas conseguirão integrar as suas operações. Publicado pela Gazeta Mercantil: 1ª Página: C-3 - Regiane de Oliveira.

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