1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Técnicas de fechamento de vendas

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Sala de artigos de fechamento de vendas

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O fechamento poderia definir-se como uma ajuda para que as pessoas tomem decisões que são boas para elas. O que um excelente vendedor faz o tempo todo é ajudar profissionalmente ao comprador do cliente a adquire produtos, bens e serviços que venham a somar resultados e trazer soluções. E para ser mais estritos, nem sequer deveríamos pensar num fechamento, pois é o contrário, é “uma abertura” de uma relação ganha ganha com um cliente, que pode durar o tempo que o vendedor decida. Para vender pode dizer o que queira, somente faça-o em forma de pergunta. É importante que formule perguntas que somente tenham uma resposta. Se o faz dessa forma, o cliente, ao responder, sentirá que é idéia dele e acreditará  porque será decisão dele. É por isso que a melhor arma que tem um vendedor é "saber perguntar" (artigo: VOCÊ TEM APENAS DEZ SEGUNDOS).

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Existem muitas técnicas de fechamento de vendas mas só algumas delas são efetivas... Quando fizer a pergunta de fechamento, cala-se. Sim, quando fizer a pergunta do fechamento há que se calar, porque o primeiro que fala “perde”... O silêncio fará que a pessoa responda e com isso te ceda o comando. Por que é tão importante fazer perguntas? Primeiramente, porque toma o controle, e uma vez que toma controle, o prospecto ou potencial cliente lhe seguirá sem opor-se. Outra razão é porque assim descobre as áreas de interesse, com o qual pode saber quando usar um fechamento e concluir a venda. Isto é, deve escutar as necessidades de seu prospecto e, por meio de perguntas, determinar exatamente que é o que quer para depois você como vendedor oferecer-lhe o que precisa para cumprir esse desejo (artigo: As melhores perguntas são provocantes).

É muito importante não confundir pressionar com fechar. Existem vendedores que pressionam ao prospecto e o fazem sem pensar. Por exemplo: quantas vezes não nos escutamos dizendo frases como: este é o melhor produto do mercado; Isto é exatamente o que você precisa; Aproveite agora que amanhã aumenta o preço; Cuidado, não tem mais produtos, este é o ultimo; Há outra pessoa interessada, feche agora; etc.

No momento em que faz isto, o cliente se dá conta de que o estão pressionando, perde a confiança e terá perdido a venda. E depois você se pergunta: onde falhei? A resposta a este problema é seguir estes passos: de hoje em adiante não lhes direi, lhes perguntarei; se digo, duvidarão, se pergunto, crerão; se eu o digo, não é verdade, se eles o dizem, é verdade. Ainda que pareça surpreendente, 3% das apresentações são feitas sem a intenção de fechar. Uma das maiores razões pelo que isto sucede é o temor, e o temor é um sub-produto do desconhecimento. Por isso, o vendedor profissional é aquele que constantemente está estudando e treinando, aprendendo novas técnicas de fechamento, porque sabe que é mais fácil comercializar  com sistemas de administração comercial, conhecimento e técnicas comprovadas, do que fazer as coisas só por intuição ou improviso.

  fechamento por conclusão: consiste em concluir sempre que o prospecto quer e deseja o produto ou serviço e não, como muitas vezes o fazemos, pensar erroneamente que não quer nada e que não lhe interessa. A regra de ouro deste fechamento é: daqui em diante, não importa se o prospecto não demonstra emoção alguma na apresentação dos seus produtos e serviços. Por dentro você deve repetir uma e outra vez: "Sim lhe interessa, sim deseja". Esta primeira técnica se baseia em que todo fechamento está baseado no fator psicológico de você acreditar em sua performance e no que está oferecendo: siga com a mesma energia e entusiasmo, ainda que seu interlocutor não demonstre emoção alguma (artigo: Peça ao cliente que tome uma decisão!).
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fechamento dirigido: neste fechamento se trata de responder uma pergunta com outra, com o propósito de converter uma pergunta num fechamento. Por exemplo, na compra de um automóvel: me agrada o automóvel, mas não me agrada o vermelho, não o tem em azul? Se o vendedor dizer sim, não conseguirá algo e está longe do fechamento. Usando a técnica responderia: o quer em cor azul?, se o cliente diz que sim, que aconteceu? Já comprou!
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fechamento por amarração: consiste em incluir uma pergunta ao final da frase de fechamento para conseguir um estímulo positivo. As perguntas adequadas para este tipo de propósito são as seguintes: é importante fazer negócio com uma companhia estabelecida, verdade?.... Na atualidade é necessário obter maior quantidade de benefícios pelo menor investimento, concorda?, o cliente somente pode responder afirmativamente a isto! Como vê, este fechamento só tem uma resposta. o segredo está  simplesmente em como fazer a pergunta.
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fechamento por amarração invertido: este fechamento se usa ao começar a frase para dar-lhe maior suavidade. Por exemplo:
Verdade que é necessário tratar com uma empresa estabelecida e com boa reputação?... Como pode observar, é uma pergunta como a da amarração, mas ao usá-la ao princípio evita a monotonia ou que se ouça como técnica, isto é, mantém um diálogo com o prospecto de uma maneira coloquial, para que não se dê conta do fechamento
(artigo: O que se precisa para fechar uma venda?).
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fechamento envolvente: esta técnica implica fazer uma pergunta com a que envolveremos ao prospecto. Por exemplo: Falando da venda de uma caminhonete, antes de averiguar se a quer ou não, proponha-lhe: a caminhonete será dirigida só pelo gerente da expedição ou funcionários também?... Outro exemplo seria o de uma senhora que se interessa em produtos e serviços relacionados com a nutrição. A pergunta adequada é...: Este pacote de nutrição, lhe interessa unicamente para você ou também para seus filhos?... Com a técnica envolvente conseguimos que o cliente automaticamente pense que vai adquiri-lo; interessante, não é assim?
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fechamento de dupla alternativa: a regra de ouro deste fechamento é: sempre oferecer duas opções ou mais. Este fechamento deve ser usado em toda venda, já que você nunca deve esperar que o cliente se decida, senão que, quase sempre, você deve decidir por ele e depois oferecer-lhe duas alternativas. Alguns exemplos: no caso de uma venda de um seguro de vida...: Incluímos a seus filhos também como beneficiários primários ou somente a sua esposa?... Na venda de uma entrevista por telefone: o vejo hoje pela tarde ou amanhã pela manhã?; Segunda ou terça-feira?; Pela manhã ou pela tarde?; Quer comprar com o desconto de 10% a vista ou prefere comprá-lo em 4 parcelas sem juros? Se oferece sempre duas opções, ao final não terá que lhe perguntar o "quer ou não o quer?" Este fechamento deve usar-se sempre e recorde que nunca deve perguntar nada que permita ao cliente fujir das respostas pretendidas (obrigatórias). Ao aprender este fechamento deve esquecer perguntas como: Que lhe parece? Como o vê? Quer comprar? (artigo: Um mau dia? Não! Falta de comunicação...).
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fechamento por engano: aqui a estratégia consiste em cometer um engano intencional e se o prospecto lhe corrige, automaticamente estará confirmando que vai comprar. Exemplos:
vendedor: Dizia que queria os móveis para o dia 15? Cliente: Não, para o dia 30. vendedor: Ah não há problema...sua endereço é rua pimenta Bueno nº?... vendedor: desculpe, me disse que queria vir buscar ou o enviamos a sua casa? Prospecto: Não, se o podem enviar, melhor. Captou o poder indireto que tem este fechamento...? Se o vendedor lhe tivesse perguntado, que dia o entregamos? (no caso dos móveis), o prospecto tivesse contestado: ainda não disse que o quero comprar..., ou algo pelo estilo. O fechamento por engano é sumamente efetivo, há que identificar quando o objetivo se conseguiu e aproveitar a oportunidade.
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fechamento boomerang: este fechamento se usa quando o prospecto diz algo que lhe ataca diretamente e você pode usar a intensidade com que lhe atacou para devolver-lhe suas próprias palavras com a mesma intensidade, como um boomerang. Por exemplo: Quando o cliente diz algo bem como...: O preço é ridículo! Aqui o vendedor deve fazer uma pausa, baixar drasticamente a voz e repetir exatamente as mesmas palavras dizendo: O preço é ridículo? (Depois se cala). Aqui o silêncio que guarde o vendedor depois de ter lançado o boomerang fará que o prospecto justifique o que disse. Outro exemplo... Prospecto: Pois sim, como você propõe é muito bonito mas, como sei que é verdade? Todos dizem o mesmo. Quando estão vendendo sempre oferecem muito e na hora de cumprir não o fazem.... Sua reação como vendedor deve ser: baixe a voz; olhe ao cliente direto aos olhos, sem sorrir, com expressão séria; fazendo-lhe ver que lhe molestou o comentário e lhe responda: Todos...? Se pratica assim o boomerang, o prospecto se verá obrigado a justificar seu comentário agressivo: “Bom, nem todos, alguns sim, falam com a verdade”. Assim comprova que a técnica realmente surte efeito e ao justificar-se o prospecto lhe dá a oportunidade de contra atacar (artigo: Quando você ajuda, mas o cliente fecha com outro).
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fechamento imperial: neste caso usa uma objeção forte para convertê-la em fechamento. Por exemplo, se o cliente indica: O automóvel me agrada, mas a cor não, me agradaria a cor vermelha. O vendedor deve responder: o consigo na cor vermelha, posso mandar preparar os documentos?... O importante neste fechamento é sabê-lo aplicar quanto o prospecto termine de dizer a frase. Dessa maneira usa a mesma intensidade de sua expressão para retornar-lhe. Ao usar a mesma força, o comentário talvez  de imediato é algo que podia ter iniciado uma discussão o utiliza como uma técnica e o aplica para você. Se o prospecto lhe questiona: Sabe que? na verdade, não acredito nesta proposta. Observe-o e conteste: Se me permite comprovar que garantimos e oferecemos meios de validar nossa proposta, lhe interessaria um ou dois...? Esta técnica lhe oferece grande controle na negociação, já que ao entrar em jogo suas emoções baixa seu raciocínio, e se você como vendedor mantém o controle do Eu, leva vantagem.
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fechamento compromisso: neste fechamento o que se trata é de comprometer ao prospecto se comprova que você tem a razão. Por exemplo, o cliente afirma: Tudo o que fazem as seguradoras é mentir ao cliente dizendo que você pode retirar dinheiro de sua apólice e ao tratar de fazê-lo resulta que não se pode. Você deve responder: Senhor, se lhe posso demonstrar e comprovar que realmente pode retirar dinheiro de sua apólice quando você quiser, estaria interessado em fechar a compra? (artigo: O mito do fechamento da Venda).
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fechamento de máxima qualidade: este é um fabuloso fechamento para rebater a objeção: é muito caro!, que costuma ser muito freqüente. É importante que ao usar este fechamento, baixe a voz e comece a falar em forma de narrador. Por exemplo: faz alguns anos (baixe a voz) minha companhia teve que tomar uma decisão muito importante; não sabiam se baixar o preço e a qualidade ou investir mais para conseguir a máxima qualidade no mercado ainda que custasse ao consumidor um pouco mais e, sabe por que decidiram investir mais em qualidade...? Porque de outra maneira o consumidor teria que fazer o investimento ao dobro. Por isso, a qualidade é tão importante em nossa empresa. Deseja que o enviemos a domicílio ou o leva agora? Algo que deve saber ao usar os fechamentos é que nós humanos temos dois tipos de vozes, alta e baixa, e que deve ter muito cuidado ao praticar alguma técnica de fechamento de não mudar de tonalidade ou intensidade, já que isto daria a conhecer ao cliente que está usando uma técnica e a ninguém agrada que lhe vendam, mas a todos nos agrada comprar (artigo: Quanto vale uma garrafa de água no deserto?).
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fechamento de comprovação (ou por demonstração): este fechamento é recomendável aproximadamente no meio da apresentação (como um fechamento prova), uma vez que o cliente já mais ou menos tenha uma idéia do que quer. O fascinante deste fechamento é que faz tudo por si só, tudo o que tem que fazer é estabelecê-lo apropriadamente. Seu segredo para começar a usá-lo é que já tem uma idéia do que o cliente deseja e também sabe que tem o que procura. Vejamos agora um exemplo com um vendedor de artigos de cozinha: senhora, se lhe mostro uma panela que mantém a grande maioria dos nutrientes na comida, que não requer gordura, poupa-lhe tempo de cozimento nos alimentos e reduz o tempo de cocção, e ademais é acessível a seu orçamento, a compraria...? O mais provável é do que a resposta seja: Sim claro!. Aqui se pode dar conta que você como vendedor já tem um caminho mais claro pelo qual continuar. Tudo o que tem que fazer é comprovar o que ofereceu e sabe que tem, tendo bem preparada a maneira como vai demonstrá-lo (depoimentos, estatísticas, etc.). Com este fechamento tem 50% da venda feita. Use esta técnica desde o princípio, mencionando as vantagens ou benefícios de seu produto ou serviço (artigo: SEUS CLIENTES SOFREM DE PREGUIÇA MENTAL?).

Como sempre  dizemos nos artigos relativos aos processos de Venda, o segredo está em treinar, treinar e treinar. Isso marca a diferença entre os comerciais de sucesso e os que não o são. Continuaremos com mais alguns técnicas na edição do jornal da comunidade de representantes SDR...

PROF. IBegoña Pabón

Coach de Negócios de Action International

ESCREVE para o jornal da MICROSOFT BUSINESS EUROPA

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ARTIGO RECOMENDADO:

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Se você não fecha a venda, está trabalhando para a concorrência

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