.

 

FRITO-LAY

.
Quem diz que a comida não pode ser divertida é porque ainda não conhece a família de produtos da Frito-Lay, que incluem marcas de batatas fritas e de snacks que já por si são nomes sonantes a nível mundial, como são os casos Doritos, Ruffles, Lay’s e Fritos.
A empresa foi fundada em 1932 por Elmer Doolin, em San Antonio (Texas), com o nome Frito Company.  - No mesmo ano, Herman Lay, em Nashville, iniciou também o seu negócio de distribuição de batatas fritas de um produtor de Atlanta, cuja fábrica acabou por adquirir em 1938, mudando o nome da empresa para Lay & Company; neste mesmo ano foram lançadas as primeiras batatas fritas com a marca Lay’s.  - 6 anos mais tarde, a Lay & Company torna-se a primeira empresa de snacks a fazer publicidade na televisão. A relação com a Frito Company surge um ano mais tarde, no seguimento de um contrato de exclusividade de produção e distribuição dos snacks com a marca Fritos por parte da Lay & Company na região a sudeste dos Estados Unidos.
As duas décadas seguintes caracterizaram-se pela expansão e pela prosperidade de ambas as empresas: a Frito-Lay lançou as marcas Cheetos e Frito Kid e adquiriu os direitos da marca Ruffles; a Lay desenvolveu as suas redes de distribuição nacional através da aquisição de infra-estruturas da marca Rold Gold.
A década de 60 ficou marcada pelas fusões. Primeiro, em 1961, foi a da Fritos com a Lay, que originou a actual Frito-Lay, e, 4 anos mais tarde, a desta empresa com a Pepsi-Cola Company, de que resultou a PepsiCo — a Frito-Lay e a Pepsi-Cola mantiveram-se como divisões independentes da mesma empresa.
A diversificação, desenvolvimento e introdução de produtos parecem não ter fim e, com funcionários dedicados e com experiência, com uma filosofia empresarial consistente e com produtos de alta qualidade, a Frito-Lay transformou-se na empresa líder do mercado de snacks.

.

.