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A formiguinha entrou no mercado do elefante

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E morreu esmagada... Que possibilidades tem uma formiga de derrotar a um elefante? Quase nulas. No entanto, o mesmo diziam de Davi contra Golias... Naquele tórrido verão de 1776, os EUA estiveram a ponto de perder sua guerra de independência. O general George Washington tinha muita fé quando decidiu defender Nova York contra um iminente ataque das tropas de sua majestade. Podiam uns poucos rebeldes, sem barcos de guerra, repelir à poderosa armada britânica? Tinham tudo a perder. E perderam...

Em 1990, AT&T, cheia de confiança, ingressou ao mercado do processamento de dados, liderado por IBM e outras grandes companhias com clientes cativos e ampla experiência. Foi o pior erro estratégico de uma companhia norte-americana nos últimos 30 anos. Suas conseqüências financeiras foram tremendas para o gigante telefônico (Artigo: As vantagens de ser primeiro).
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Apple, uma empresa hoje admirada por todos, também teve seu escorregão há uns anos quando tentou conquistar o mercado de hardware e software de computadores pessoais contra IBM e Microsoft, os líderes até então. A empresa de Steve Jobs, esmagada pelos gigantes, só se recuperou definitivamente da pisoteada, com o fantástico sucesso do iPod
(Artigo: corram, não alcança para todos!).

Que nos ensinam estes célebres casos de formigas esmagadas por elefantes?: segundo o artigo "Intelligent adaptation: strategy for a dynamic world" da CBS, existe uma lição que todo manager deve levar próximo do coração: "jamais ingresse a um mercado onde você é uma formiga competindo contra um elefante". Por um lado, esta máxima parecesse contradizer os postulados do célebre modelo das cinco forças do prof. Michael Porter, amplamente utilizado na análise estratégica desde princípios dos anos 80. O enfoque de Porter supõe que, sob uma série de condições, praticamente qualquer empresa capaz de criar uma vantagem competitiva sustentável pode ingressar a quase qualquer mercado e competir contra quem for (Artigo: Vender mais, melhor e de forma inteligente).

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O mecanismo é o seguinte: primeiro, a companhia cria uma posição de vantagem através de um invento genial, um novo modelo de negócio, etc. Graças a esta vantagem, consegue saltar as barreiras primeiramente. Uma vez no mercado, esta mesma vantagem lhe faz ganhar market share a toda velocidade até converter-se num jogador importante. Desta forma, através das decisões corretas, Davi pode competir de igual a igual contra Golias. No entanto, adverte o estudo de Colúmbia, a análise estratégica hoje se voltou mais cautelosa. Nestes tempos de mercados flutuantes e brevíssimos ciclos de vida dos produtos, os estrategistas já não falam tanto de vantagens competitivas sustentáveis senão de vantagens temporárias (Artigo: O papel da intuição na tomada de decisões).

Em outras palavras, ainda que você tenha uma idéia genial, não poderá confiar exclusivamente nela para competir contra elefantes estabelecidos. No máximo, seu rendimento triunfal durará muito pouco. Cedo, o produto ficará obsoleto e seu enorme competidor sacudirá o mercado com outro de seus lançamentos até que você fique definitivamente fora.

Os voláteis ambientes de negócios atuais expandem as oportunidades de ingressar a novos mercados. Mas manter-se dentro, já é outra história. Requer-se uma inovação constante, que poucas empresas de pequeno porte são capazes de sustentar. É provável que, quando ainda não tenham terminado de distribuir-se cargos e escritórios, a nova e ambiciosa companhia se dê conta de que já ficou fora. (Artigo: PRODUZINDO O QUE OS CLIENTES DESEJAM - CASO ECOSPORT).

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CBS - Colúmbia Business School

Biblioteca exclusiva da CBS - Colúmbia Business School

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A Columbia Business School (CBS) é a escola de negócios da Columbia University, na cidade de Manhattan, Nova York. Fundada em 1916, a Columbia Business School é uma das mais antigas escolas de negócios do mundo e uma das seis escolas de negócios da Ivy League e está entre as mais seletivas das melhores escolas de negócios. A escola pertence ao grupo dos Magníficos Sete (M7) de escolas de negócios de elite que se reconhecem como pares, consistindo de Chicago (Booth), Columbia, Harvard, Northwestern (Kellogg), MIT (Sloan), Stanford e Penn (Wharton).

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Outros excelentes artigos traduzidos e editados pelo Jornal SDR, da CBS -Colúmbia Business School:

Como fugir da guerra de preços

Psicologia, Marketing e Estímulos

A formiguinha entrou no mercado do elefante

Um segredo para captar clientes entre as gôndolas

A diferenciação é a chave para evitar a guerra de preços

O preço justo, para o cliente certo, no momento adequado

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