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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Conheça os Rainmakers: os vendedores que fazem chover

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É tentador pensar que "rainmakers" (os que fazem chover) são uma raça especial. Muitos se perguntam como estes vendedores estão submersos em tantos clientes e para três ou quatro empresas representadas diferentes e mexem a cabeça em sinal de assombro. Algumas pessoas sugerem que fazer dinheiro é uma predisposição genética e portanto só está ao alcance de uns poucos. Nada pode estar mais longe da verdade. Fazer dinheiro é parte habilidade e parte forma de pensar. Qualquer profissional que tenha a vontade de investir tempo e energia necessários, pode chegar a integrar este time de super estrelas na venda (Artigo: ESPECIALIZAÇÃO comercial).

Invista além das apostas: a primeira regra do rainmaker é que não é suficiente atrair aos clientes com uma proposta para ir jantar e beber muito bem. Convites para jogos, jantares ou ir assistir uma estréia, pode ajudar-lhe a desenvolver relações pessoais e fazer-lhe se sentir muito bem com os clientes. Mas é arriscado esperar uma corrente constante de negócios como resultado (Artigo: Mantenha-se próximo do cliente (mas não demais)).

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Pense nisso: se um cliente lhe pede conselho sobre como aumentar as vendas, lhe sugeriria levar a seus possíveis clientes a jantar? Entreter aos clientes é fácil e divertido. Mas não espere que esses convites marquem a diferença entre ganhar e perder. Estes profissionais chegam a conhecer a seus clientes fora da sala de negócios, mas vêem as atividades sociais como apostas sobre a mesa. Sabem que conseguir negócios leva bem mais (Artigo: Quão baixo está disposto a ir?).

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Aprofunde: estes profissionais vão além do superficial para cultivar um entendimento substantivo do cliente e seus temas operacionais. Sua forma de pensar é a de um assessor de negócios, não simplesmente de um vendedor. Eles submergem nos assuntos prioritários para defrontar a todos os executivos dos seus clientes. Tem que fazer mais do que uma análise superficial do relatório anual e da página web do cliente. Precisam identificar os temas entre linhas, tendo em conta os fornecedores, clientes e inclusive os funcionários desses clientes (Artigo: Habilidades estratégicas dos profissionais em vendas).

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Estudar a dinâmica da companhia e as ameaças competitivas às que se têm que enfrentar seus clientes. Aprofundar nos relatórios de analistas de terceiras partes, em documentos sigilosos, e se forem relevantes, recortes de notícias. Estes profissionais em vendas, investem mais esforços em aprender a respeito dos negócios de seus clientes e aspirações profissionais do que a maioria dos vendedores. Investem tempo tanto em compreender o negócio, como em construir uma estratégia de vendas. Esse esforço extra lhes dá uma vantagem. Têm uma perspectiva a mais longo prazo do que a maioria dos profissionais em vendas: seu objetivo é a segunda, terceira e quarta venda, não só a primeira.

 

Chegue ao mais alto: estes profissionais confiam no conhecimento do negócio do cliente para estabelecer relações de consulta com executivos que têm responsabilidade na atuação do negócio, como os "CEO, CFO, COO, CIO, CMO"  e outros. Muitos diretores comerciais reconhecem isto como imprescindível, mas falham pauperrimamente em conseguir essa meta. Com freqüência, esta falha é devido a que alternam os vendedores nos clientes principais com demasiada freqüência. Os clientes se sentem incômodos quando um executivo ou diretor de contas chama cada seis meses para apresentar a alguém novo. Ao final, os clientes estão cansados deste efeito da porta giratória e deixam de retornar os telefonemas destas empresas. Os vendedores que se queixam a respeito do cepticismo e resistência dos clientes, com freqüência são vítimas da concentração de sua companhia em quotas a curto prazo (Artigo: Você não nos consulta e nem nos ouve!)

Os rainmakers têm um ponto de vista a longo prazo, baseado na relação, e sem dúvida que os resultados das vendas e negócios que orquestram, falam por se mesmos. Suas relações com altos executivos lhe servem de outra maneira. São grandes fontes de informação a respeito de projetos potenciais que estão em trâmites. E podem romper com as políticas de direção intermediárias que são comuns em muitas organizações.

Como chegar ao pessoal que está no mais alto em sua carteira de clientes?: primeiro, omita o título de "vendas" do seu cartão de negócios. Uma vez que os executivos se dão conta que você ostenta orgulhosamente esse título, preparam-se para tudo. Está fora do objetivo de assessoria desejado e será escusado de forma correta, mas friamente. Desde o dia número um, desenvolva um entrelaçado de relações, um mapa de influência, que organize as rotas para conseguir essas apresentações essenciais. Trabalhar para entender onde reside a influência da organização; se está na organização comercial, na engenharia, na industria, nas finanças, na logística ou em outra parte (Artigo: Conheça seu cliente, antes de se casar com ele).

Em companhias menores, é bastante simples encontrar as pessoas que têm influências e às que tomam as decisões. Mas em companhias grandes a influência não segue necessariamente um caminho óbvio. Os títulos de trabalho e as influências não estão sempre relacionados, assim que use seus contatos internos para ajudar-lhe a compreender quem é quem. Os rainmakers usam suas redes de relacionamentos e criatividade para que lhes guiem a àqueles que podem dizer sim.

Qual é o plano?: chegar a ser um assessor de clientes do mais alto nível, não é uma proposição de: "vai quer ou vai deixar para a próxima visita?". Requer um planejamento e uma ação sistemática. Para atingir esse objetivo, estes profissionais trabalham ao detalhe planos com iniciativa e específicos para cada cliente, e articulam como atrairão e manterão a clientes rentáveis.

A maioria deste vendedores têm planos de vendas centrados no serviço ou produto. Um plano típico especifica como o vendedores diferenciará ofertas, identificará ao comprador objetivo e desenvolverá uma tática para converter-se em líder de vendas tão rápido quanto for possível.

O plano de vendas de um profissional em vendas está baseado no cliente. Explica como o produto ou o serviço se dirigem às prioridades estratégicas do cliente; os benefícios quantificados que o cliente pode esperar; e o investimento de tempo, esforço e dinheiro necessários para educar ao consumidor.

Os melhores planos de vendas vão um passo adiante ao incluir uma estratégia para ganhar a confiança pessoal do cliente. A investigação demonstra que a confiança do cliente tem uma grande relação com as vendas. Alguns vendedores, operando desde a pressão das quotas de vendas, desperdiçam oportunidades para fortalecer a confiança, ao tentar influir num cliente para que compre um produto ou serviço, que não está dentro de seus interesses a longo prazo. O profissional em vendas se desentende de vendas que podem parecer boas nos relatórios de atuação trimestrais, mas que arriscam a prejudicar a relação do cliente a longo prazo (Artigo: Plano estratégico de desenvolvimento de clientes).

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Desde que os clientes sabem que os produtos têm ciclos, baseiam sua confiança principalmente em sua percepção da companhia e do vendedor. O profissional em vendas vê positiva a construção da percepção e a confiança do cliente e como uma parte chave do plano de vendas do cliente. O que é mais importante, no entanto, é trabalhar o plano. É fácil ficar agarrado nas demandas do dia a dia do cliente e permitir que as atividades de marketing deste, caiam na sua lista de coisas a fazer.

O profissional em vendas passa muito tempo cada dia trabalhando no plano, a pesar de que tenha outras prioridades. Leva uma ação persistente... fazer chover!

Não suponha nada: o profissional em vendas nunca supõe que um cliente seja leal. A complacência é o inimigo da lealdade. A confiança e a lealdade de um cliente podem ser varridas se o vendedor se torna demasiado confidente ou permite que a atuação decaia, inclusive numa venda. Os clientes sempre lhe surpreenderão, assim que seja paciente e compreenda as realidades às que se enfrentam. Não atire a toalha quando as coisas não vão bem ou pensar que os clientes não lhe demostram suficiente apreço. Os profissionais em vendas compreendem que desenvolver clientes fiéis não é um processo linear e previsível (Artigo: O desafio de entregar mais valor por menos dinheiro).

Em seu lugar, supõe um grande esforço e algum que outro revés. Paciência e ação sustentada são o centro da forma de pensar do profissional em vendas que faz chover. Invista em seus clientes, mantenha seu plano de marketing e vigie se dá seus frutos.

Michael W. McLaughlin

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co-autor, com Jay Conrad Levinson, de "Marketing de Guerrilha para assessores". diretor de llp - Deloitte Consulting e editor de Management Consulting News. Com mais de vinte anos da experiência em consultoria a clientes de todos mundo.

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