|
.. . Você Acredita em Fada Madrinha? . . .SR. PROF. JOÃO BAPTISTA VILHENA . GRUPO MVC / COSTACURTA & ASSOCIADOS. coordenador do MBA em Gestão Comercial da: FGV - FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS . . |
|
. . .
Agora vamos refletir
juntos
Fico refletindo sobre isso e comparo com a minha experiência de mais de 12 anos em consultoria. Chego à conclusão que a principal razão para as pessoas resistirem às mudanças é a convicção de que se continuarem a fazer, no futuro, as mesmas coisas que produziram sucesso no passado, continuarão a triunfar.
Muitos gestores não se preocupam alguns sequer cogitam com os impactos que as mudanças do mundo moderno exercem sobre a dinâmica dos negócios. Não lêem jornal, livro ou revista. Isolam-se do mundo como altistas.
Você pode dizer que algumas empresas já se preocupam com isso, recentemente minhas amigas Eliana Resende e Beth Amaral, do grupo Algar, contavam como sua empresa tem transformado em ações concretas a preocupação com a felicidade de seus associados, mas eu garanto que a maioria não se preocupa com isso.
Outro tema interessante é o da esperança. Segundo Spinoza, esperança é a crença em algo que não depende de você e que possa acontecer por mera obra do acaso (alguns preferem esperar que venha de Deus). Segundo o filósofo, trata-se de mera perda de tempo, pois as coisas só acontecem se você agir sobre elas.
Decidir é tarefa básica do gestor. E podemos afirmar que nenhuma decisão pode ser melhor do que a informação que lhe deu origem. Juntando as coisas podemos afirmar que a principal responsabilidade do gestor é decidir sobre os destinos de sua área ou de toda a empresa (o todo está na parte e a parte está no todo, diz o raciocínio holístico) tomando por base a vontade de atingir os objetivos. Esperança é coisa de quem acredita em fada madrinha.
Aqui é preciso pragmatismo, determinação, altruísmo. Achar que o mundo vai melhorar sozinho, que a fome vai desaparecer por mágica ou bondade dos países ricos, que a corrupção deixará de existir sem que os corruptores tenham sido identificados e punidos é coisa de quem acredita em fada madrinha.
Material retirado do Pocket MBA – Gestão de Pessoas e Negócios. |
|
. . O instituto MVC e sua equipe poderiam ajudar neste tema? Pense nisso... .
. . . Contatos: 11 3171-1645 / 3285-2438 - costacurta@institutomvc.com.br (Luiz Augusto Costacurta) (SP) ou 21-2518-2321 - mvcmt@uninet.com.br (Maria Teresa) (RJ) - www.institutomvc.com.br |
|
. . . sistema de representação comercial e vendas .L
|
.
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006, SDR