1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Conheça o que quer, o que pede e como se comporta seu target

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sala DOS ARTIGOS de análise de mercado  -  sala dos artigos de gerenciamento

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Boas notícias para as empresas e suas equipes comerciais. Os nascentes segmentos de mercado e os novos estilos de vida aparecem como novas oportunidades no horizonte dos negócios. Por isso, agora as empresas e pesquisadores de mercados, concentram todos seus esforços em vigiar cada um dos movimentos dos consumidores. Alain Couttolenc, diretor de Marketing de AC Nielsen EUA, assegura que: o conhecimento pontual do consumidor é agora a grande referência, a diferença dos anos anteriores quando os 4 "P de marketing - produto, praça, promoção, preço" eram o interesse principal (ARTIGO: estrategistas de negócios, Estudam demografia).

Agora é o consumidor (o mais importante), todo mundo quer saber quem é, o que compra e daí provêm a palavra mais utilizada no marketing de hoje do que é: segmentação. Nunca antes o tema dos segmentos de mercado tinha tido tal relevância para os negócios modernos. A segmentação é uma ferramenta que minimiza risco de erro e maximiza o target. A indústria de pesquisa de mercados se voltou a identificar aos grupos de consumidores para desenhar, a partir deles, suas estratégias de promoção.

Parte do dinheiro que antes se investia em publicidade em meios em massa, agora se utiliza para estar diretamente no ponto de venda, como mostra de seu interesse por estar mais perto do cliente. Os consumidores deixaram de ser classificados unicamente por seu nível socioeconômico, o famoso 60% (nível baixo), 30% (meio) e 10% (alto) da estrutura populacional. Agora os consumidores são definidos de acordo com múltiplos aspectos demográficos básicos, comportamentos, formas de vida, preferências, hábitos e atitudes. É como, segundo diversas radiografias do mercado, surgiram estes novos segmentos que rompem esquemas e que começam a ser considerados seriamente como uma oportunidade de negócio para os diversos nichos (ARTIGO: Geo-marketing: quem compra onde?).

A arte de segmentar mercados: ter produtos e serviços à medida, bem como conhecer as novas tendências, são práticas que deve adotar para aumentar as vendas. Detectar a multiplicidade dos mercados em detalhe garante que atenda melhor a teus clientes. Se está pensando numa cafeteria, não bastará em vender café. Terá que ter a capacidade de oferecê-lo inteiro, descafeinado, light, capuccino, de sabores, com creme, frio, quente ou frappé (geladinho). E o mesmo ocorre com as opções para adoçar a bebida, as quais devem satisfazer tanto ao cliente que consome açúcar regular, como ao que prefere mascavo, frutose, mel ou um substituto.

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Que está acontecendo no mercado?: Acontece simplesmente que a segmentação apresenta demandas muito particulares que fazem necessária a oferta de múltiplas opções de produtos e serviços: Antes a idéia era pôr o restaurante barato numa boa esquina, diz Couttolenc. Agora, há que pôr o restaurante barato, na boa esquina, mas ademais deve ser capaz de satisfazer as necessidades do público consumidor.

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A segmentação de mercados exige ao empreendedor conceber produtos e serviços mais especializados: o consumidor de hoje está se acostumando a ter tudo à mão, segundo seu particular estilo de vida. Sua decisão de compra já não só está baseada no preço, senão na cor, o tamanho, o desenho, os benefícios particulares e os valores agregados do produto. Faz 10 anos, se um comprador se parava frente a prateleira de shampoo, encontrava uma oferta limitada e uniforme. Todos serviam praticamente para qualquer tipo de público.
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Hoje em dia, há uma clara diferenciação e uma profunda especialização: tem para combater a caspa, para cabelo rebelde, gorduroso, seco, liso, normal, encaracolado, maltratado; para crianças e para adultos, para proteger a tintura, seja vermelho, castanho ou preto, e para dar maior volume. Um mundo de opções numa estante já não tão única. A crescente concorrência e a batalha pelo consumidor propiciaram o conhecimento pontual das expectativas do consumidor. Já não há margem para o erro. Os novos critérios para definir os segmentos de consumidores são a chave mestra para saber quais são os produtos e serviços que têm mais possibilidades de sucesso no mercado (ARTIGO: Quem é seu Cliente?).
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Se conhece à pessoa que te compra e as razões pela qual o faz, tem grande parte do caminho andado: se antes tinha cem clientes, hoje tem mil... se antes tinha-se apenas 10 produtos, hoje se tem 100 (o número de consumidores não se multiplicou ao ritmo que o fizeram os produtos)... Como fazer para que o mesmo consumidor consiga visualiza-te novamente? Só através da diferenciação, que é a conseqüência direta da segmentação. O conhecimento preciso dos grupos de compradores deve ser a fonte de inspiração para os novos produtos e serviços que serão lançados ao mercado.

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MARKETING cirúrgico: o estudo de AC Nielsen indica que há 6 grupos de consumidores. Eles realizaram sua própria segmentação considerando as atitudes dos consumidores. Alain Couttolenc explica que se trata de um marketing cirúrgico, que se levou a cabo com um painel representativo em cidades com mais de 50 mil habitantes, através de um questionário de 400 perguntas, divididas em 3 grupos: "demografia, atitude e exposição a meios". Como resultado do estudo, detectaram-se 6 grupos de consumidores, que as empresas podem utilizar se querem desenvolver estratégias precisas de negócio. Os segmentos detectados foram os seguintes:

Informados e viajantes: constituem o grupo mais numeroso de consumidores dentro desta classificação. Este segmento, conhecido como pragmático cotidiano, está integrado por pessoas de todos os níveis socioeconômicos, com maior ênfase nos níveis médio e alto. Pertencem a famílias pequenas (de duas a quatro integrantes) e com presença de crianças. Interessa-lhes o bem-estar de sua família e o desenvolvimento pessoal. Procuram uma boa qualidade de vida, agrada-lhes viajar e fazer exercício. Entre seus hábitos ante os meios de comunicação destaca sua preferência pela leitura, o cinema e o teatro, a música romântica e manifestam pouco interesse pela rádio e a televisão, com exceção dos documentários e programas informativos.
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Sedentários e pouca informação: este segmento representa 27% do público consumidor. Está integrado por donas de casa com menos de 45 anos, com baixo nível de educação que vivem em famílias operárias e onde há presença de crianças. Não costumam fazer esporte, escutam assiduamente o rádio, vêem a televisão (telenovelas, talk shows e programas de famosos), mas não mostram interesse pela leitura. Valoriza estar com sua família, desfruta reunir-se com seus amigos e aspira a fazer algo importante (ARTIGO: estude o mercado antes de entrar de cabeça...).
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Operários, comerciantes e pais protetores: representa 23% da população consumidora e corresponde ao nível socioeconômico baixo. Neste grupo há donas de casa, que vivem em lares grandes com filhos que assistem a escolas municipais e estaduais. Os chefes de família são operários e/ou comerciantes. Agrada-lhes escutar rádio mas também são assíduos espectadores de programas de entretenimento e acostumam deixar ligada a televisão enquanto realizam seus labores domésticos. Os abnegados, como também são chamados, antepõem suas obrigações ao prazer, não mostram grande interesse em seu desenvolvimento pessoal nem nas atividades recreativas e sim, ao contrário preocupam-se pelo bem-estar de seus filhos.
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Maduros tradicionais: neste segmento está incluído 10% dos consumidores. Trata-se de donas de casa de nível baixo e médio, com mais de 45 anos com nível educativo baixo. O chefe de família é operário ou assalariado. Os maduros tradicionais preferem a música de grupos, não são aficionados à leitura e costumam ver telenovelas, talk shows e programas de famosos na televisão. Agradam as tarefas manuais.
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Maduro exitoso: representa 5% dos consumidores e está conformado por donas de casa maduras com nível de educação alto e chefes de família que trabalham em empresas privadas e de governo, patrões ou aposentados. Pertencem ao nível sócio econômico meio e alto, agradam-lhes as séries informativas e documentários, a música clássica, o rock, apreciam a leitura, acostumam fazer esporte, viajar, sair a jantar. O maduro exitoso se preocupa por seu desenvolvimento pessoal e o de sua família e considera que ter uma boa qualidade de vida é muito importante.
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Fashion e alto nível educativo: é um tipo de consumidor jovem, pertencente aos níveis médio e alto que representa 5% do público consumidor. Aqui estão consideradas as donas de casa jovens com alto nível educativo e menor presença de filhos. Ao consumidor fashion lhe interessa a publicidade, não vê telenovelas nem talk shows e lhe agrada ler livros e revistas. Os fashion estão preocupados por seu desenvolvimento pessoal, levam uma vida social ativa, fazem esportes e lhes agrada viajar. Esta classificação tem relação com outras categorias de consumidores. O fashion terá seguramente um ônus de metrossexuais bem mais forte do que o maduro tradicional, mas isso não o calculamos, diz o diretor de Marketing de AC Nielsen. O que nós queremos conhecer é a atitude de nossos consumidores (ARTIGO: Estratégias de Aquisição e Prospecção Seletiva...).

Que consumidor tens?: o conhecimento das atitudes, hábitos e preferências dos consumidores é hoje mais importante que nunca. Saber suas atitudes, hábitos e preferências é hoje mais importante que nunca. A segmentação permite identificar as necessidades dos consumidores, desenhar uma proposta eficaz de marketing, posicionar um produto ou serviço dentro de um segmento definido, determinar os preços, selecionar os canais de distribuição e comunicação, conhecer à concorrência e descobrir novas oportunidades de desenvolvimento para as empresas.

Casais com duplo rendimento sem filhos: em inglês os chamam Dinkis (Double Income, No Kids). Estes casais de entre 25 e 35 anos, que vivem nas cidades, representam um dos segmentos favoritos dos empresários. A quem não lhe interessa este grupo de consumidores que não tem que destinar uma boa parte de seu orçamento para cobrir gastos de escola, pediatra, roupa e entretenimento infantil; e que pode dar-se o luxo de consumir produtos mais luxuosos e caros?
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Pessoas que vivem sós: neste grupo destacam os homens de 35 a 49 anos e os adultos da terceira idade. Mais de uma quinta parte de todos eles são separados ou divorciados e mais de 18%, viúvos.
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Baby Boomers: 35 milhões de estadunidenses, nascidos depois da 2ª Guerra Mundial, que atualmente têm entre 45 e 55 anos, vão aposentar-se na próxima década.
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Metrossexuais: termo que faz referência ao homem de ambiente urbano amante dos produtos que oferecem melhorar sua aparência, aqueles que tradicionalmente eram considerados para o público feminino como cremes, cosméticos e artigos para o cuidado do cabelo; e que ademais desenvolve um gosto definido pela boa comida, os vinhos e a roupa fina.
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Tekkies (LEONARDOS): Adictos à tecnologia: os apaixonados à tecnologia (tekkies) são um setor integrado principalmente por homens jovens e maduros, que está crescendo com suma rapidez. Os chips, gadgets e todo tipo de novidade informática são seu objetivo no mercado. Com freqüência, o preço não é obstáculo para adquirir o último grito da moda tecnológica, pois sua grande satisfação é viver rodeados dos mais insólitos modelos de telefones celulares, computadores, iPods e aparelhos de som (ARTIGO: Nem todos terminam convertendo-se em bons clientes).
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Burgueses e boêmios: estas pessoas catalogadas como "ricos extravagantes" têm um espírito dual. Por um lado são conservadores, mas pelo outro lhes agrada a novidade. São exitosos profissionalmente, têm altos rendimentos, estão informados e lhes agrada a tecnologia, mas também manifestam interesses espirituais. Não lhes basta com um produto bom, querem ademais do que seja único e especial. Este segmento é muito exclusivo mas sua alta capacidade aquisitiva exige ser considerado pelos procuradores de negócios.
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Procuradores do saudável: no que a hábitos se refere, o público consumidor, primordialmente urbano, mantém seu interesse para os produtos naturais que ofereçam benefícios adicionais para sua saúde. Os homens e mulheres de hoje são bombardeados constantemente com informação sobre as terríveis conseqüências de dar as costas a uma vida saudável. Doenças, envelhecimento acelerado, padecimentos mentais e sobrepeso são alguns dos fantasmas que levam a milhões de pessoas a interessar-se no mercado do bem-estar. 
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Consumidores liberais: segundo Brieuc Martin, diretor da agência de pesquisa de mercado Ênfase, afirma que existe um segmento de consumidores que preferem propostas mais atrevidas nos produtos e serviços. Me refiro a um setor da população onde prevalecem mulheres de 15 a 25 anos que procuram linhas de produto mais liberais e inovadoras (ARTIGO: Descobrir novos clientes é, uma questão de sobrevivência).

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