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Se você costuma passar propostas de preços e outros materiais escritos 

para seus clientes e prospects, preste atenção nestes passos:

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Em carta ou correio eletrônico, mencione quem você é e quais são seus negócios com aquele cliente.

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Escrevendo apenas "conforme o combinado, estou lhe mandando a nossa proposta" não ajuda quem lê a carta. 

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Diga quando e o que foi combinado, que produto ou serviço você está vendendo. Assim, você refresca a memória de seu cliente. 

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Logo em seguida, escreva algo assim:  - "tenho certeza que nosso produto vai resolver o seu problema com computadores, pois, conforme conversamos, o nosso software tem tudo o que o senhor deseja, ou seja....". Em outras palavras, você não deixa o entusiasmo esfriar.

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Coloque no papel como você entende o problema do cliente, e como pode solucioná-lo.

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Agora sim, se você tiver que colocar algum valor de mercadoria na sua carta, coloque. Logo em seguida, justifique o custo: "como pode ver, conseguimos um substancial desconto. Além disso, não estamos lhe vendendo apenas um programa de computador. O senhor e seus funcionários contarão com assistência técnica sete dias por semana..."

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Procure adicionar valor ao seu produto ou serviço.

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Tranqüilize seu cliente. Faça com que ele saiba que não vai ter nenhum problema com entrega, instalação, treinamento, atualização, envio.

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Antes de se despedir peça para o cliente entrar em contato.

Nunca é demais repetir seu telefone, fax, bip, o que for. 

e quiser anexe seu cartão pessoal à carta (ou e-mail).
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Sergio Fux

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