A
formiguinha entrou no mercado do elefante
.
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E morreu esmagada...
Que possibilidades tem uma formiga de derrotar a um elefante? Quase
nulas. No entanto, o mesmo diziam de Davi contra Golias... Naquele
tórrido verão de 1776, os EUA estiveram a ponto de perder sua guerra
de independência. O general George Washington tinha muita fé quando
decidiu defender Nova York contra um iminente ataque das tropas de
sua majestade. Podiam uns poucos rebeldes, sem barcos de guerra,
repelir à poderosa armada britânica? Tinham tudo a perder. E
perderam...
Em 1990, AT&T, cheia de
confiança, ingressou ao mercado do processamento de dados, liderado por
IBM e outras grandes companhias com clientes cativos e ampla
experiência. Foi o pior erro estratégico de uma companhia
norte-americana nos últimos 30 anos. Suas conseqüências financeiras
foram tremendas para o gigante telefônico
(Artigo:
As vantagens de ser
primeiro).
.
Apple, uma empresa hoje admirada por todos, também teve seu escorregão
há uns anos quando tentou conquistar o mercado de hardware e software de
computadores pessoais contra IBM e Microsoft, os líderes até então. A
empresa de Steve Jobs, esmagada pelos gigantes, só se recuperou
definitivamente da pisoteada, com o fantástico sucesso do iPod
(Artigo:
corram, não alcança para
todos!).
•
Que nos ensinam estes
célebres casos de formigas esmagadas por elefantes?:
segundo o artigo "Intelligent adaptation: strategy for a dynamic
world" da
CBS,
existe uma lição que todo manager deve levar próximo do coração:
"jamais ingresse a um mercado onde você é uma formiga competindo
contra um elefante".
Por um lado, esta
máxima parecesse contradizer os postulados do célebre modelo das
cinco forças do prof. Michael Porter, amplamente utilizado na
análise estratégica desde princípios dos anos 80. O enfoque de
Porter supõe que, sob uma série de condições, praticamente qualquer
empresa capaz de criar uma vantagem competitiva sustentável pode
ingressar a quase qualquer mercado e competir contra quem for
(Artigo:
Vender mais, melhor e
de forma inteligente).
.
•
O mecanismo é o seguinte:
primeiro, a companhia cria uma posição de vantagem através de um
invento genial, um novo modelo de negócio, etc. Graças a esta
vantagem, consegue saltar as barreiras primeiramente. Uma vez no
mercado, esta mesma vantagem lhe faz ganhar market share a toda
velocidade até converter-se num jogador importante. Desta forma,
através das decisões corretas, Davi pode competir de igual a igual
contra Golias.
No entanto, adverte o estudo de Colúmbia, a análise estratégica hoje
se voltou mais cautelosa. Nestes tempos de mercados flutuantes e
brevíssimos ciclos de vida dos produtos, os estrategistas já não
falam tanto de vantagens competitivas sustentáveis senão de
vantagens temporárias
(Artigo:
O papel da intuição na
tomada de decisões).
Em outras
palavras, ainda que você tenha uma idéia genial, não poderá
confiar exclusivamente nela para competir contra elefantes
estabelecidos. No máximo, seu rendimento triunfal durará muito
pouco. Cedo, o produto ficará obsoleto e seu enorme competidor
sacudirá o mercado com outro de seus lançamentos até que você
fique definitivamente fora.
Os voláteis ambientes
de negócios atuais expandem as oportunidades de ingressar a novos
mercados. Mas manter-se dentro, já é outra história. Requer-se uma
inovação constante, que poucas empresas de pequeno porte são capazes
de sustentar. É provável que, quando ainda não tenham terminado de
distribuir-se cargos e escritórios, a nova e ambiciosa companhia se
dê conta de que já ficou fora.
(Artigo:
PRODUZINDO O QUE OS
CLIENTES DESEJAM - CASO ECOSPORT).
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CBS - Colúmbia Business School
Biblioteca exclusiva
da CBS - Colúmbia Business School
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A Columbia Business
School (CBS) é a escola de negócios da Columbia University, na
cidade de Manhattan, Nova York. Fundada em 1916, a Columbia Business
School é uma das mais antigas escolas de negócios do mundo e uma das
seis escolas de negócios da Ivy League e está entre as mais
seletivas das melhores escolas de negócios. A escola pertence ao
grupo dos Magníficos Sete (M7) de escolas de negócios de elite que
se reconhecem como pares, consistindo de Chicago (Booth), Columbia,
Harvard, Northwestern (Kellogg), MIT (Sloan), Stanford e Penn (Wharton).
.
Outros excelentes
artigos traduzidos e editados pelo Jornal SDR, da CBS -Colúmbia
Business School:
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Como fugir da guerra de preços
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Psicologia, Marketing e Estímulos
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A formiguinha entrou no mercado do elefante
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Um segredo para captar clientes entre as gôndolas
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A diferenciação é a chave para evitar a guerra de preços
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O preço justo, para o cliente certo, no momento adequado
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