O
líder eficiente é aquele que possui:
.
“Uma
incrível capacidade de entender a realidade e Uma incrível
disposição para enfrentá-la.”
.
.
Talvez
você já tenha ouvido falar da parábola do sapo fervido? -
"Se você colocar um sapo vivo dentro de uma panela de água fria e
começar a esquentá-la até chegar o seu ponto máximo de ferveção, o
sapo não irá se mexer. Ele parece não notar que as condições do
ambiente estão se alterando e a panela está começando a ferver.
Quando ele sente o calor já é tarde demais e ele morre.
.
Por outro lado, se você jogar o sapo dentro da mesma panela com
água já fervendo, ele pulará imediatamente prá fora da água. Como
nessa estória, a nossa natureza humana é muito parecida.
.
Apesar
dos vários avisos que chegam até nós no dia-a-dia (clientes
insatisfeitos, funcionários insatisfeitos, queda de lucratividade,
queda de produtividade entre outros), nós continuamos a acreditar que não
é conosco. Nós continuamos a imaginar que esses acontecimentos são
fatos isolados e que não trarão qualquer implicação para o futuro da
empresa.
.
Com as inovações que a tecnologia trouxe para as nossas
empresas, como o software SDR - Sistema de Representação,
gerador de poderosos relatórios de vendas, análises de performance, análises
de preços, e até medição do nível de satisfação de clientes,
alguns líderes se esqueceram de buscar a informação onde ela é ainda
mais precisa: - "No
campo do atendimento",
lugar onde estão os seus clientes e aqueles que falam com os seus
clientes.
.
Nós
chegamos ao absurdo de imaginar que é possível gerenciar clientes
sem
softwares poderosos para fazê-lo.