.
.
MBA - MESTRE EM
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
.
sala
dos artigos de gerenciamento -
sala dos artigos técnicos
..
Em 1914, movido pela idéia
de treinar os engenheiros da General Motors
na arte e ciência
da administração de uma empresa e suas pessoas,
ALFRED SLOAN
fundou a primeira Escola de Administração de Negócios e logo em seguida
o primeiro curso de MBA (Master Business Administration ou Mestre em
Administração de Empresas) da história.
Desde então o
capitalismo explodiu e a necessidade de aprender a gerenciar uma empresa
cresceu ano após ano. Desde seu formato atual em 1925! 1925? É isso aí!
(Artigo recomendado:
Líderes não criticam, corrigem).
Há quase 100 anos,
Marketing, Produção, Finanças, Recursos Humanos, Economia etc. já
faziam parte do currículo do atualíssimo e badalado MBA. Para além
do papel importante que desempenhou na General Motors, Alfred Sloan
(1875-1966) foi um dos primeiros gestores a escrever um livro
teórico: "Eu e a General Motors" (1963), que comprovou a sua
contribuição para teoria e para a prática da gestão.
Anos antes da expressão
remuneração variável entrar no vocabulário empresarial, Sloan resumia a
necessidade dessa política como uma resposta à preocupação com o
bem-estar dos acionistas da General Motors tanto quanto dos seus
executivos
(Artigo recomendado:
Quando os embarques
atrasam, as entregas falham).
Um está intimamente
relacionado ao outro. Ou seja, sem o envolvimento dos funcionários,
os resultados da companhia estariam comprometidos.
Já naquela época, Sloan
investia contra um vírus que contamina as empresas até hoje, a
dificuldade de se adaptar às mudanças. Quando descrevi a organização da
GM espero não ter deixado a impressão de que acredito que é um produto
acabado. Nenhuma empresa deixa de mudar. Virão mudanças para melhor ou
para pior. Um dos méritos do livro é que Sloan não se limita a amarrar
uma sucessão de fatos. Ele mescla eventos de sua trajetória com a
história da própria companhia. Daí, extrai conceitos e teorias, expostos
de forma simples e direta e que perduram até hoje. É isso que faz o
livro permanecer tão atual
(Artigos:
JUST-IN-TIME = Justo a Tempo
e
JIT - just in time DE
TAIICHI OHNO PARA TOYOTA).
.
ARTIGOS RECOMENDADOS:
.
O quê sua empresa faz
realmente? -
Sistema LEAN: Produção,
Venda e Entrega |